Quem foi que disse que é preciso ter filhos para vivenciar um feliz Dia das Mães?
Todo empreendedor à frente de um estabelecimento comercial pode fazer da data um momento mais do que especial.
É claro que as razões serão outras, mas também importantes.
Afinal, quem tem um negócio a gerir trabalha dia após dia para vender mais.
E não há dúvidas de que o Dia das Mães no Brasil é um momento propício para tanto.
Mas como fazer para ter sucesso na sua estratégia de vendas?
Como aproveitar o Dia das Mães 2018 para faturar bem?
Este artigo vai trazer as respostas que procura.
Vamos apresentar dicas para turbinar as vendas e aumentar suas receitas.
Para quem ainda não tem seu próprio negócio, vamos trazer sugestões sobre as possibilidades de empreender na data.
Afinal, o que não faltam são opções de lembrancinhas de Dia das Mães para vender.
Que tal entrar com tudo nessa ideia?
Você tem cerca de dois meses para pesquisar o mercado, definir seu público-alvo, analisar a concorrência e colocar o seu planejamento estratégico em prática.
Então, não há tempo a perder.
Siga a leitura e faça de uma homenagem para o Dia das Mães a sua oportunidade empreendedora.
Se você é um tanto cético quanto às possibilidades de vender bem no Dia das Mães, é bom estar aberto a mudar de opinião.
Tenho alguns números bem interessantes para lhe mostrar.
Tradicionalmente, essa é uma data que movimenta muito o mercado consumidor.
Aliás, é a mais importante para o varejo brasileiro no primeiro semestre.
Além disso, fica muito próxima do Natal em volume de vendas e faturamento.
É quase uma Black Friday antecipada para o comércio.
Quer ver só?
No ano passado, considerando apenas dados do e-commerce, as vendas no Dia das Mães geraram R$ 1,9 bilhão em receitas.
Foi um crescimento de 16% em comparação à mesma data em 2016.
Em faturamento, foi um resultado idêntico ao obtido pela Black Friday de dois anos atrás.
Já em 2017, a tradicional promoção de novembro faturou R$ 2,1 bilhões.
Outro dado importante é que, no ano passado, o comércio em geral vendeu mais no Dia das Mães do que em períodos anteriores.
A alta foi de 2%, segundo dados da Serasa Experian.
Pode parecer pouco, mas é preciso destacar que houve números negativos entre 2015 e 2016.
Ou seja, uma data tradicional mostra recuperação e o comércio volta a vender bem.
Que tal fazer de 2018 a sua oportunidade?
Para deixar você ainda mais animado, especialmente se atua com vendas online, vou apresentar agora mais alguns dados.
Eles são da consultoria E-bit, tradicional termômetro do comércio eletrônico no Brasil.
Como dá para ver, não faltam oportunidades para fazer da data o trampolim para seu negócio.
Se você já tem um negócio, não perca tempo.
Este é o momento perfeito para planejar como ganhar dinheiro no Dia das Mães.
Seja no comércio físico ou virtual, as oportunidades estão abertas a todos com visão empreendedora.
Você vai conferir agora dicas que considero infalíveis.
Mais do que isso: são requisitos obrigatórios para turbinar as vendas na data.
Vamos lá?
Seu estabelecimento precisa estar com jeito de Dia das Mães.
Obviamente, o modo como isso será feito varia entre lojas físicas e virtuais.
No site, o layout da página pode sofrer leves modificações, propostas com o objetivo de marcar a data.
Já no comércio físico, comece pela vitrine, que precisa ser atrativa.
Mas garanta um ambiente agradável por completo.
As opções são muitas e envolvem decoração temática, iluminação especial e até sonorização, desde que com bom gosto, é claro.
Há uma dica que funciona bem para quem vende em loja virtual ou não.
É válido fazer uma seleção de produtos e criar uma área especial para o Dia das Mães, seja no site ou no próprio ambiente físico.
Você precisa dar destaque aos campeões de venda na data.
Eles devem aparecer já na vitrine (e na capa do site).
No caso de lojas físicas, uma dica extra: garanta a facilidade de circulação, prevendo a passagem de carrinhos de bebês e de grupos de famílias.
Aqui, o item promoção adquire dois sentidos.
É válido apostar em descontos para alguns itens, desde que consiga uma boa negociação com seus fornecedores.
Mas você pode também criar eventos especiais para a data.
Na loja física, talvez seja interessante promover um dia com atividades voltadas ao Dia das Mães.
No site, por que não planejar uma espécie de Black Friday específico para a data?
Seja criativo para se diferenciar da concorrência.
O que muitos lojistas fazem em datas como essa, e com sucesso, é oferecer kits especiais.
Pense em reunir produtos para criar um presente montado especialmente para o Dia das Mães.
Essa é uma estratégia inteligente para incrementar o seu mix de produtos.
Mas não apenas isso.
Quando o consumidor leva para casa um kit do tipo, ele contribui para aumentar o ticket médio da loja.
