Que tal receber dicas para vender no WhatsApp e fazer seu negócio decolar?
Certamente, você gosta da ideia.
Para quem já empreende e para quem ainda vai abrir empresa, este artigo é ideal para começar a construir uma estratégia vencedora.
A verdade é que o aplicativo mais utilizado no mundo para troca de mensagens tem muito a contribuir com seu negócio.
Se ainda não o utiliza, talvez esteja perdendo oportunidades de elevar as vendas e seus ganhos.
Quer saber como?
Então, recomendo que siga a leitura.
Você vai conferir os segredos da abordagem de venda pelo WhatsApp.
Também poderá descobrir que a ferramenta se adapta muito bem ao seu tipo de negócio.
Afinal, tem como vender cosméticos pelo WhatsApp, tem como vender roupas pelo WhatsApp e também usar o app em qualquer negócio pela internet.
São boas notícias, não é mesmo?
Então, vamos juntos conhecer as melhores dicas para vender no WhatsApp.
Não há quem não conheça o mais famoso aplicativo para troca de mensagens instantâneas no mundo.
O WhatsApp ganhou popularidade no Brasil a partir de 2012.
Hoje, é a forma mais comum de trocar mensagens, superando o Messenger e os tradicionais e-mails.
Atualmente são mais de 100 milhões de usuários no Brasil e um bilhão em todo o mundo.
Tudo isso se torna possível graças aos telefones inteligentes, os famosos smartphones.
Eles tornam possível ter na palma da mão uma série de soluções, de finanças a entretenimento, sem deixar de lado a comunicação.
Afinal, a principal razão para esse aplicativo fazer tanto sucesso é basicamente a praticidade que ele proporciona para os seus usuários.
Hoje em dia, as redes sociais são ótimas ferramentas para os negócios.
Permitem justamente que a comunicação entre empreendedor e cliente seja feita de forma rápida.
Além disso, elas tornam possível que a relação entre os dois se estreite, o que é um dos segredos para vender bem.
“Pessoas que nunca vi, nem conheço, a gente conversa como se fôssemos amigos de infância.”
A frase é da empreendedora Eliana Moura dos Santos, entrevista por esta reportagem do Jornal da Band.
Perceba que o sentimento da vendedora é justamente de uso do aplicativo para gerar vínculo com o cliente.
E tem dado certo: em poucos meses, suas vendas cresceram 30%.
Além do WhatsApp, ela usa o Facebook como plataforma.
É o típico caso de uma empreendedora conectada, que sabe fazer uso das novas tecnologias.
Mas não é um caso único, certamente.
Veja como mais exemplo esta notícia.
Há quase três anos, quando o número de usuários do app era menos da metade do que é hoje, as vendas pelo aplicativo já cresciam 80% em um shopping.
É um ótimo exemplo de que a “corrida do ouro” não começou hoje.
E se você ainda não segue dicas para vender no WhatsApp, talvez já esteja atrás da concorrência.
Se ainda não está convencido disso, no próximo tópico, vou trazer mais informações importantes.
O uso do WhatsApp para negócios é interessante por uma série de fatores, muitos deles que se estendem da vida pessoal para a profissional.
A praticidade eu já destaquei e nem era preciso falar sobre ela – você, com certeza, domina o app no seu telefone.
Além disso, ao receber uma mensagem, é praticamente impossível não checar o aplicativo.
Não se trata de uma modinha passageira ou de algo na mão de poucos.
O WhatsApp não é mais tendência, mas sim realidade.
Todo o tipo de empresa pode fazer uso da ferramenta.
Para isso, basta adaptar suas funcionalidades ao que deseja.
É uma forma de comunicação rápida e fácil, sem melindres.
Pode ser por texto, por áudio ou por vídeo, como o seu cliente preferir – e sem pagar nada por isso.
Assim, contar com boas dicas para vender no WhatsApp é fundamental para quem deseja explorar o aplicativo mais utilizado no Brasil.
De quebra, conquistar um número maior de clientes e gerar muitas vendas para o seu negócio.
Quem tem explorado bem esse recurso são as empresas que oferecem produtos especializados para os clientes.
Nesse caso, é essencial ter uma boa comunicação para que o produto saia como eles desejam.
