O que lhe parece a ideia de cobrar seus clientes com o boleto bancário?
E emitir o boleto bancário grátis, pagando só pela compensação do documento?
Se tudo isso parece bom demais para ser verdade, convido você a me acompanhar neste artigo.
O ano de 2017 é especial para esse meio de recebimento, que é tão utilizado pelos brasileiros há duas décadas.
Agora, o boleto tem também uma versão registrada, mais completa e mais cara, que inclusive vem sendo noticiada como sendo de adesão obrigatória.
Na verdade, não é bem assim e vou explicar tudo para você.
Então, se quer ter um meio seguro para receber por suas vendas e serviços, gerar boleto bancário simples pode ser a sua realidade.
Ao longo da leitura, vou explicar detalhes sobre a emissão de boleto bancário.
Falar de uma solução prática e dar dicas sobre como vender no boleto para pessoas físicas e jurídicas, sem burocracia.
Quer saber tudo sobre boleto bancário? Então, vamos lá!
Cobrar clientes é uma etapa fundamental em qualquer relação comercial.
Sendo assim, oferecer possibilidades que facilitem a cobrança e diversificar as formas de pagamento levam sua empresa a ter um diferencial importante para encarar a concorrência.
Uma das ferramentas mais utilizadas pelos empreendedores é a emissão de boleto bancário.
O boleto bancário é um documento amplamente utilizado no Brasil como meio de pagamento por uma compra realizada ou por um serviço recebido.
Segundo a Federação do Bancos do Brasil (Febraban), mensalmente, cerca de 50 milhões de boletos são liquidados em todo o país.
Logo, o boleto é um título de cobrança pagável em qualquer estabelecimento conveniado até uma data pré definida.
Esse estabelecimento pode ser desde um supermercado ou um caixa eletrônico, até a própria agência bancária e também lotéricas. Isso sem falar no internet banking.
Um boleto é composto de algumas informações básicas e obrigatórias, tais como:
O documento pode ser emitido por pessoas físicas ou jurídicas e, agora, possui uma versão simples e uma versão registrada.
Não ouviu falar sobre elas?
Ambas são parecidas, com algumas diferenças que vale a pena saber e sobre as quais falarei a partir de agora.
Entrou em vigor neste ano uma nova plataforma de cobrança direcionada aos boletos bancários.
Implementada desde 2015, seu objetivo é, aos poucos, restringir a emissão de boletos apenas ao modelo registrado.
Que é considerado mais completo e, por isso, menos sujeito a fraudes.
Foi justamente esse o motivo principal para a sua implantação, que começa por boletos de maior valor e será completada até o final de 2017.
Mas quais são as diferenças entre o modelo simples e o registrado do boleto?
Vou explicar tomando como exemplo a sua realidade enquanto empreendedor.
Na versão mais simples do documento, a empresa é que aparece como a beneficiária (ou cedente).
No entanto, não há especificação sobre quem realizará o pagamento (pagador ou sacado).
Também os campos “valor” e “data de vencimento” podem vir originalmente em branco, sendo preenchidos no momento de quitar a fatura.
Assim, no boleto simples, não é necessário fazer registro no banco para que a emissão seja realizada.
Já no boleto registrado, por sua vez, o banco tem todas as informações sobre a cobrança que a versão simples não traz.
Como a identificação do pagador (com seu CPF ou CNPJ), além de fixar o valor e o prazo para liquidação.
Outra diferença está vinculada às tarifas cobradas.
Na modalidade de cobrança sem registro, o banco geralmente cobra apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária.
É a chamada compensação do documento.
Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto.
Ou seja, você pode pagar mais de uma tarifa para o mesmo boleto.
Para os empreendedores, a opção de boleto com registro acaba se tornando uma escolha mais onerosa.
Principalmente quando necessário fazer alguma alteração depois de emitir o documento de cobrança.
Então, está preocupado em saber se o cliente vai perceber a diferença entre boleto simples ou registrado?
A resposta é não!