E mais: ajuda a esvaziar o estoque, principalmente para tirar dele os itens de menor giro.
Importante: vale tanto para o e-commerce quanto para fora dele.
De nada adianta você cuidar de todos os detalhes, deixar sua loja bonita e atraente, montar kits especiais e fazer promoções se ninguém souber disso.
Faz todo sentido, não é mesmo?
É por isso que a velha frase “propaganda é a alma do negócio” não pode ser esquecida jamais.
E há diversas maneiras de fazer isso
No caso de lojas físicas, vale apostar em folhetos, faixas, banners e até carro de som.
Para elas e principalmente para os negócios online, o marketing digital é outra frente de abordagem obrigatória.
Quem tem um blog precisa oferecer conteúdo relevante alusivo à data.
Vale ainda fazer um plano de investimento em mídia paga, seja através de links patrocinados ou anúncios em redes sociais.
Por falar nelas, esse é um canal no qual você precisa estar – e de forma intensa.
Identifique em qual rede social o seu cliente está mais presente e dedique-se à interação com ele.
Faça postagens sobre o Dia das Mães e promova o engajamento da audiência.
Vale usar textos curtos, imagens e vídeos.
Fomente comentários e ofereça respostas.
Participe. Seja ativo.
Você já experimentou realizar vendas pelo WhatsApp?
Pode funcionar muito bem.
Ou, quem sabe, pelo Facebook?
Se não for para vender, que tal usar para qualificar o atendimento?
Dependendo do perfil da sua loja, e principalmente do seu público, a oferta de diferentes canais contribui para aumentar as vendas.
E isso vale também para o Dia das Mães, é claro.
Telefone, e-mail, Skype e chat online são outras opções.
Mas atenção: você não precisa usar todas as ferramentas só pelo fato de elas existirem.
Se concentre em oferecer um bom atendimento naquelas preferidas pelos clientes.
Esse é o calcanhar de Aquiles de muitos e-commerces.
O ponto sensível está no fato de que o consumidor não tem o produto em mãos ao finalizar a compra, como acontece em uma loja física.
Do checkout até a entrega, há uma ansiedade natural por parte do cliente.
E cabe a você ser rápido para gerar e confirmar uma expectativa positiva.
Garanta um serviço de logística à altura do Dia das Mães e do que a data representa em volume de vendas.
Correios e transportadoras oferecem os serviços mais conhecidos.
Pontos de retirada são uma modalidade nova, mas que já existe em alguns locais de São Paulo.
Em alguns casos, vendedores de pequeno porte, autônomos e mesmo lojas físicas podem apostar na entrega em domicílio.
Quanto antes o consumidor colocar a mão no produto, mais satisfeito ele vai ficar com a experiência de compra na sua loja.
Falando na experiência do cliente, ela está totalmente relacionada à forma como a sua equipe o atende.
O básico a repassar aos colaboradores compreende o domínio sobre aquilo que você vende.
Tal característica se mostra ainda mais relevante em datas especiais, como o Dia das Mães.
Nas lojas físicas, muitos clientes vão chegar em busca de ideias sobre o que comprar de presente.
Bons vendedores sabem conduzir o processo de maneira que o consumidor se sinta verdadeiramente auxiliado.
Mas não se esqueça de preparar todos também para possíveis queixas.
O importante é nunca deixar o cliente sem resposta.
Talvez a sua empresa nunca tenha trabalhado com essa modalidade, mas ela é bem interessante.
Diferentemente do mercado B2C, voltado ao consumidor final, o B2B tem como cliente outra empresa.
E ela pode estar em busca de brindes e lembranças para as funcionárias que são mães.
Também pode ser convencida a fazê-lo.
Vale aproveitar a data para fazer esse tipo de experiência ou incrementá-la, caso já a ofereça.
O diferencial aqui é ter também um planejamento detalhado, incluindo ações de divulgação para que potenciais clientes saibam da novidade.
A última das dicas bem que poderia ser a primeira.
Aliás, ela é válida não apenas para o Dia das Mães, mas para todos os 365 dias do ano.
Desde antes de abrir empresa, você precisa entender que ouvir o cliente é uma necessidade.
No caso de datas especiais, como agora, o retorno dessa estratégia pode não ser imediato.
Mas, na prática, sempre o ajudará a vender mais, ainda que em uma próxima oportunidade.
O segredo é estar aberto para ouvir o cliente e absorver o que ele tem a dizer.
Sejam dúvidas, sugestões ou reclamações, seu discurso deixa pistas sobre como seu negócio pode evoluir.
Não perca a oportunidade de fazê-lo.
O que você conferiu até aqui são dicas realmente capazes de impulsionar suas vendas no Dia das Mães.
Mas antes de colocá-las em prática, quero propor uma reflexão.
Quando questiono se o seu negócio está preparado, sugiro que avalie a nova demanda que pode vir do seu esforço direcionado às vendas na data.
Se montar uma boa estratégia a partir das recomendações que leu, é grande a possibilidade de atrair um maior público comprador.