Dessa forma, o consumidor pode enviar imagens via WhatsApp, receber versões prévias do layout, ficar informado sobre as etapas de produção e entrega, dentre outras ações que dão mais credibilidade para o empreendedor.
Além disso, aqueles que utilizam o e-commerce também vêm tirando proveito dessa ferramenta ao discutir com o cliente a compra de um produto, acertando os detalhes de forma mais direta.
Mas atenção!
Você não pode deixar de utilizar outras redes sociais.
Como você verá nas dicas para vender no WhatsApp que serão apresentadas mais à frente, muitas delas estimulam a sua integração com outros aplicativos, como Facebook e Instagram.
Ao fazer com que o cliente que já o segue nestas duas redes sociais contate você via WhatsApp, os benefícios são inegáveis.
Você aumenta as chances de fidelizá-los, o que pode atrair mais clientes para seus negócios e elevar suas vendas e seu faturamento.
Então, voltando à pergunta inicial: por que vender no WhatsApp?
Para lucrar mais!
Agora, chegamos a um momento decisivo para o futuro da ação: o planejamento.
Nada em empresa alguma funciona sem ter uma estratégia definida para isso.
E antes de conferir as melhores dicas para vender no WhatsApp, você deve, primeiramente, saber se está pronto para utilizar a ferramenta no seu negócio.
Por isso, antes mesmo de sair utilizando o WhatsApp como canal de vendas do seu empreendimento, verifique os seguintes pontos que destacarei agora.
Vamos lá?
É importante ter em mente que, ao abordar alguém para vender algo pelo WhatsApp, automaticamente, você deixa aberto um canal de comunicação para o atendimento.
Sendo assim, o cliente também poderá buscá-lo através deste aplicativo para sanar dúvidas, fazer reclamações e elogios, dentre outras ações.
O WhatsApp é como uma via de mão dupla.
Ao entrar nela, esteja pronto para o fluxo que vem na outra direção.
Esta talvez seja a questão-chave para maioria das dicas para vender no WhatsApp.
Hoje, é bastante provável que você use o aplicativo para fins pessoais.
Conversa com amigos, participa de grupos da família, combina festas com colegas, troca fotos, vídeos e por aí vai.
Mas o uso profissional do app é bem diferente.
Misturar as coisas é um erro grave.
Apesar de possibilitar um contato mais próximo com o cliente, nada de mandar mensagens de cunho íntimo, ok?
Muito menos enviar conteúdo que não esteja relacionado aos seus produtos, como correntes, mensagens de bom dia, etc.
Você pode adorar, mas há pessoas que odeiam.
Ser bloqueado por um cliente seria o pior dos cenários, concorda?
Você precisa utilizar uma abordagem totalmente profissional, ainda que esteja usando um aplicativo de mensagens que tem como foco conversas informais.
É necessário passar para os seus clientes a verdadeira imagem da sua empresa.
E quanto mais profissional ela se mostrar, mais respeito e confiança conquistará dos seus clientes ou possíveis clientes.
As pessoas querem praticidade e esperam rapidez ao utilizar esse aplicativo para se comunicar.
Na prática, elas desejam enviar uma mensagem e receber a resposta em tempo real.
Será que você tem tempo suficiente para acompanhar seus clientes através desse aplicativo?
Essa é uma pergunta muito pertinente e que você deve se fazer antes de começar a interagir com seus clientes pelo WhatsApp.
Só o faça se realmente tiver tempo para atendê-los e prestar um bom serviço de comunicação através desse aplicativo.
Do contrário, o que poderia ser uma boa sacada para aumentar suas vendas, pode acabar tendo efeito contrário e fazer o faturamento do seu negócio cair.
Portanto, fique atento e tome esse cuidado antes de começar a usar o WhatsApp como canal de vendas do seu negócio.
Se você acha que, para começar a promover o seu empreendimento pelo WhatsApp, basta somente baixar o aplicativo no celular e começar a falar com os clientes, está enganado.
Primeiro porque a proposta é transmitir uma imagem profissional através dessa ferramenta.
Então, uma boa dica é ter um smartphone apenas para uso comercial.
Do contrário, não adianta reclamar ao ser “incomodado” por um cliente às onze horas da noite ou ao final de semana.
Bens pessoais e profissionais se misturam com facilidade se você não estabelecer controle e organização.
E, em segundo lugar, você precisa saber como falar com o cliente através do WhatsApp.
