Quer ganhar dinheiro no Dia dos Namorados?
E que tal fazer dessa data um marco no início da sua carreira empreendedora?
Seja para garantir uma renda extra ou abrir empresa, o momento é propício para bons negócios.
Afinal, historicamente, o Dia dos Namorados no Brasil é uma datas mais quentes do comércio.
Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe.
Este artigo vai trazer um guia completo para você embarcar com tudo nessa nova jornada.
Você vai entender por que o Dia dos Namorados é tão positivo para as vendas.
Também verá dicas e pontos de atenção para construir uma ótima estratégia para a data.
E ainda vai conferir uma lista com produtos e serviços que podem ser oferecidos para fazer do Dia dos Namorados 2018 um estrondoso sucesso.
Boa leitura!
Na maior parte do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro.
Nos Estados Unidos e na Europa, se chama Dia de São Valentim, em homenagem ao bispo da Igreja Católica.
Mesmo tendo surgido como feriado cristão, povos de outras religiões adotaram a celebração.
No Brasil, a data está relacionada a Santo Antônio.
Por isso, acontece no dia 12 de junho, véspera do 13, que é dedicado ao santo casamenteiro.
Os presentes na oportunidade vão desde flores a joias finíssimas.
E serviços também combinam com romantismo: entregas de cestas de café da manhã, viagens, impressão de cartões…
Então, a resposta é sim: o Dia dos Namorados é uma boa oportunidade para você entrar no mercado.
Também é assim para quem já está nele.
Algumas datas do ano são ótimas para aumentar as vendas de sua empresa, como Black Friday e Natal.
E Dia dos Namorados não fica atrás.
É a terceira data que mais aquece o comércio varejista.
Afinal, o cupido lança flechas para todos os lados.
E várias delas vão para a caixa registradora.
Em 2017, os pombinhos gastaram 2,6% a mais do que em 2016, segundo dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
E a FecomercioSP ainda reforçou, relatando que o faturamento das vendas teve um aumento de R$ 1,9 bilhões.
Então, 2018 promete.
E como promete.
Se é a sua primeira vez de passar por um período de boom no varejo, como o Dia dos Namorados, prepare-se com bastante antecedência.
Essas datas afetam seu negócio tanto para o bem quanto para o mal.
Qualquer escorregadinha pode queimar a sua imagem no mercado.
E isso, para quem está começando, não é nada bom.
Portanto, organize-se.
Planeje-se.
Garanta estoque, treine os funcionários.
Prepare sua loja, escritório, área contábil.
Corra atrás de temas que remetem ao Dia dos Namorados.
Providencie vinhetas, enfeites, decoração, embalagens.
Seu começo como empreendedor será mais ágil com alguma promoção?
Que tal o frete grátis?
Mais ainda: procure inovar com ideias inspiradoras.
E o cupido também gosta de preço em conta (mas sem desestabilizar suas finanças, é claro).
Outra área importante é o seu marketing.
Seu site está graficamente bonito, de fácil acesso?
E tudo organizado para divulgações também nas mídias sociais?
Já tem aquele texto vendedor para disparar em e-mails e para o seu grupo de WhatsApp?
Cheque cada detalhe que pode colaborar para o seu sucesso em vendas.
Coloque sua equipe para pensar junto com você.
E até se você é o único na empresa, como é o caso do MEI (microempreendedor individual), navegue pelos buscadores da internet para pesquisar estratégias.
O Dia dos Namorados, portanto, é a terceira melhor data comemorativa para o comércio.
As duas primeiras são o Natal e o Dia das Mães.
Nessas épocas, a procura por produtos e serviços aumenta.
E claro: as vendas também.
Mas não esqueça que, por isso mesmo, existe mais concorrência.
E você precisa ter um bom diferencial para se destacar no mercado.
É aí que se pode ver o potencial da criatividade.
Quer uma boa dica?
Solte a sua cabeça para criar.
