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Entrega em domicílio: 7 dicas essenciais para aperfeiçoar o seu serviço de delivery

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Você quer saber como aperfeiçoar o seu serviço de entrega em domicílio?

Se ele pode fazer parte do seu ramo de atuação, então, é importante que o considere e que procure melhorá-lo ao máximo.

Afinal, nada mais útil para um cliente do que usufruir de seus serviços com toda essa comodidade.

A entrega em domicílio, também chamada de delivery, surgiu em meados dos anos 80, quando o uso das motocicletas para o trabalho começou a acontecer.

Mas não pense que o serviço somente se restringe ao ramo de alimentação, como pizzas, massas e comidas chinesa, mexicana e japonesa.

Hoje, já existe entrega em domicílio de cosméticos, bijuterias, itens de lavanderia, materiais de escritório, pet shop, além, é claro, de produtos de e-commerce dos mais diversos segmentos.

De acordo com Valdir Cavalcanti, do Sebrae de Pernambuco, o delivery é uma excelente alternativa para o pequeno empreendedor por conta das facilidades que ele oferece aos clientes.

“As pessoas precisam de mais comodidade, já que estão cada vez com menos tempo”, destacou ele, nesta entrevista.

Para te ajudar a entender a importância da entrega em domicílio no seu negócio, listei neste artigo alguns tópicos bem interessantes sobre o assunto.

Além de saber o que fazer caso o seu processo não esteja sendo eficiente, você ainda vai receber dicas para aperfeiçoar o seu delivery e conhecer todas as vantagens em oferecer esse serviço ao seu cliente.

Então, aproveite a leitura e use essas informações para aprimorar o seu negócio!

O que é entrega em domicílio?

Entrega em domicílio vem do termo em inglês delivery, que significa entrega, remessa ou distribuição, e do verbo deliver, que quer dizer transmitir, entregar e distribuir.

Consiste na entrega de bens, mas, de um tempo pra cá, a palavra começou a ser utilizada pelos restaurantes que entregam comida em residências e locais de trabalho.

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Quer descobrir as melhores dicas para ter um delivery em sua empresa? Não deixe de conferir todo o artigo.

O delivery surgiu como uma forma de facilitar a vida das pessoas.

Assim, elas não precisam se deslocar até o restaurante para fazer as suas refeições.

No ramo de alimentação, ele já se tornou tradicional, mas outros nichos de mercado ligados a serviços, como estética e saúde, assumiram a tarefa como uma estratégia de agregar valor aos seus negócios.

No ramo de beleza, por exemplo, você consegue solicitar serviços de estética e de depilação na sua própria casa.

Existem também franquias de reparos automotivos que disponibilizam profissionais para ir até o seu carro para o atendimento.

Esses são só alguns exemplos, mas as possibilidades são inúmeras, inclusive para os segmentos em que a entrega em domicílio ainda não foi explorada.

Considere que essa é uma forma estratégica de facilitar a vida do seu cliente e, assim, fidelizá-lo.

Implantou a entrega em domicílio no seu negócio, mas não está sendo eficiente?

Como mencionei, o serviço de entrega em domicílio é bastante atrativo para os clientes porque ele promove facilidade e praticidade.

Você, que também é cliente, não prefere receber alguma coisa, seja ela qual for, no conforto do seu lar?

É exatamente assim que os demais consumidores, ou pelo menos a maioria deles, pensam também.

Portanto, se o seu serviço de entrega em domicílio não está dando certo, provavelmente é porque ele não foi tão bem estruturado quanto deveria.

Não veja como uma crítica. É uma oportunidade de melhorar seus resultados.

Foi pensando em você que escrevi o tópico seguinte.

Nele, separei algumas dicas sobre como construir melhor esse processo na sua empresa.

7 dicas essenciais para aperfeiçoar o seu serviço de delivery

Chegou a hora de saber as 7 dicas para você melhorar de vez o seu serviço de entrega em domicílio.

Confira!

1. Avalie a logística das suas entregas

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A logística das entregas deve ser algo pensado, mantendo total controle e organização.

Você pode terceirizar as entregas, o que geralmente fica mais barato. Por outro lado, existe um risco de perder em organização e também na experiência positiva junto ao cliente.

Se fizer por conta própria, o seu custo pode ser maior, mas talvez consiga ter um controle mais eficiente do processo e garantir que ele seja feito de acordo com os valores da sua empresa.

Pense no custo-benefício. Às vezes, o barato pode sair caro.

Mas se você encontrar um bom parceiro que consiga fazer a tarefa da forma como você espera e por um custo bacana, não pense duas vezes.

2. Tenha um site com as informações completas

Com um site, você consegue disponibilizar informações sobre produtos, prazos e preços, para que o cliente possa consultar as opções antes de fazer o pedido.

Isso vai facilitar muito a vida dele.

Com certeza, vai comprar mais vezes de você por conta da praticidade que oferece.

3. Conheça a região em que vai atuar

Avalie, entenda e faça um planejamento geográfico da sua região.

Analise a concorrência e conheça o seu cliente potencial e o seu mercado.