Caso não tenha tempo de fazer isso, e queira colocar um dos seus colaboradores para tomar de conta dessa parte, você pode.
O ideal nesse caso é que delegue a função para um colaborador treinado e que se dedique apenas a utilizá-lo para vender produtos.
Depois de analisar todos os pontos acima, você está pronto para turbinar a sua receita utilizando este aplicativo?
Se a resposta for sim, então, está mais do que preparado para conferir algumas das melhores dicas para vender no WhatsApp.
Veja a seguir a lista que preparei e descubra de uma vez por todas como vender mais pelo WhatsApp e aumentar os lucros do seu negócio.
Agora que você já conhece as potencialidades do uso do aplicativo também para atividades comerciais, é hora de implantar esse recurso no seu empreendimento.
Para ajudar você, separei as 11 dicas para vender no WhatsApp e elevar a sua lucratividade.
Confira!
Você precisa saber o que necessariamente irá enviar para o seu cliente pelo WhatsApp.
Nesse caso, é importante que você pense no perfil de comunicação desse aplicativo (mensagens não muito longas, como no Facebook, etc.) e explore todos os seus recursos.
Assim, vale a pena enviar áudios, pequenos textos, atualizar seu status com imagens dos seus produtos ou com mensagens para clientes, entre outras ações.
Ao fazê-los, lembre-se de ser descontraído.
Afinal, o WhatsApp é um espaço que permite que você não seja tão formal, utilizando uma linguagem mais simples.
Por fim, utilize o bom senso.
Ninguém gosta de ter o WhatsApp entupido de mensagens.
Por isso, faça envios com moderação e de forma estratégica, para que exista boas chances do seu cliente abrir e ler a mensagem até o final.
Esse tipo de recurso é interessante para chamar a atenção do seu cliente sobre um produto, uma promoção, dentre outras informações úteis.
Eles trazem credibilidade para o seu negócio.
Afinal, uma coisa é receber mensagens escritas de alguém sobre um produto e outra é ver a cara de quem faz isso, ouvir e assistir ao que ela tem a dizer.
Mas atenção!
Procure fazer vídeos de até dois minutos, pois ninguém merece receber um vídeo longo, que, além de ser inconveniente, é um arquivo pesado.
Para enviar uma mesma mensagem para vários seguidores, utilize as listas de transmissão.
Elas podem ser acessadas no menu que é aberto ao clicar nos “três pontinhos” do canto superior.
Para criá-la, você e o cliente devem ter os números salvos no celular, o que já gera uma proximidade maior entre os dois.
A lista pode ter até 256 pessoas e a mensagem chegará de forma individualizada para o cliente.
É muito importante que você evite fazer grupos.
Geralmente, eles perdem o foco e, ao invés de ser um canal de compartilhamento de informações sobre vendas, transforma-se em um espaço de compartilhamento de correntes, piadas e mensagens de bom dia.
Fora que volta e meia acabam em discussões e conflitos.
Há muitas pessoas que não gostam deste tipo de coisa e provavelmente sairão do grupo.
Imagine perder cliente por algo que poderia ter sido evitado?
Não deixe isso acontecer.
Uma maneira de conseguir contatos é instigar os seus clientes a contatá-lo via WhatsApp.
Em publicações no Facebook ou Instagram, você pode indicar o seu número para poder dar mais informações sobre um produto ou serviço ou ainda oferecer descontos para quem contatá-lo pelo WhatsApp.
Esta talvez seja uma das principais dicas para vender no WhatsApp.
Escrever um bom texto pelo celular, de tamanho médio, pode ser uma experiência desgastante.
Por isso, você deve dar preferência para o WhatsApp Web.
Com ele é possível abrir o aplicativo no computador, o que te dá maior visibilidade das mensagens e praticidade em contatar ou responder os clientes.
Para acessá-lo, basta que você clique nos três pontinhos do canto superior, abra o WhatsApp Web e leia o código QR Code que é encontrado neste endereço.
Uma das dicas para vender no WhatsApp é inserir gatilhos mentais nas suas mensagens para clientes.
Para quem não sabe, eles são mecanismos que convencem o cliente a comprar seu produto.
Por exemplo:
Toda ação que cria uma sensação de escassez ou de urgência ajuda a vender mais.
Obviamente, é preciso não exagerar no envio de mensagens pelo aplicativo.