Seu diferencial pode ser uma promoção competitiva, como o sorteio do melhor seguro viagem para um casal que mostrar engajamento/interação.
Ou uma embalagem mais elaborada.
O foco pode ser no atendimento ou em como você decora a sua loja.
Tudo depende do perfil do seu cliente e das preferências dele, que sempre devem ser privilegiadas.
Mas é claro que, para qualquer negócio, promoções e descontos aquecem as vendas.
Em um restaurante, um prato especial para os casais dividirem.
Pacotes com descontos em hotéis também fazem sucesso.
E até o “compre e leve uma caixinha com brigadeiros”.
Sem esquecer, como já disse, que descontos são bem-vindos.
Precisa de inspiração?
Em 2016, alguns empreendedores de Minas Gerais aproveitaram a data para apostar no entretenimento: projeção de filme gratuito ao ar livre.
Bem diferente, não é mesmo?
E uma coisa é certa: no período que antecipa o Dia dos Namorados, os grandes anunciantes estão em toda mídia.
E os pequenos e microempreendedores têm uma mão na roda para se promover e se diferenciar: a internet.
Quem tem renda para anunciar, pode investir em anúncios na internet.
Muita gente que quer alavancar negócios usa o Google Adwords e/ou o Facebook Ads.
A principal diferença entre eles é que o Facebook Ads trabalha com os perfis de usuários, incluindo idade, sexo e localização.
Já o Google Adwords trabalha com palavras-chave.
Os formatos oferecidos também são diferentes.
Assim como as fases do processo do consumo dos seus leads (clientes em potencial).
Com o Facebook Ads, você alcança pessoas que ainda não estão em fase de consumo, mas podem ser impactadas por um anúncio.
Por sua vez, no Google Adwords, o público já está em fase de consumo.
Principalmente se estiver na rede de pesquisas do buscador.
O Ads e o Adwords não necessariamente custam muito caro.
Para você ter uma ideia, no Facebook Ads, há quem invista R$ 5,00 ou R$ 10.000,00.
Depende da verba e planejamento de marketing.
Já o Google Adwords exige um investimento mínimo de R$ 40,00 reais.
É claro que atropelar a concorrência a custo zero é muito mais atraente.
Gosta da ideia?
Nesse caso, suas armas são textos postados no seu site ou blog e nas mídias sociais.
Dá para falar muito sobre o que você reservou para as vendas no Dia dos Namorados.
Construa uma página específica para as promoções.
Peça aos amigos para compartilharem no Facebook, no Instagram e onde mais seu público-alvo estiver.
Dispare e-mails para os clientes que você já tem no cadastro.
Use fotos, vinhetas e ilustrações dos seus produtos ou serviços.
Dá para encontrar várias referências de graça na internet.
Panfletos e folhetinhos para distribuição na rua também são atrativos.
E custam pouco, quase nada.
Outra dica que ajuda a você se diferenciar e aumentar o faturamento com o Dia dos Namorados é procurar conhecer bem os seus concorrentes e clientes.
Pesquise o que eles já fizeram.
E faça algo novo, melhor, mais barato e mais criativo.
Se você vai perder o medo de empreender e começar o seu negócio próprio agora, fique ligado.
Vou relacionar 15 dicas do que vender para faturar mais nesta data tão romântica: o Dia dos Namorados.
As dicas valem para quem tem loja física ou vende pela internet.
Antes, porém, vale citar uma pesquisa interessante.
De acordo com a revista Época Negócios, os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados são:
Mas boa parte dos casais sempre fica em dúvidas para decidir o que presentear.
E é aí que você entra com seus diferenciais.
As chances são promissoras.
Então, vamos às sugestões!
Revenda de doces ou doces caseiros.
O diferencial pode estar em brigadeiros gourmet com champanhe.
Ou Bem Casados de Brownie para inspirar o casal a dar um passo adiante no relacionamento.
