Será que você possui as características de empreendedor de sucesso?
Quem pensa em montar um negócio próprio certamente já refletiu sobre isso.
Afinal, não basta abrir as portas, é preciso garantir que ele sobreviva, se mantenha, cresça e prospere.
Se você concorda com essa afirmação, é provável que já tenha ao menos uma das habilidades de um empreendedor, que é reconhecer que nada acontece sem planejamento.
O ato de planejar irá lhe acompanhar em todas as fases da empresa, desde antes do seu nascimento oficial, inclusive.
Entre os principais motivos do insucesso dos empreendedores podemos citar justamente a falta de foco, de metas e de estratégias para concretizá-las.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já apontou a ausência ou falhas no planejamento como causa principal da alta mortalidade de empresas no Brasil.
Aliás, você sabia que 60% dos negócios abertos no país não chegam ao quinto ano de vida?
Foi o que descobriu uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se você suportou as más notícias e ainda sonha em abrir uma empresa, tem aí mais um indício de que possui o perfil de um empreendedor.
Mas para ter certeza disso, só chegando até o final da leitura deste artigo.
Há tantas características de empreendedor que moldam um vencedor, que facilmente o assunto daria um livro.
Aliás, várias obras lançadas no Brasil abordam a existência de um perfil voltado ao empreendedorismo e as habilidades e capacidades que fazem parte dele.
A partir de agora, apresento uma visão resumida sobre nove delas. Vale observar e fazer uma autoanálise.
Há atitudes que a sua empresa espera de você antes mesmo da conquista do CNPJ.
Como fica difícil dizer qual é a mais importante dessas características de empreendedor, relaciono elas abaixo em ordem alfabética.
Assim, cabe a você decidir qual se destaca entre as demais.
Você é bom no que faz. Caso contrário, não se aventuraria a abrir uma empresa.
Mas as pessoas com quem irá se relacionar ainda não conhecem essa sua habilidade – e isso vale para clientes, fornecedores e mesmo os funcionários.
Acreditar em si próprio ajuda a transmitir confiança, a passar credibilidade e convencer àqueles que estão ao seu redor quanto às suas opiniões, ideias e decisões.
Um empreendedor autoconfiante transmite simpatia e conquista até na maneira como se comunica.
Só não confunda com falta de humildade, o que provavelmente colocaria tudo a perder.
Você pôde ver na abertura deste artigo que o cenário empreendedor no Brasil é inóspito.
Muitos desejam ter um negócio próprio, alguns se arriscam e poucos têm sucesso.
Só isso já faz de você um vencedor por decidir iniciar uma empresa.
Mas a sua coragem deve aparecer em outros momentos.
O que muitas vezes diferencia os empreendedores que crescem daqueles que vivem na zona de conforto é a aceitação de correr riscos.
Quem tem coragem se dispõe a lançar um novo projeto em meio à crise, remando contra a maré.
Os corajosos topam o desafio de migrar de microempreendedor individual (MEI) para microempresa, enfrentando o aumento de impostos para faturar mais
Eles também não têm medo de dar um passo atrás e fechar uma filial, encarando a desconfiança interna e externa sobre o seu futuro.
Mas não basta ter coragem. Tudo isso deve ser feito com planejamento, correndo riscos calculados.
Não confunda coragem com loucura e inconsequência.
Essa parece ser uma condição básica para se tornar um empreendedor – e realmente é.
Mas muitos não entendem bem o significado de liderança e assumem uma postura de chefe à moda antiga.
Se você quer ter uma empresa, entenda que liderar não significa se colocar como superior, mas conquistar o respeito para ser considerado como tal.
Um líder não simplesmente ordena, como dá o exemplo, mostra o caminho e participa da solução.
Ele marca presença, se posiciona como mais um membro da equipe, sabe delegar tarefas, reconhece e valoriza os acertos, avalia e orienta quando erros acontecem.
Um empreendedor líder, acima de tudo, é um bom ouvinte.
O sucesso de uma empresa depende de uma boa rede de contatos.
Serão esses parceiros que poderão socorrê-lo nos momentos difíceis, assim como estar ao seu lado para ajudá-lo a viabilizar seus projetos.
E para montar essa rede, é imprescindível que o empreendedor tenha capacidade de persuadir, ou seja, de influenciar pessoas e obter seu apoio.
Participar de eventos e feiras é importante para marcar presença, mas é no contato informal que o network acontece.
Visite esses parceiros e convide-os a visitá-lo também.
Veja essa aproximação como uma troca, uma boa oportunidade para todos.
Não seja egoísta e esteja pronto para ser o parceiro quando alguém da sua rede precisar.
A persuasão é uma excelente virtude, mas por vezes transita no limite da manipulação.
Por isso, mantenha-se atento às próprias atitudes.
Se você tem um bom plano, por que não insistir nele?
Quem desiste diante do primeiro obstáculo não está pronto para empreender.
