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Ferramentas de vendas: quais são indispensáveis para qualquer tipo de empresa?

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Quem não usa ferramentas de vendas no negócio possivelmente deixa de ganhar dinheiro.

Você sabe por quê?

Neste artigo, eu vou explicar.

Com tanta tecnologia e processos inteligentes para facilitar as vidas das pessoas, é claro que você quer entender melhor sobre esse assunto.

Afinal, tudo aquilo que vem para aliviar a sua atribulada rotina desperta interesse.

Como você sabe bem, não é de hoje que o dia a dia de um empreendedor é extremamente corrido e cheio de desafios.

Ir atrás de clientes realmente não é nada simples.

Lidar com todo o contexto que envolve a área comercial é ainda mais complexo.

Mas que bom que a tecnologia está caminhando a nosso favor.

Hoje, já existem diversas ferramentas para vender inteligentes e estratégicas.

Elas podem te auxiliar, e muito, no seu processo de gestão de vendas e planejamento comercial como um todo.

Além de organizar as demandas e a rotina, as ferramentas para gestão de vendas ainda ajudam a ter mais eficiência e agilidade.

Por consequência, isso contribui para direcionar esforços a ações estratégicas, como a prospecção de clientes.

Quer saber mais sobre as ferramentas de vendas? Então, leia este artigo até o final.

A partir de agora, vou apresentar todas as informações necessárias para você entender o quanto esse tipo de facilidade contribui com o seu negócio.

Aproveite a leitura!

O que são as ferramentas de vendas?

De forma geral, as ferramentas de vendas são soluções tecnológicas que auxiliam nos processos relacionados à área comercial.

A decisão de abrir um negócio e mantê-lo exige muita dedicação, por isso descubra que muitas ferramentas gratuitas podem te ajudar neste processo diário.

Elas são capazes de automatizar, otimizar e facilitar qualquer tipo de rotina.

Assim, proporcionam maior eficiência e agilidade às demandas do dia a dia.

Esses softwares são também ótimas alternativas para melhorar os processos de gestão, planejamento e execução.

Eles ajudam os funcionários da empresa a terem um tempo maior para se dedicarem a outras atividades mais estratégicas.

Ou seja, quando tarefas são automatizadas, você e sua equipe são liberados para concentrar esforços no crescimento do negócio.

Bom demais, não é mesmo?

Quais ferramentas são indispensáveis para qualquer tipo de venda?

As ferramentas de vendas são úteis tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes companhias.

Então, não pense que a tecnologia serve apenas para aqueles que possuem um número maior de vendedores em seus quadros de funcionários.

Inclusive, ela também pode ser utilizada caso você seja um microempreendedor individual (MEI), em especial quando a sua atividade começa a ganhar mais corpo.

No início, é possível estruturar todas as vendas sozinho.

Recomendado? Provavelmente, não.

Mas é possível.

Afinal, são ainda poucos clientes e você consegue colocar tudo em uma simples planilha.

Mas o que acontece no momento em que o seu volume aumenta um pouquinho?

Você percebe que precisa ter uma melhor administração do seu negócio para evitar de se perder no meio de tantas informações, não é mesmo?

É aí que essas ferramentas podem te auxiliar bastante.

Para você entender um pouco das facilidades que elas proporcionam, imagine as seguintes situações:

Essa tecnologia pode trazer mais praticidade e facilidade para a sua vida empreendedora.
  • Poder estruturar melhor as demandas relacionadas à gestão de pessoas
  • Ter de forma organizada e fidedigna as informações sobre os clientes
  • Poder fazer de maneira prática o cálculo do preço de venda dos serviços e dos produtos que comercializa
  • Ter todas as projeções e as estatísticas do seu negócio na sua mão
  • Fazer cálculos relacionados a questões de tributos e trabalhistas
  • Ter todos os dados relacionados ao mercado em geral.

Essas são só algumas funcionalidades que ferramentas de vendas indispensáveis podem fazer por você.

Elas possuem ainda muitas outras, que facilitam e auxiliam o dia a dia da sua empresa.

E o melhor é que os softwares são atualizados automaticamente quando ocorre uma mudança na legislação.

O mesmo ocorre ao surgirem novas versões por conta do avanço tecnológico.

Conheça ferramentas indicadas para qualquer tipo de venda

Como acabei de referir, não faltam no mercado ferramentas de vendas para atender suas necessidades.

Elas variam em funções e valores.

Como escolher a sua?

O primeiro passo é conhecer as opções.

Vou apresentar algumas delas agora.

Não esqueça de já fazer uma análise sobre o que cada uma delas oferece e verificar de que forma se encaixam na realidade do seu negócio.

Confira!

Agendor

Esse software de gestão de vendas é gratuito para dois usuários.

Você já conhecia a ferramenta Agendor? Ela pode te auxiliar no controle da equipe de vendas e relatórios.

Ele disponibiliza ferramentas para um melhor controle da equipe de vendas, além de fornecer relatórios gerenciais bem detalhados.

A ferramenta realiza o follow-up de clientes, que nada mais é do que o acompanhamento deles.

Isso permite que toda a equipe comercial receba lembretes de compromissos e de visitas agendadas por e-mail ou através do aplicativo para dispositivos móveis.

O Agendor possibilita também que você centralize na nuvem o cadastro de consumidores e fornecedores.

Dessa forma, suas informações podem ser acessadas de qualquer lugar onde estiver.

Para isso, basta estar conectado à internet.

Melhor ainda: você consegue, por meio do Agendor, acompanhar todo o funil de vendas da sua empresa de maneira bem simples e funcional.

Ploomes

O Ploomes é uma plataforma de vendas que tem como principal objetivo a centralização de todas as atividades de vendas.

Isso porque a melhor forma de garantir o preenchimento dos dados é fazer com que o vendedor foque em utilizar um único sistema.

Dessa forma, a plataforma oferece uma série de integrações nativas, inclusive com os diferentes ERPs do mercado.

Além disso, o Ploomes é fundamentado em três recursos principais:

  • CRM: gestão e acompanhamento da carteira de clientes por meio de históricos centralizados e automações avançadas;
  • CPQ: automações para a elaboração de orçamentos, propostas ou contratos que incluem cálculo de impostos nos preços, e notificam quando e por quem são acessados;
  • Workflow: estruturação de diversos fluxos de trabalho relacionados ao cliente, como negócios em andamento, tickets de suporte e processo de gestão de projetos.
  • Depois, com todas as ações registradas, é possível gerar diferentes relatórios que são atualizados em tempo real.

O sistema também conta com uma implantação acompanhada por uma equipe nacional que personaliza a plataforma conforme o seu modelo de negócio e treinam os vendedores para o uso.

As mensalidades custam a partir de R$80,00 reais por usuário e são oferecidos diferentes planos para cada cliente.

Pipedrive

Muito utilizado pelas startups do Vale de Silício, o Pipedrive foi criado na Estônia, mas possui suporte e site em português.

Ele gerencia todas as suas vendas por um custo que parte de US$ 9 mensais por usuário.

Com esse software gestão de vendas você consegue:

  • Fazer a gestão do seu funil de vendas
  • Integrar os e-mails na plataforma para que as comunicações de vendas fiquem em apenas um lugar
  • Organizar as metas e as atividades
  • Ter os relatórios de vendas para enxergar possíveis formas de melhoria
  • Ter a previsão das vendas para priorizar os negócios com maior chance de serem fechados
  • Baixar o aplicativo no seu celular para trabalhar em qualquer lugar.

Salesforce

Essa ferramenta custa US$ 25 mensais para até cinco usuários na solução básica de vendas e marketing.

Realizar soluções de vendas e marketing podem fazer o seu negócio crescer e aumentar as vendas. Não deixe essa funcionalidade fora do seu negócio.

Um dos destaques está no seu CRM, sigla em inglês que significa Gestão do Relacionamento com Clientes.

A funcionalidade, que é baseada em nuvem, ajuda a organizar os seus processos de vendas, realizando a automatização de todos eles.

O software de gestão de vendas faz também o acompanhamento e o gerenciamento de forma muito mais estratégica.

Assim, você fecha negócios e realiza mais vendas.

Tudo em bem menos tempo.

Zoho

Essa empresa foi fundada na Índia há quase 20 anos e possui uma solução completa do funil e do ciclo de vendas.

A ferramenta é gratuita para três usuários.

Ela possui funcionalidades variadas, como conexão com os clientes em diversos meios.

Também permite acesso a relatórios analíticos com relação à performance da equipe de vendas.

Outro destaque é a personalização do CRM da forma que melhor te atender.

SugarCRM

O CRM dessa ferramenta oferece automação dos processos de vendas, marketing e suporte.

Por tudo isso, se mostra uma opção ampla para as empresas médias e grandes.

Ele custa US$ 35 por mês para cada usuário e deve ser pago anualmente, com o valor mínimo de U$ 4.200.

Trata-se de uma alternativa que disponibiliza painéis personalizados e ferramentas de produtividade para que você tenha uma visão bastante abrangente do seu cliente.

Quem tem maior poder financeiro pode investir nela com segurança.

Relatelq

Essa plataforma, comprada pela Salesforce, é focada na gestão de relacionamento entre você e o seu cliente.

Entre seus diferenciais, ela oferece uma leitura das informações trocadas por e-mail e pelas redes sociais.

Ela custa US$ 49 por mês, que são cobrados anualmente.

Bannet

Uma plataforma de Geração de Leads que permite ao usuário adquirir contatos interessados em um produto ou serviço, que foram captados através de um formulário na internet. Essa plataforma permite ao usuário:
  • Filtrar os clientes por idade, localidade, pessoa física ou jurídica, valor e outros;
  • Adquirir leads (clientes interessados)  a hora e onde quiser;
  • Ter acesso a preços dinâmicos baseados em várias variáveis;
  • Se cadastrar gratuitamente no plano básico.

Ferramentas de vendas grátis e mais simples

O que acabei de citar no tópico anterior são algumas ferramentas de vendas bastante eficazes e completas.

Por outro lado, existem alternativas com menos funcionalidades, mas também muito interessantes.

A opção é utilizar algumas delas justamente como um auxílio para o seu processo de vendas, em especial se a sua empresa for muito pequena, como é o caso do MEI.

Os MEIs, que possuem a empresa ainda em crescimento podem investir nas ferramentas gratuitas. Muitas oferecem as mesmas funções das pagas.

E o melhor de tudo é que elas são 100% gratuitas.

Conheça agora!

Rapportive

Ela é um plug-in do Gmail que mostra o perfil do seu contato no canto da tela, incluindo as redes sociais.

Você consegue dessa forma saber exatamente quais são as características da pessoa com quem está falando.

Signals by Hubspot

Ela é gratuita para até 200 notificações por mês.

A ferramenta se mostra bastante interessante e útil para você saber quando o cliente abriu o e-mail que enviou.

Isso é informado por meio de uma notificação.

Ajuda você, por exemplo, a entrar em contato e conversar com o cliente assim que ele abrir a sua proposta.

Boomerang

Essa ferramenta permite que você agende o envio dos seus e-mails na versão gratuita.

A paga tem ainda mais funcionalidades, como te avisar quando o cliente abrir a mensagem, além de fazer integração com o sistema de CRM.

Ela também tira as mensagens da caixa de entrada e coloca de volta quando você precisar.

Assim, é possível limpar a caixa de e-mails e mantê-la assim sem correr o risco de esquecer ou de perder o contato do cliente.

Newsle

A ferramenta avisa sempre que um contato estiver online em uma rede social, como Linkedin e Facebook, e também no Gmail.

Assim, você pode aproveitar a oportunidade para se comunicar com essa pessoa, evitando um possível desencontro.

Quais funcionalidades são indispensáveis para qualquer tipo de venda?

Se você analisar com atenção, verá que as ferramentas de vendas que acabei de apresentar apresentam funcionalidades em comum.

Cada uma tenta se diferenciar de alguma forma, mas há aspectos dos quais elas não podem fugir.

São as funcionalidades indispensáveis a um instrumento do tipo.

É o que faz toda a diferença na otimização e na melhoria dos processos da área comercial.

Lembre-se de que o objetivo de ter o apoio de um software é facilitar o dia a dia para você prospectar cada vez mais clientes.

Pensar em soluções estratégicas para a sua empresa pode ser complicado, por isso conte com ferramentas profissionais para te auxiliar.

De quebra, pensar em soluções estratégicas para a empresa.

A verdade é que, sem tecnologia, há rotinas que tiram o seu foco daquilo que interessa.

Não dá para usar o seu tempo para fazer planilhas de controle em Excel, por exemplo.

O mesmo vale para ficar cadastrando clientes por horas.

E também para fazer quaisquer outras atividades manuais.

Se for por esse caminho, pode ter certeza de que nunca chegará no número de clientes que você tanto deseja.

É para resolver isso que entram em cena as estratégias e inteligentes ferramentas de vendas.

De forma geral, todas as que foram citadas no tópico anterior são funcionais para um negócio.

Mas é importante que você estude cada uma delas e que procure saber quais atendem às suas necessidades por completo.

Para isso, leve em conta o tamanho da companhia em termos de colaboradores e faturamento.

Considere ainda se tem ou não vendedores e uma equipe administrativa trabalhando para você.

Obviamente, não deixe de fora informações básicas, como o volume das vendas e de clientes.

E para que o seu processo comercial aconteça da melhor forma possível, o ideal é que a ferramenta escolhida proporcione, pelo menos, as facilidades que irei citar agora.

Informações corretas e centralizadas de clientes

Você deve ter todas as informações pertinentes com relação aos clientes.

É importante também que os colaboradores envolvidos possam acessá-las a qualquer momento.

Isso vale tanto para fazer um contato quanto para oferecer um produto ou solução.

Acompanhar o contato e a venda com o cliente

Nada melhor do que ter um controle para saber como está o processo de venda a um determinado cliente.

Todos os contatos feitos precisam estar listados em algum lugar.

Isso é organização.

Contribui para que você saiba como abordar esse consumidor, em que pé estão as negociações, quais as alternativas de fidelização, entre outras possibilidades.

Gerenciar as atividades da equipe

As empresas que possuem uma equipe sólida de vendedores deve manter acompanhamentos e controles diários.

Se a sua empresa já tem um porte um pouco maior e possui alguns vendedores, é essencial que você consiga fazer esse acompanhamento.

Você precisa saber como estão as agendas dos profissionais, qual é a média de vendas que são realizadas por cada um, como está o processo de prospecção de clientes e mais.

Esse controle é importante tanto para os vendedores internos quanto para os externos.

Por outro lado, os profissionais que trabalham fora da sua empresa precisam de um acompanhamento ainda mais próximo.

Afinal, passam a maior parte do dia longe dos seus olhares.

Ter dados estatísticos confiáveis

Como é bom ter dados confiáveis de quantas vendas estão sendo feitas por cada vendedor, não é mesmo?

Isso também se aplica aos atendimentos realizados no dia, assim como quanto à demanda de vendas do mês e do ano.

É importantíssimo saber como está caminhando o mercado.

Com uma boa ferramenta, você consegue controlar tudo isso.

Além de facilitar muito o seu dia a dia, ela ainda vai ajudar a ter uma visão completa e correta dos pontos que precisam ser melhorados e trabalhados.

E se quer saber se a tecnologia o ajuda a vender mais, o tópico seguinte foi feito sob medida para você.

Como as ferramentas de vendas podem te ajudar a vender mais?

Você quer elevar seus ganhos, é claro.

E não tem segredo ao trazer a tecnologia para o seu lado.

O simples fato de estruturar todos os processos comerciais fará com que a sua empresa venda mais.

Isso vai acontecer porque, com a implantação da ferramenta adequada, será possível organizar as tarefas do departamento e dos vendedores.

Assim, você ganha tempo para prospectar mais clientes e para pensar em estratégias novas e eficientes para o seu negócio.

Quer elevar seus ganhos? Conte com a tecnologia para obter praticidade, vantagens e maiores resultados.

Além disso, você conseguirá acompanhar de forma fidedigna os dados estatísticos das vendas realizadas.

Isso contribui para ter uma visão ampla da situação, para pensar e estruturar pontos de melhoria.

Ter outros dados, como as informações dos contatos realizados com os clientes, também é muito enriquecedor para os resultados.

Afinal, você saberá quem já foi abordado, se comprou ou não, quais foram as dúvidas e o que fez com que o consumidor em questão não adquirisse o seu produto ou solução.

Mas as vantagens não param por aí, se refletindo nos resultados.

Outro ponto essencial para a melhoria do seu processo de venda é com relação às ferramentas simples e eficientes de pagamento.

O cliente precisa encontrar o meio de sua preferência.

O ideal é que você dê o máximo de opções possíveis para evitar que o consumidor acabe por desistir de uma compra.

Se a única possibilidade for cartão de crédito, por exemplo, e o cliente não tiver, o que acontece?

Saiba que dificilmente ele vai fazer um cartão para poder adquirir o seu produto ou serviço, por mais atrativo que seja.

Considere que o fato de ele não ter essa opção pode estar muito mais relacionado com a forma de vida e com os valores dele do que com uma escolha.

E não pense que facilitar o processo de pagamento é uma simples etapa da venda.

Por mais que só aconteça no final, ela é tão importante quanto todo o resto.

Dependendo de como estiver sendo feito, pode ter certeza de que o cliente vai desistir de comprar e dificilmente vai voltar a procurar a sua empresa.

Isso seria péssimo.

Então, precisa facilitar todas as etapas desse processo.

Garanta uma plataforma amigável em todos os sentidos e não só na hora de escolher um serviço ou produto.

Como receber de forma segura e prática por suas vendas

As melhores ferramentas de vendas vão trazer organização e controle ao processo.

Dessa forma, vão contribuir para você vender mais.

Mas não dá para ficar restrito a isso.

É fundamental garantir o recebimento por seus clientes de forma segura e prática.

Existem alternativas bem interessantes de recebimento no mercado.

Você vende. Nós te ajudamos a receber. Ofereça diversas formas de pagamento e receba mais fácil dos seus clientes.

Muitas delas surgiram graças ao avanço das fintechs e suas soluções financeiras.

Eficiência e baixo custo é uma marca dessas startups que aliam tecnologia e serviços financeiros inteligentes.

A conta.MOBI é uma delas.

Essa empresa genuinamente brasileira não para de inovar.

E para quem trabalha com vendas, vale conhecer o link de pagamento e como ele pode te ajudar a alavancar os seus negócios.

Basicamente, essa forma de pagamento dá ao cliente aquilo que ele quer.

Ou seja, escolher como vai pagar.

Para finalizar sua compra, ele decidir se quer fechar a transação no boleto bancário ou no cartão de crédito.

Além de tudo ser feito online, o que é muito cômodo, o link de pagamento proporciona praticidade na vida do consumidor com um atendimento especial personalizado.

E o mais legal é que ele permite que o pagamento seja feito uma única vez, o que garante bastante segurança para quem o utiliza.

Ou seja, não há como o cliente se enganar e pagar duas vezes.

E se você tiver uma empresa de prestação de serviços, uma indústria ou um estabelecimento que faz vendas por encomenda, será que pode usar esse link?

Claro que sim!

Considere que ele é simples e prático e que é uma vantagem para você e para o seu cliente, que pode ainda pagar em parcelas.

E o melhor de tudo é que essa alternativa vai ajudar você a fazer uma boa economia.

Ela funciona como um boleto simples.

Ou seja, a cobrança só é gerada quando a transação é concretizada.

Por isso, fica muito mais em conta do que outros processos de pagamento.

E tem ainda a comodidade de enviar o link para o seu cliente por e-mail, nas redes sociais e por aplicativos.

É uma verdadeira revolução na hora de pagar suas contas.

Conclusão

Tratei neste artigo sobre tudo que envolve as ferramentas de vendas;

O foco principal esteve no quanto elas podem ajudar os seus processos comerciais ao organizar, estruturar e otimizar todos eles.

Isso acontece porque as soluções tecnológicas dão mais eficiência e agilidade às demandas do dia a dia.

Elas simplesmente estruturam a gestão do pessoal na empresa.

Também organizam as informações sobre os clientes.

Fazem o cálculo do preço de venda dos serviços e dos produtos.

Realizam as projeções e as estatísticas do seu negócio, assim como os cálculos relacionados a questões trabalhistas e de tributos.

Agora você já sabe que pode contar com ferramentas de vendas para aumentar os seus resultados. Busque a melhor opção para o seu negócio e comece agora mesmo!

E, não menos importante, disponibilizam os dados relacionados ao mercado em geral.

São diversas as opções de ferramentas de vendas.

O ideal é que você estude cada uma e consiga avaliar qual é a melhor alternativa para a realidade do seu negócio.

O bom é que o impacto em ter um software desses é visto diretamente nos seus resultados.

Com os processos otimizados, você tem mais tempo para pensar em ações estratégicas, além de conseguir prospectar mais clientes.

O controle das tarefas também é importante.

Dessa forma, você pode obter as informações corretas de como está o  seu negócio e, consequentemente, do que pode ser feito para melhorá-lo.

Mas não se descuida na hora de garantir o recebimento.

Para para que o cliente tenha o máximo de opções possíveis e você receba com praticidade e segurança, agora já sabe a resposta.

A conta.MOBI e seu link de pagamento são uma ótima alternativa.

Conte com ela para fazer o seu negócio faturar alto!

Equipe Money Radar

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Equipe Money Radar

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