Além de criativo e inspirador, fica uma verdadeira delícia.
Promoções com pacotes de viagem para dois.
É chover no molhado, mas o clichê também dá resultado.
Escolha destinos românticos como ilhas do Caribe, Paris ou Veneza.
Capriche na comunicação visual para atrair ainda mais os olhares e as atenções ao seu negócio.
É mais um presente que nada tem de original, mas é quase uma marca registrada no Dia dos Namorados.
Pense além das rosas.
Em sua loja, quiosque ou via internet, ofereça buquês de amor perfeito.
A planta significa sentimento duradouro.
Você sabia disso?
Aqui, a variedade joga a seu favor.
São tantas opções que é difícil o cliente não achar ao menos um item que o agrade.
Que tal um álbum de retrato?
Nesse caso, capriche na capa com foto ou ilustração que remete ao romance.
E tem muito mais opções.
Porta Retratos.
Canetas de grife.
Canivetes de boa qualidade.
Afinal, há quem goste de acampar no sossego.
Se você é fotógrafo ou tem talento para isso, que tal divulgar sessões de fotografias para casal?
Ou pôsteres para serem presenteados?
Se é verdade que hoje as pessoas guardam suas fotos muito mais digitalmente, também não se pode negar que uma versão impressa eterniza o momento.
Não tem como errar se você caprichar na venda de cartões personalizados.
Há inclusive a possibilidade de cartões com chips que gravam frases ou tocam músicas.
É a tecnologia dando a sua mãozinha para vender mais.
Mas atenção: se for importar, faça o pedido com bastante antecedência.
Aqui, a criatividade pode rolar solta.
Nas cestas de mimos para namoradas, acrescente morangos, além do básico bolo e biscoitos.
Ou um pen drive com músicas românticas.
Descubra as músicas prediletas perguntando ao namorado ou namorada.
Você também pode montar cestas com bichinhos de pelúcia.
De diversos tamanhos.
E acrescentar vales-presente em promoção casada com outra empresa.
Por exemplo: se você vende ou produz produtos light, que tal introduzir um desconto na estadia em um determinado SPA?
Busque os parceiros certos para colocar sua ideia em prática.
Champanhe e espumantes são sempre uma boa pedida.
Vinhos também.
Acrescente taças com as garrafas.
E lembre-se de que a moda agora são cervejas artesanais.
Elas podem ser oferecidas com copos e canecas personalizados.
Femininas e masculinas.
Aqui, nesse caso, vale oferecer mais do que beleza.
A qualidade do material também é apreciada.
Quem sabe o namorado quer dar alianças de compromisso?
Ou mesmo de noivado?
Uma mistura de cremes, sabonetes, xampu, condicionadores.
Cremes para barba com o pós-barba.
Isso vale para quem os produz em casa, com fórmulas e/ou elementos naturais/orgânicos.
E até para quem é revendedor de marca.
Afinal, na hora de obter uma renda extra toda ideia é bem-vinda.
O Dia dos Namorados é perfeito para oferecer promoções casadas.
Não faz ideia?
Pode ser algo do tipo: “Faça uma escova e aproveite uma manicure de graça”.
Ou ainda: “Hidrate seus cabelos e ganhe um vale-maquiagem”.
As mulheres adoram.
Sim, também é clichê.
Mas como fugir do óbvio?
Permites importados, brasileiros e até aqueles que são fabricados com essências naturais fazem um grande sucesso.
Um kit com o perfume e o creme perfumado da marca é bem-vindo.
Essa é mais uma oportunidade para a criatividade rolar solta, do empreendedor e de quem vai dar o presente.
Você pode oferecer cardápio especial, vinho por conta da casa e luz de velas.
Também música ao vivo.
E mesmo brindes e cartões românticos enfeitando os guardanapos.
Só não esqueça de caprichar na divulgação e ter atenção total à organização.
Um setor que fatura bastante quando chega o Dia dos Namorados é o do sex-shops.