Como as duas formas são muito semelhantes, para o cliente não tem tanta diferença a não ser a disponibilização das suas informações pessoais.
Isso porque no boleto registrado o cliente precisa ceder essas informações, obrigatoriamente.
O que muda para ele, no entanto, é a maior comodidade quanto ao pagamento da fatura, que pode ser realizado em qualquer banco.
A empresa que opta pelo boleto registrado precisa notificar toda e qualquer mudança que for feita no documento para que o andamento da operação não seja prejudicado ou caia em duplicidade.
Além disso, é importante ressaltar que os boletos registrados podem ser cobrados pela própria instituição financeira em caso de inadimplência dos clientes.
Uma taxa deve ser paga pelo cedente ao banco emissor quando isso se fizer necessário.
Por sua vez, o boleto simples fica a cargo do empreendedor. Logo, em caso de não pagamento, basta que ele decida pelo protesto para dar continuidade ao trâmite.
O boleto simples é uma opção para o empreendedor ficar com o controle do seu orçamento nas próprias mãos, não entregando a terceiros, como um banco, por exemplo.
Se você está preocupado com isso, fique tranquilo. Afinal o boleto é um documento que pode e deve ser protestado em caso de inadimplência.
Assim, se a sua preocupação é com o recebimento, a possibilidade de poder protestar acaba sendo uma garantia também.
Além disso, com o boleto é mais fácil fazer um caixa para a empresa, já que o pagamento é recebido mais rapidamente do que na opção com cartão de crédito ou débito.
É também uma forma de atrair clientes que não trabalham com cartão, não gostam de “andar com dinheiro” ou têm medo de disponibilizar informações em compras virtuais.
Outro ponto positivo, nesse caso para o seu cliente, é o fato de muitos sentirem-se seguros por ter o papel em mãos ao invés de ficar na esfera impalpável ou mesmo lidando com quantias em dinheiro.
Obviamente você, empreendedor inteligente, não pode abrir mãos desse público.
Está considerando que essa é a melhor opção, mas quer saber se é para o seu negócio?
O próximo tópico não te deixará com dúvidas.
O boleto bancário é indicado para qualquer tipo de negócio, seja você um microempreendedor individual (MEI), tenha uma microempresa ou um empresa de pequeno porte.
Além disso, é também interessante para empresas médias e grandes.
O boleto é uma opção inteligente e segura para o seu negócio e que vale a pena apostar para atrair mais clientes.
Para receber dos seus clientes de forma prática e muito segura, reduzindo assim a inadimplência, o sistema para cobrança utilizando boleto simples é muito útil.
Assim, ao optar por boleto simples, esse é emitido pela empresa sem que o banco tenha qualquer informação sobre quem fará o pagamento.
Assim como também não necessariamente sabe o valor e prazo de vencimento.
Tudo fica na responsabilidade do empreendedor, como disse acima.
Essa flexibilidade acaba ocasionando uma responsabilidade para quem vende ou presta serviço.
Que é conferir o recebimento para garantir que prazos e valores estão sendo cumpridos.
Muitas empresas optam pelo boleto simples, pois não é necessário pagar taxas caso o cliente desista da compra.
Mas vamos detalhar um pouco mais sobre os benefícios desse tipo de serviço.
Como já disse, visando o lucro da empresa, o mais atrativo no boleto simples é que a cobrança de taxas acontece uma única vez.
Essa taxa é paga somente quando o cliente realiza o pagamento.
O boleto registrado, por sua vez. exige pagamento de taxas de emissão, de alteração e até de cancelamento.
No caso de protesto, também incidem taxas sobre o serviço que será realizado pelo banco.
Ok, escolha realizada e opção definida: boleto simples para seu negócio.
Mas e a tal obrigatoriedade de adesão ao boleto registrado?
Segundo as regras da Febraban, até dezembro de 2017, os bancos não poderão emitir boletos simples para novos clientes.
A implantação da nova plataforma de cobrança segue o seguinte cronograma, de acordo com os valores dos documentos:
A idéia desse novo sistema é combater fraudes, permitindo que os boletos vencidos sejam pagos facilmente, isentando os empreendedores dessa obrigação.
