Posted in:

Como otimizar o recebimento de seus clientes

Imagem - Como otimizar o recebimento de seus clientes

conta.mobi _recebimento e otimização

Chegamos a mais um E-book em que abordamos pontos fundamentais para fazê-lo crescer e prosperar. Esperamos que aplique todo o conhecimento aprendido em seu negócio! Neste material, você aprenderá a importância de controlar os seus recebimentos e verá 6 dicas imprescindíveis de como organizá-lo. Aproveite o conteúdo e se informe cada vez mais, pois é a partir do conhecimento que você conseguirá aprimorar o seu negócio.

A conta.MOBI está sempre buscando alternativas para ajudá-lo a alcançar grandes resultados, e esta é uma das muitas iniciativas com essa finalidade. Afinal, somos os maiores incentivadores do seu sucesso!

Desejamos muitas realizações!

Equipe conta.MOBI

 

A IMPORTÂNCIA DO BOM RELACIONAMENTO

Controlar as contas a serem recebidas é a garantia de um bom fluxo de caixa e lucro. Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores se preocupam apenas em aumentar as vendas, cortar gastos e ver o lucro crescer, e não pensam em como fazer a gestão daquilo que recebem, e isso é um erro.

A inadimplência pode trazer um grande impacto para seu negócio. Quando seus clientes deixam de pagar, ou pagam com atraso, o dinheiro disponível para quitar suas obrigações e o prazo que tem para fazer isso podem ficar comprometidos. Como consequência, o caixa fica desfalcado, e seu negócio não terá como saber quanto dinheiro possui e muito menos poderá fazer projeções, o que impacta em ações de investimento e até pagamentos.

Por isso, é tão fundamental que você tenha o total controle sobre seus recebimentos e que o faça de forma muito organizada! Para ajudá-lo, separamos 6 dicas fundamentais para a otimização dos seus recebimentos. Com essas dicas, você verá que a gestão de contas a receber pode ser muito mais simples do que parece. Leia atentamente e coloque-as em prática no seu negócio!

 

6 dicas para otimizar o recebimento dos seus clientes

 

Faça um controle diário

Tenha o registro diário dos recebimentos do seu negócio. Esse controle deve ser rígido, para que seja também confiável. Fazendo isso de forma diária, você não apenas ficará de olho em todos os números, mas também poderá agir rapidamente diante de algum imprevisto antes que ele prejudique qualquer atividade. A empresa ganha segurança e agilidade diante de um problema que, no pior dos casos, poderia desestabilizar o empreendimento.

Não demore a emitir suas cobranças

Se você atrasa o envio de cobranças para os clientes, eles também atrasarão o pagamento. A dica é registrar a conta a receber no momento em que a venda acontece e emitir a cobrança (boleto, fatura, etc) logo em seguida. Assim, o controle financeiro se mantém atualizado e o seu cliente se programa melhor para efetuar o pagamento na data prevista.

Facilite o pagamento antecipado ou em dia

Oferecer descontos ou outras vantagens para quem paga antes do vencimento pode diminuir o risco de atrasos. Antecipar os recebimentos é, com certeza, uma ótima aposta. Você poderá contar com esse dinheiro no caixa antes do previsto e, ao mesmo tempo, aplicar uma boa estratégia de fidelização de clientes.

Não tenha medo de cobrar seus clientes

Muitos empreendedores têm medo de que, se cobrarem, perderão os clientes. No entanto, é muito comum que os clientes apenas se esqueçam da data de vencimento. Por isso, envie um lembrete antes do vencimento e se possível, automatize o processo de envio de cobranças e lembretes de pagamentos para economizar tempo com o controle de contas a receber.
As contas a receber são obrigações e você tem o direito de cobrá-las!

Entenda a inadimplência

Toda empresa convive com os atrasos nos pagamentos. Os empresários precisam aprender a conviver com a inadimplência e a criar métodos para reduzi-la. Calcule qual é o índice médio de inadimplência para poder estabelecer uma projeção de fluxo de caixa mais preciso e com isso entender qual o volume de recursos terá ao final do mês. Conhecer esses números também te permite definir quais as políticas da sua empresa para os casos de inadimplência.