Estar à frente de uma empresa não significa viver dias tranquilos, sem imprevistos e sem aborrecimentos.
É um erro largar o emprego e achar que, ao abrir um negócio, tudo será diferente.
Aliás, o profissional que fica pulando de galho em galho e não se adapta a nenhuma empresa raramente dá certo do outro lado do balcão.
Talvez até viva momentos piores, ainda mais duros e complicados, mas ele persiste, pois está comprometido com a ideia.
Perseverar tem muito de acreditar, de confiar e de fazer acontecer.
Não significa que não haverá ajustes no caminho, mas o objetivo se mantém e o foco segue direcionado a ele.
Só não confunda com teimosia.
Se todos os fatores e as pessoas ao seu redor indicam que persistir é um erro, saiba se reinventar.
Essa é outra habilidade empreendedora.
Você é do tipo que está pronto para combater um incêndio, foge dele ou atua na sua prevenção?
Obviamente, reagir ao fogo é melhor do que se manter passivo diante dele, mas a proatividade é marcante naqueles que sabem se antecipar à emergência.
Um empreendedor de sucesso, definitivamente, não cruza os braços jamais.
Ele está pronto para fazer o que for preciso para viabilizar seu projeto.
Na rotina de um negócio, muitas vezes, é preciso tomar decisões rápidas, pelo bem da empresa.
Aqueles que não saem do lugar realmente não vão a lugar algum.
Sabe aquela imagem do sujeito que arregaça as mangas e faz a coisa acontecer?
Ele é o símbolo da proatividade.
Os demais ficam presos na própria inércia.
Esse é um conceito que não poderia ficar de fora em uma lista com as características de empreendedor.
Ao mesmo tempo que perseverar exige persistir em busca de um objetivo, a resiliência indica a capacidade que o gestor tem de se reerguer após os desafios que o atingem pelo caminho.
Na sua rotina, fatores internos e externos vão prejudicá-lo, ainda que não intencionalmente. Não há como prever, nem escapar ileso de todos eles.
Mas o que faz de você um vencedor é como se mantém vivo, ativo e motivado mesmo após um evento adverso.
Pode ser preciso readequar a estratégia, rever conceitos ou fazer concessões.
Só não haverá ninguém que possa dizer que você não esteja pronto para se recompor e recomeçar.
Você encontra vários testes na internet que prometem responder se uma pessoa tem ou não um perfil empreendedor.
Se gosta da ideia, recomendo o quiz do Instituto Endeavor, que pode inclusive indicar qual o seu perfil.
Mas nada substitui a autoanálise.
Agora que conhece as principais características de empreendedor, que tal avaliar as suas atitudes no dia a dia?
Observe a si mesmo nos relacionamentos com colegas, amigos e familiares. Busque identificar como se comporta diante de situações que anseiam por reações empreendedoras.
Certamente, você tem alguma das habilidades mencionadas.
Dificilmente, terá todas. Mas a vida é cheia de oportunidades para aprender e evoluir.
Como acabei de comentar, a vida nos dá chances diversas para nos tornarmos pessoas melhores.
E isso se aplica também ao empreendedorismo.
Para não me tornar repetitivo, quero deixar um trecho retirado do livro Conexões empreendedoras (Ed. Gente), de Renato Fonseca de Andrade.
Penso que ele responde essa questão com total propriedade.
“O perfil empreendedor reúne um conjunto de características comportamentais; potencialmente, cada um de nós nasce com essas qualidades, mas, ao longo da vida, é preciso desenvolvê-las e aprimorá-las, tirando-as da latência e transformando-as em energia realizadora.”
Faz todo sentido, concorda?
Eu poderia criar mais uma lista com atitudes que uma pessoa deve tomar para se tornar um grande empreendedor.
Mas prefiro me limitar ao aspecto que considero mais importante e que está presente em todos aqueles que já alcançaram o sucesso.
Estou me referindo ao conhecimento.
Um empreendedor que vence na atividade que escolheu não para de estudar.
E isso não tem necessariamente relação com escolaridade, mas com a ideia de aprender em todas as oportunidades e crescer a partir disso.
Se manter atualizado às tecnologias e atento aos movimentos do mercado é fundamental para dar as cartas e não ser surpreendido.
Gosto muito de citar o exemplo do ícone Silvio Santos, que começou como camelô, aos 14 anos, e se tornou bilionário.
Com o seu conhecimento acumulado, ele jamais perdeu a capacidade de se reinventar.
Na inspiração do octogenário apresentador Silvio Santos, chegamos ao fim deste artigo onde abordamos as principais características de empreendedor.
Se o seu autodiagnóstico indicar que ainda não tem todas as qualidades que precisa, vá em busca do seu melhor.
E se já está pronto para ter a sua empresa, dedique-se a ela.
No início, tudo parecerá mais difícil do que realmente é.
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