Já que os juros e multas serão calculados automaticamente.
Além disso, a Febraban defende que haverá cruzamento de informações e, assim, o banco poderá identificar instantaneamente se um boleto está sendo pago em duplicidade.
Pois através do cruzamento de informações, havendo detecção de fraude, o sistema de recebimento e pagamento por aquele cedente ou sacado pode ficar travado.
Isso quer dizer que o cedente não poderá mais receber nenhum pagamento até que a situação seja devidamente averiguada.
Isso atrapalharia todo o seu fluxo de pagamentos, podendo prejudicar seu faturamento mensal, por exemplo.
Muitas empresas defendem o boleto registrado pela facilidade de ter todas as informações em poder do banco, mesmo pagando uma maior quantidade de taxas.
Mas essa alternativa deve ser muito bem analisada para considerar a viabilidade para o seu negócio.
Muitas notícias e artigos pela internet dizem que não haverá mais boleto simples, como se o empreendedor não pudesse mais optar por esse formato de cobrança.
Isso não é verdade!
A Febraban deixa claro que o boleto registrado não é obrigatório a todos os clientes.
É obrigatório que a cobrança passe a ser registrada para todos os clientes?
“Não. A cobrança não registrada poderá ser mantida, desde que seja acordada entre a empresa beneficiária e o banco emissor do boleto (Instituição Beneficiária).
No entanto, esse pagamento só poderá ser realizado, mesmo antes do vencimento, na própria Instituição Beneficiária, reduzindo a capilaridade do recebimento da cobrança para a empresa beneficiária.
Boletos sem registros só poderão ser pagos na agência da Instituição Beneficiária que emitiu o boleto.”
Assim, a única obrigatoriedade para quem optar por emissão de boleto simples será que os clientes efetuem o pagamento na própria instituição em que foi emitido.
Portanto, você, empreendedor, ainda continuará com esse benefício à disposição de sua empresa.
A cobrança por boleto bancário começa a partir da contratação de uma carteira junto a um um banco tradicional.
No entanto, para a emissão do boleto em si, algumas soluções bem mais simples estão disponíveis, beneficiando pessoas físicas e jurídicas.
Entre elas, estão contas digitais, programas para emitir boletos, aplicativos e sites.
Confira o passo a passo de como isso funciona na prática:
Se economia é palavra de ordem para você, quero falar de uma solução que vai cair como uma luva no seu planejamento financeiro.
Que tal emitir boleto sem pagar nada por isso, sem burocracia e em poucos cliques garantir o recebimento por seus produtos ou serviços?
A conta.MOBI possui o seu próprio emissor de boleto, você sabia?
Ele oferece uma solução completa e bastante prática de usar para garantir os recebimentos de seus clientes.
E o melhor, tudo isso é feito com um custo bastante acessível.
Em primeiro lugar, você não paga para emitir boletos já que a cobrança só ocorre se o documento for compensado.
Além disso, o valor da compensação depende do plano que você escolher e não é uma surpresa.
Outro ponto interessante é que as taxas da conta.MOBI estão entre as mais baratas do mercado.
O primeiro passo para ter esse serviço à disposição da sua empresa é abrir uma conta digital na conta.MOBI.
E isso é muito fácil, bastando preencher um breve cadastro online, sem sair de casa.
É um golpe na burocracia!
A conta.MOBI possui serviços financeiros eficientes e baratos, especialmente voltada aos pequenos empreendedores.
Ao contrário de bancos tradicionais, a conta.MOBI não possui taxa de manutenção e pode ser utilizada gratuitamente.
Na conta.MOBI, você pode gerar boletos únicos ou múltiplos.
Isso significa que o sistema permite a emissão de vários documentos de cobrança para um mesmo cliente, como quando realiza uma venda parcelada.
No caso de boletos múltiplos, é possível programar a periodicidade e a data dos envios para agendamento.
É mais comodidade para o seu negócio.
Além da opção de boleto bancário, a conta.MOBI ainda possui mais uma funcionalidade para oferecer ao seu cliente como forma de recebimento.
A maquininha de cartão é essa opção também viável, barata e muito segura.
Com isso, seu estabelecimento fica completo, oferecendo soluções que cobrem todas as necessidade dos seus clientes.
Todos esses serviços ainda são integrados à conta digital e ao suporte contábil oferecidos pela conta.MOBI.
Essa solução oferecida pela conta.MOBI dá ao empreendedor a flexibilidade de manter a situação financeira de sua empresa sob seu controle e não nas mãos de um terceiro.
Além disso, é uma solução simples, segura e rápida para a emissão de boletos com baixo custo e totalmente integrado ao seu controle financeiro empresarial.
Com a continuidade das tarifas amigáveis, a emissão de boleto simples cresce como uma opção econômica e ilimitada para a pequena empresa.
Pois só há tarifação sobre os boletos realmente pagos por seus clientes.
Além disso, o valor é creditado em sua conta após 48 horas contadas a partir da identificação do pagamento.
Outro ponto importante para destacar é que a conta.MOBI sempre se preocupa com as necessidades do empreendedor.
Boleto de cobrança: pagamento de uma dívida pré-constituída, como em uma operação tradicional de compra e venda ou de prestação de serviços
Boletos recorrentes: a ferramenta de boletos recorrentes permite agendar o envio de boletos para seus clientes com a periodicidade que precisar.
Como cliente conta.MOBI, você tem acesso às duas opções.
Observe abaixo como é fácil utilizar o serviço de emissão de boletos da conta.MOBI.
Em apenas cinco passos, você gera e emite seu boleto bancário pelo sistema da conta digital do empreendedor brasileiro.
Pronto! Seu boleto foi gerado com sucesso!
Vale destacar ainda que você pode tanto optar pelo envio do link do boleto por SMS ou por e-mail.
Se preferir, para sua maior comodidade, pode também imprimir o documento e entregá-lo em mãos para o cliente.
Se você tem essa dúvida devido à disponibilização de informações pessoais em ambiente virtual, saiba que todo o processo é feito com segurança.
As transações da conta.MOBI são realizadas pela VISA, que é uma das maiores instituições financeiras do mundo.
Agora, se a sua dúvida se dá por causa da possibilidade de inadimplência, eu vou explicar melhor como funciona.
Quando ocorre o não pagamento de um boleto bancário, o protesto é a forma rápida e segura para cobrar essa dívida.
É claro que antes disso você pode e deve negociar com o cliente, tentando argumentar com ele sobre a importância de quitar o valor devido.
Muito embora o protesto em si não obrigue o devedor a pagar sua dívida, seu nome ficará negativado até que o débito seja liquidado.
Se ainda assim ele não regularizar a situação, o cedente poderá ajuizar uma ação de cobrança na Justiça.
Para o boleto ser protestado, é preciso apresentar uma nota fiscal de venda, documento este que comprova a operação realizada.
Dessa forma, é uma segurança a mais para garantir o recebimento do valor devido à sua empresa.
Para agregar mais conteúdo útil a este artigo, se você gosta de obter informações em vídeos, deixo aqui dois materiais que falam sobre boleto bancário.
Clique neste link para aprender como funciona a cobrança por boleto e neste link para saber mais sobre a ferramenta.
No artigo de hoje, deu para perceber a importância de ampliar o leque de opções para pagamento aos seus clientes, concorda?
Esse pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa.
Escolher vender no boleto bancário pode aumentar a sua clientela, além de ser uma alternativa rápida e prática para solucionar o recebimento.
Outro ponto importante é sobre o lucro que pode trazer ao seu negócio, já que se trata de uma opção com menores taxas, se comparadas às vendas via cartão de crédito.
E se for de conta.MOBI, então, seu custo cai drasticamente.
Com isso em mente, não deixe de ampliar as possibilidades para o seu negócio e garantir que nenhum cliente se perca.
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Que tal começar agora com a sua conta.MOBI?
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