No mínimo, sua loja vai ser mais procurada por potenciais clientes.
Tudo isso é ótimo, mas também desafiador.
Na loja física, pode faltar espaço para tanta gente.
Os caixas podem ficar lotados e demorados, gerando insatisfação.
A segurança no interior do estabelecimento pode ficar vulnerável.
A necessidade de controle financeiro também se acentua.
Na loja online, o site pode apresentar alguma instabilidade diante de tanto tráfego.
Como será o checkout? Dentro ou fora do site?
E quais os meios oferecidos para o cliente pagar?
Além disso, você talvez não possa garantir a disponibilidade de produtos em estoque.
E, nesses casos, se o cliente não puder comprar um item anunciado, sua reputação certamente vai ser afetada.
Na verdade, um incremento nas vendas gera repercussões em todas as áreas da empresa.
No atendimento, no financeiro, no estoque e na logística de entregas.
Repito a pergunta: você está preparado para isso?
Não quero desanimá-lo, mas convidá-lo a ser proativo.
Quando o empreendedor traça o cenário antes de a batalha começar, ele se arma melhor para o momento.
Traduzindo para a sua área de atuação, quero dizer que prever um movimento absurdo na sua loja ajudará você a propor as melhores ações para dar conta de tudo.
E o melhor: sem atropelos.
Neste tópico, quero trazer soluções para os problemas que acabei de pontuar no item anterior.
Você percebeu que tem uma série de desafios pela frente.
Agora, vai saber que todos eles podem ser resolvidos.
Acredito que esta demanda você já saiba como solucionar.
Treine e oriente a sua equipe, como comentei antes.
Simule situações reais para que todos estejam preparados para a data.
Atender bem o cliente é etapa inadiável de uma boa estratégia de vendas.
Faça contato prévio com fornecedores.
Seus reais parceiros têm interesse em boas negociações em datas com o Dia das Mães.
Você deve identificar junto ao público quais os itens de maior interesse para compra nessa ocasião e investir neles.
Prepare também o estoque atual para tirar de lá aqueles produtos que não registram venda.
Pode ser a oportunidade perfeita para girar o estoque.
Não compre em exagero, mas também não deixe faltar na loja mercadorias importantes para a data.
Gestão de estoque é assunto sério.
Aqui, vale o mesmo raciocínio aplicado aos fornecedores.
Quem são os seus parceiros nas entregas?
Dependendo do perfil do negócio e do porte da loja, essa etapa pode envolver desde motoboys a grandes transportadoras.
Faça contatos prévios para combinar detalhes.
Toda atenção que der a esse aspecto antes da data vai contribuir para ter melhores resultados nela.
E se você tem loja física, atenção: logística também é assunto do seu interesse.
Clientes detestam enfrentar uma fila demorada no caixa e outra para retirada do produto comprado.
Gerencie a questão para evitar transtornos.
As vendas só se concretizam quando o cliente finaliza o pagamento.
Sim, isso é óbvio.
Mas reitero esse ponto para que se atenha a outro: você precisa garantir que o pagamento aconteça.
Há clientes que gostam de pagar no dinheiro, embora sejam poucos.
Muitos preferem o cartão de crédito ou débito.
Então, é grande a possibilidade de você precisar de uma maquininha.
Já na loja online, se não disponibilizar cartão ou boleto, nem adianta tentar aumentar as vendas.
É muito provável que o cliente vai fazer a sua compra de Dia das Mães na concorrência.
E que tal oferecer os dois e deixar o comprador escolher?
Sim, você pode!
O link de pagamento é uma solução inovadora, pensada sob medida para quem vende pela internet.
Assim que o cliente faz a compra, você gera um link que pode ser enviada a ele por e-mail, redes sociais e até via WhatsApp.
Ele recebe, abre e é direcionado a uma área segura de pagamento.
Lá, escolhe se quer pagar no cartão de crédito ou boleto.
Com a transação confirmada, o empreendedor é avisado e pode liberar o produto para entrega.
É simples, é rápido e é ideal para satisfazer o cliente.
Datas especiais e comemorativas, como é o caso do Dia das Mães, são propícias para despertar novos empreendedores.
Quem está desempregado vê aí a oportunidade de ganhar algum dinheiro.
Quem deseja uma renda extra pode gerar receitas que aproximam sonhos.
E quem deseja montar a própria empresa pode começar agora.
Seja qual for o seu objetivo, a hora é agora.
Vou relacionar 15 produtos com boas perspectivas de vendas no Dia das Mães.
São ideias para também vender sem sair de casa ou como ambulante, nas ruas.
Conferimos neste artigo as melhores dicas para elaborar uma estratégia de vendas para o Dia das Mães.
Agora, você tem boas informações para tirar proveito dessa data e aumentar seu faturamento.
Aproveite os próximos dois meses para planejar.
Pense em todos os pontos que merecem atenção, do atendimento à entrega, do estoque ao financeiro.
Boas vendas e bons negócios!
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