Será que existe abertura para o delivery nessa região?

Será que outros estabelecimentos também estão fazendo isso?

Qual será o seu diferencial para chegar nos clientes?

Responda a essas e outras perguntas necessárias e faça uma pesquisa de mercado para entender se os seus potenciais clientes estão na região que pretende atender.

4. Faça campanhas de marketing na internet e nas redes sociais

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A divulgação faz parte do negócio e deve ser utilizada para que sua marca alcança ainda mais público.

Divulgue a sua marca, os benefícios, as vantagens e os diferenciais do seu produto ou solução na internet e nas redes sociais.

Ofereça promoções em datas específicas, como no aniversário do cliente, e dê descontos especiais em determinados produtos.

Considere que a forma mais fácil de você atingir em um grande número de pessoas é pela internet.

Portanto, ela nunca deve ficar de fora da sua estratégia de marketing.

5. Aposte em aplicativos especializados

Existem diversos aplicativos que são muito usados pelos clientes para pedir comida, por exemplo.

Eles podem ajudar você a levar a sua marca ao maior número possível de consumidores.

Quem não recebeu a sua campanha de marketing talvez o encontre em um desses aplicativos.

Dessa forma, as chances de ser visto por mais pessoas são bem maiores.

6. Crie uma central de atendimento

Você pode ter apenas um funcionário para a função, dependendo do tamanho da sua empresa.

Mas com alguém focado no recebimento dos pedidos, você garante agilidade, planejamento, organização e eficiência.

Os pedidos podem ser feitos por telefone, WhatsApp e e-mail, por exemplo.

Ao pesquisar o mercado, você identifica quais canais seu cliente gosta de utilizar.

7. Garanta a agilidade no processo como um todo

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Desenvolva estratégias para que o seu processo fique cada vez mais eficiente e contribua para a conquista do consumidor.

Considere que o cliente quer muita qualidade, mas também rapidez na entrega do pedido.

Portanto, crie formas para que o seu processo seja o mais eficiente possível.

É assim que você fideliza esse consumidor, que provavelmente vai indicar outros, o que fará o seu negócio crescer consideravelmente.

A sua postura deve ser a de resolver o problema e evoluir.

Nem tudo dá certo tão logo implantamos, mas muitas estratégias não devem, de forma nenhuma, serem deixadas de lado.

Com uma atitude de pró-atividade, resiliência, otimismo e perseverança, além do entendimento do negócio e dos pontos de melhoria, tudo pode evoluir.

Vantagens de oferecer a entrega em domicílio

As duas maiores vantagens da entrega em domicílio são: baixo custo de investimento e aumento do faturamento da empresa.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, os pedidos feitos em delivery de alimentação chegaram a contabilizar 9 bilhões de reais no ano de 2015.

Isso equivale a um crescimento de 12,5% com relação ao ano anterior.

Com a propagação dos aplicativos de pedidos de comida, a tendência é que esse número aumente ainda mais ao longo dos anos.

Em 2016, por exemplo, a PedidosJá divulgou em uma pesquisa que só no primeiro semestre daquele ano, houve um aumento de 50% nos pedidos feitos em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mas nem mesmo as pequenas cidades ficam de fora.

A maioria possui serviços assertivos de entrega em domicílio, principalmente dentro do mercado de alimentação.

É claro que, como já mencionei, existe uma tendência de expansão do modelo de negócio em diversos outros segmentos.

Portanto, é provável que ocorra um crescimento do delivery para a maioria dos nichos de atuação.

Além disso, a implantação do serviço de entrega em domicílio costuma ter um custo bastante baixo, uma vez que você não precisa de um ponto de venda atrativo para atender ao consumidor.

Existe, inclusive, a possibilidade de você montá-lo na sua própria casa, dependendo do produto ou serviço que oferece.

Conclusão

Neste, artigo abordei o tema entrega em domicílio, que começou no ramo de alimentação e tem se estendido para outras áreas diversas.

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O que achou do modo de entrega em domicílio? Você já utiliza o delivery em seu negócio?

O serviço tem crescido consideravelmente por conta da comodidade do cliente em receber o produto na própria casa, sem precisar se deslocar.

Essa modalidade faz com que a empresa tenha chances maiores de agregar clientes, o que contribui para aumentar o seu faturamento.

Além disso, a implantação do delivery demanda um baixo custo por não exigir um espaço físico para receber os consumidores.

Mas fique atento e estude o mercado, pois nem todas as ideias de entrega em domicílio dão certo.

Para aumentar suas chances de sucesso, vale lembrar as principais recomendações:

  • Procure entender como está sendo feita a logística de entregas.
  • Tenha um site sobre produtos e preços.
  • Conheça bem sua região de atuação e o perfil dos clientes
  • Realize campanhas de marketing na internet e nas redes sociais
  • Faça uso de especializados
  • Crie uma central de atendimento focada em pedidos
  • Garanta a agilidade e a qualidade do processo.

Elabore a sua estratégia e não abandone a proposta de criar ou melhorar o seu delivery.

Pode estar surgindo aí um futuro próspero para o seu negócio.

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