Em lojas físicas ou virtuais, capriche na decoração.
E ofereça kits com objetos para apimentar a vida do casal.
Vale inclusive camisetas com frases de amor e lingeries de renda para complementar.
Esta é uma dica realmente diferente, mas que mostra claramente como a criatividade ajuda a ganhar dinheiro.
Se você tem algum imóvel na praia, no campo ou na montanha, é a hora de anunciar nos sites de aluguel por temporadas.
Deixe tudo bem preparado no local.
E para dar aquele capricho, acrescente um toque romântico, como velas perfumadas e incenso.
Vai dizer que não é uma ótima ideia?
Essa é a palavra que realmente leva o empreendedor ao sucesso.
Se você já tem uma empresa, revise seu planejamento.
Direcione as ações para vendas no Dia dos Namorados.
E se está começando uma pequena ou microempresa, é hora de aprender a fazer o melhor planejamento possível.
Porque não basta apenas estabelecer metas para faturar.
Você precisa prever como conseguirá realizar isso.
Vou passar um checklist de ações de planejamento para você seguir e se preparar para vender muito no Dia dos Namorados.
Se estiver começando a empreender, anote tudo.
Aqui, o básico é pesquisa. Tanto para aprender com os acertos como com os erros.
O seu marketing também tem que ser pensado antes.
Converse com quem entende do assunto.
E deixe as vinhetas, ilustrações e textos já separados.
Você se animou e quer aproveitar o Dia dos Namorados para começar, mas ir muito além dessa data?
O primeiro passo é se formalizar.
Que tal se tornar MEI?
Não é nada complicado.
E assim você vai poder emitir notas fiscais.
O planejamento continua sendo sua moeda de ganho.
E acrescente a ele o adjetivo estratégico.
O planejamento estratégico é a principal ferramenta para você não se perder.
Ele define para onde a sua empresa estará indo, como ela chegará lá e, depois, se não chegou, quais ajustes precisam ser feitos.
Os primeiros passos são parecidos com o que já falei no tópico anterior.
Mas se você quer continuar crescendo as ações de planejamento se aprofundam mais.
Qual a sua missão como empresário²
Leve em conta dicas do checklist que fiz acima.
Se você for vender doces, por exemplo, sua empresa é uma doçaria?
Ou vai vender salgados também e ser um bufê de festas?
Deixe tudo bem claro para não se atropelar.
Ou prometer e não poder cumprir.
Como você quer estar no futuro?
O que você espera?
Aonde quer chegar?
A satisfação do cliente é um dos pontos para você considerar em sua análise.
A fidelização deles é super importante.
Eles são o conjunto de princípios que regem sua empresa e até mesmo seus funcionários e produtos/serviços.
Um bom planejamento é uma ferramenta imprescindível para uma empresa.
Seja qual for o tamanho dela.
E o que começou apenas como um negócio para faturar mais com o Dia dos Namorados tem como se expandir e gerar lucros em todos os meses do ano.
Não se esqueça de que há outras datas importantes como o Natal, que é o campeão para esquentar as vendas.
Ou o Dia das Mães, que é o vice-campeão.
Aqui, você encontra um calendário de datas comemorativas de 2018.
Você verá que há oportunidades para se destacar todos os dias.
Quando você aproveita a sazonalidade para aumentar as vendas, seu caminho pode ser bem mais próspero do que imagina.
O Dia dos Namorados é uma dessas oportunidades.
Pode ser fofo tanto para você quanto para os românticos.
O céu é o limite para você se tornar um empreendedor que vai longe.
É só usar técnicas já comprovadas e dicas para ir em frente.
Elaborar suas ideias, aprimorar sua criatividade, conhecer o mercado.
Mais ainda: planejar tudo muito bem.
E soma-se aí algo fundamental: a organização, que nunca deve ser feita em cima da hora.
Portanto, bom empenho e boa sorte!
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