Por outro lado, é necessário que você o faça com frequência, buscando um equilíbrio entre as duas situações.
O seu cliente não pode se esquecer de você.
Para isso, é preciso que você estabeleça certa periodicidade de contato, enviando mensagens semanais, a cada três dias ou com dias fixos, conforme você identificar como necessário.
Você deve traçar um perfil de seus clientes e criar um cronograma de envio de mensagens que seja eficiente para divulgar e vender os seus produtos.
Mais uma vez, planeje.
Você pode notar que muitos sites possuem uma seção chamada FAQ.
Ela é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “perguntas mais frequentes”.
Uma das dicas para vender no WhatsApp é que você otimize o seu tempo para ocupá-lo com a criação de conteúdos novos, atendimento personalizado ao cliente, fechamento de orçamento, dentre outros.
Assim, convém criar respostas padrão para perguntas pontuais que geralmente são feitas para você.
Então, quando alguém fazê-la, você apenas copia e cola.
Uma das dicas para vender no WhatsApp que vale ouro é saber que, assim como acontece de forma presencial, é possível que a venda pelo aplicativo também demore a ser concretizada.
Nesse caso, é importante que a troca de mensagens aconteça de uma forma amigável.
É preciso tratar seu cliente com atenção e não demorar para responder a ele.
Se marcar um novo contato para depois de alguns dias, não se esqueça de contatá-lo na data estipulada.
Por mais que o aplicativo seja um meio mais íntimo de conversar com seu cliente, não esqueça que ainda é uma relação de trabalho.
Dessa forma, convém que você separe o lado profissional do pessoal através das seguintes ações:
Por isso, vale a pena avisar o cliente que você só o atenderá em horário comercial ou em um período pré-determinado do dia.
Se possível, também deixe o aparelho no ambiente de trabalho, evitando que você caia em tentação em atender ou responder alguém em um momento de descanso.
É sempre bom reconhecer a importância do cliente para o sucesso da sua empresa.
Não deixe de enviar mensagens de agradecimento personalizadas para cada um deles.
Isso mostrará que você não é apenas um vendedor, mas alguém com quem o cliente pode contar para receber um bom tratamento e produto de qualidade.
Fora que essa ação ajuda muito no objetivo de fidelizar o consumidor.
OK, você vai vender pelo WhatsApp.
E está pronto para fazer isso de forma exitosa.
Mas como vai cobrar por suas vendas?
Não havia pensado nisso?
Tenho uma dica que pode funcionar muito bem para negociações por essa ferramenta.
É o link de pagamento da conta.MOBI.
Ele funciona da seguinte forma: após fechar um negócio com o cliente, você pode gerar um link de pagamento na sua conta digital conta.MOBI e enviá-lo para o seu cliente.
Ao clicar nele, uma página segura será aberta.
Depois, o seu cliente poderá escolher a forma de pagamento que achar mais prática, como cartão de crédito ou boleto.
Há aspectos bem interessantes nesse recurso.
Por exemplo, ele permite que você estipule o prazo de expiração do link (o que deixa você e o cliente livres para discutir o prazo de pagamento do produto).
Além disso, pode determinar que o pagamento seja feito apenas uma vez.
Assim, não haverá o risco de o cliente realizar o chamado pagamento duplicado, o que certamente seria motivo de insatisfação da parte dele.
Pois bem, agora você poderá oferecer formas de pagamento práticas ao vender pelo WhatsApp.
É bom para o cliente, que tem ao seu dispor várias opções de pagamento, como para você, que não terá preocupação com eventuais inadimplências.
Assim, além de seguir as dicas para vender no WhatsApp, você já pode criar a sua conta.MOBI de graça.
Veja na prática que as vantagens vão muito além.
Dicas para vender no WhatsApp são sempre bem-vindas.
Como você viu neste artigo, agora tem boas informações para conquistar novos clientes pelo aplicativo e elevar seu faturamento.
Simplesmente não dá para desconsiderar essa possibilidade.
Ela se aplica a praticamente todo o tipo de negócio, mesmo de pequeno porte, como é o caso do microempreendedor individual (MEI).
Para algumas atividades, a venda direta pelo smartphone é totalmente possível.
Para outras, o celular serve como instrumento de prospecção de clientes e de divulgação e marketing.
Seja como for, não perca a oportunidade.
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