Alie-se à tecnologia

O MEI tem muitas opções para fazer o controle de recebimentos de sua empresa. De ferramentas simples, como anotações, até mais sofisticadas, como softwares, todas elas estão disponíveis e devem ser usadas para facilitar e trazer mais confiabilidade aos controles.  O ideal é que a empresa tenha um instrumento de gestão que acompanhe sua velocidade de crescimento, além de trazer praticidade, rapidez e segurança no controle desses dados. Assim, fica mais claro que, nesse caso, softwares são muito melhores do que papel e caneta. Após escolher a ferramenta certa, não se esqueça de utilizar todas as informações necessárias para um controle eficaz.

 

UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA REALIZAR SEUS RECEBIMENTO

Uma das principais tarefas da rotina do empreendedor é receber dinheiro dos seus clientes. Nessa hora, proporcionar meios de pagamento digitais pode ser um passo essencial para evitar a inadimplência. Pensando nisso, a conta.MOBI oferece uma ferramenta prática e segura para seu recebimento: o boleto bancário.

O boleto bancário é uma excelente alternativa, além de ser fácil de emitir, é simples de pagar, facilitando tanto para o cliente, quanto para o empreendedor. Por meio da conta digital, você realiza a emissão e envio de boletos bancários de forma programada, simples e rápida, com o melhor sistema do país.

Além disso, você pode emitir boletos múltiplos para os casos de pagamentos parcelados. Nessas situações, o sistema programa automaticamente o envio dos boletos para que você não se preocupe em, mensalmente, ter que enviá-los aos seus clientes. É muito mais tranquilidade para você! Os clientes receberão o boleto por SMS ou e-mail e você não paga nada a mais por isso.

Agora, que você já estudou as nossas dicas, que tal enriquecer seu aprendizado com leituras complementares?!  Sugerimos a você à leitura de dois excelentes livros relacionados ao tema abordado:

Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas: Guia de Sobrevivência Empresarial
Autor: Edson Cordeiro da Silva
Editora: Atlas

Para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresente liquidez, com ou sem inflação ou recessão, de forma a cumprir com seus compromissos financeiros, e que suas operações tenham continuidade, pois, se a empresa tem liquidez, ela pode gerar lucro. Por isso, a gestão dos fluxos financeiros é tão relevante quanto a capacidade de produção e de vendas da empresa.  Este livro aborda os principais aspectos para elaboração e gerenciamento do fluxo de caixa, ressaltando a importância da qualidade da informação obtida com o fluxo de caixa. Dessa maneira, procura atender às necessidades dos responsáveis pela área financeira da empresa. Entre outras características do texto, objetiva apresentar a empresários, executivos e profissionais, principalmente de micro, pequenas e médias empresas, as bases conceituais da moderna gestão de fluxo de caixa, de modo a auxiliar no entendimento e implementação em suas empresas, para que seja um instrumento de apoio às decisões de caixa.

 

Gestão do Fluxo de Caixa Diário
Autor: Fábio Frezatti
Editora: Campus

Este livro objetiva atingir profissionais da área financeira que necessitem elaborar ou gerenciar o fluxo de caixa da tesouraria de suas organizações. O Autor considerou os dois extremos em termos de enfoque – leitores que têm necessidades práticas e os que têm acima de tudo preocupação com as questões conceituais. Sumário – Para que Serve o Fluxo de Caixa?, A Importância de Contar com um Sistema Eficaz de Projeção de Fluxo de Caixa Diário, Sete Pontos Importantes na Gestão do Fluxo de Caixa, Análise do Fluxo de Caixa, Aprovação do Fluxo de Caixa como Meta.

 

Esperamos que tenha gostado!

Acesse nossas redes ou entre em contato conosco para entender mais como a conta.MOBI pode ajudar você microempreendedor a dar aquele empurrão nos seus negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *