Como lucrar com o Hotmart?
Se você é um usuário assíduo na web, tem ou pretende ter um negócio digital, certamente, já ouviu falar dessa marca.
Afinal, é uma das maiores plataformas online da atualidade para disseminar conhecimento.
Mas não apenas isso, como um canal onde muita gente já vem se dando bem e faturando alto, com ou sem empresa estabelecida.
Essencial para quem deseja vender o próprio conteúdo na internet.
A plataforma Hotmart se transformou em uma aliada extremamente útil para os produtores de conteúdo.
Não importa se você produz e-books, podcasts ou cursos: tudo pode ser compartilhado, divulgado e vendido na Hotmart.
Pioneira no ramo, a plataforma inovou ao permitir que, além dos produtores de conteúdo, outros usuários, chamados de afiliados, possam divulgar os conteúdos, recebendo comissões pelas vendas por eles realizadas.
Dá pra dizer, então, que esse é um sistema no qual todos saem ganhando.
Quer ser o próximo?
Ficou curioso para entender como a plataforma funciona?
Neste artigo, vamos trazer mais detalhes sobre o funcionamento da Hotmart.
Descubra a seguir como utilizar a plataforma para lucrar mais, criar produtos digitais e expandir o acesso a eles.
Confira no índice os tópicos da sua leitura a partir de agora:
O assunto é do seu interesse? Então, não deixe de acompanhar até a última linha.
Boa leitura!
A Hotmart é uma plataforma online que funciona como um portal de conteúdos, seja em texto, áudio ou vídeo.
Quem cria os materiais pode utilizar a ferramenta para disseminar e vender as suas produções.
Depois de inseridos na plataforma, os conteúdos podem ser disseminados e vendidos para outros usuários.
Criada em 2011, no Brasil, a empresa já alcançou 1,3 milhão de pessoas, que têm, em comum, o apreço por conteúdos online.
Mas o principal motivo para a plataforma fazer tanto sucesso não é porque ela oferece um meio de transmissão dos conteúdos digitais para os produtores.
É porque ela permite que outros usuários da plataforma se associem aos produtos e, a partir daí, se transformem em afiliados do conteúdo.
Nesse caso, esses usuários ganham uma comissão sempre que o produto for vendido por meio de suas indicações.
Entende por que isso funciona?
O afiliado passa a trabalhar de forma conjunta na divulgação dos conteúdos, levando os hotlinks (links da Hotmart para acessar e comprar conteúdos) para o maior número possível de interessados.
Em troca desse trabalho de divulgação, ele recebe uma comissão.
Ao mesmo tempo em que permite um engajamento maior em torno de cada produto, a plataforma valoriza os conteúdos de qualidade.
Por que o afiliado não vai querer se associar a um projeto que não tenha valor a agregar, certo?
Na prática, quando algum usuário compra um ebook, por exemplo, todos saem ganhando.
Veja só:
Infoproduto é uma forma simplificada de se referir ao produto digital.
Ou seja, esse é um tipo de conteúdo de consumo apenas no ambiente eletrônico, pela internet, a partir de um site ou aplicativo.
Pode ter o formato de vídeo, como em cursos online, de texto, como ebooks, ou áudio, a exemplo de podcasts, entre outros.
É exatamente o conteúdo que pode ser comercializado e divulgado pelos seus produtores na plataforma Hotmart.
Para ficar mais claro, separamos em uma lista os principais exemplos de infoprodutos para você conhecer:
Um produtor digital é o responsável por criar os infoprodutos que serão compartilhados em uma plataforma como a Hotmart.
Esse produtor pode ter ligação com uma empresa, como um curso de idiomas que disponibiliza videoaulas na plataforma, ou ser independente.
Esse é o caso, por exemplo, de um especialista em música clássica que vende ebooks para quem deseja iniciar no ramo.
Também se aplica a um desenvolvedor de softwares que disponibiliza o conteúdo que foi programado para outros usuários.
Ao longos dos anos, a Hotmart caiu no gosto dos produtores digitais por oferecer uma ampla variedade de ferramentas para impulsionar os infoprodutos e alcançar os melhores resultados.
Para quem cria conteúdo, a Hotmart oferece, por exemplo, relatórios completos com dados atualizados sobre os seus infoprodutos e sobre os clientes, para que o produtor consiga medir e monitorar o desempenho do seu conteúdo.
Além disso, ela disponibiliza ferramentas para gerenciar o negócio, com análise de vendas e possibilidade de criar estratégias de marketing.
Outra vantagem da plataforma está associada às facilidades para os usuários.
É que a Hotmart permite pagamentos por boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta e até PayPal.
Por esse motivo, os maiores players do segmento de marketing digital fazem uso da plataforma para chegar aos seus clientes – mas isso não impede que um produtor independente também tenha sucesso.
Finalmente, outra vantagem que merece destaque tem a ver com a segurança dos produtos na plataforma.
Não seria nada legal se você disponibilizasse dez videoaulas sobre montagem de roteiros para documentários e esse conteúdo fosse pirateado, não é mesmo?
Por isso, a Hotmart segue os principais padrões mundiais de segurança digital, como o PCI Compliance e o CSE Security.
Isso significa que ela usa criptografia de 2048 Bits, oferece proteção de conteúdo através de DRM (Digital Right Management) e trabalha com um sistema anti-fraudes, que reduz chargebacks.
Tudo isso significa, na prática, mais proteção e garantias para quem produz, para quem vende e para quem consome.
Agora, já estamos entrando nos detalhes de funcionamento da plataforma.
O Hotleads é uma ferramenta exclusiva da Hotmart, que vincula a captura de leads (registro de pessoas e empresas interessadas em um produto) ao comissionamento dos afiliados de determinado produtor digital.
Na prática, o Hotleads aumenta a garantia de que a comissão gerada por um lead será atribuída corretamente ao afiliado que o capturou.
É uma ferramenta associada principalmente aos afiliados, portanto.
Ela impede que o beneficiário errado seja recompensado pelo trabalho de divulgação e captura de interessados.
O Blueprint do Hotmart é uma barra azul que fica localizada na parte superior da página com os produtos.
Essa barra funciona como um sistema de pontuação, que qualifica os produtos publicados na Hotmart com base nas informações cadastradas pelo seu criador.
O objetivo do Blueprint do Hotmart é garantir que apenas os melhores produtos estejam cadastrados na plataforma, o que é uma segurança a mais para o comprador e um benefício ao vendedor que tem suas criações divulgadas nela.
Para alcançar uma avaliação alta, o produtor precisa cadastrar o máximo de informações possível sobre aquilo que vende, além de dedicar atenção à experiência dos usuários.
A qualidade do material que o produtor disponibiliza vai definir a experiência do cliente.
Por isso, a Hotmart orienta os produtores a serem tão profissionais quanto possível, com uma diagramação, organização e navegabilidade na área de membros.
Tudo isso conta para ter um bom Blueprint, o que ajuda a ser encontrado por mais usuários e também a ganhar mais afiliados.
Estabelecida como referência no mercado e utilizada por dezenas de empresas que ocupam a liderança dos seus mercados, a Hotmart é, sim, confiável.
Parte da confiabilidade da plataforma está ligada à segurança que ela oferece aos produtores e ao conteúdo gerado por eles.
Mas há outro critério que mostra que é possível confiar na empresa e nas garantias que ela oferece aos produtores e afiliados: sua reputação no site de proteção ao consumidor Reclame Aqui.
A reputação da empresa na plataforma é de 8,5/10, tendo respondido 99,8% das reclamações feitas nos últimos seis meses, o que corresponde a um total de 2.447 queixas.
Além disso, o índice de solução passa de 90%, o que mostra que a empresa é assertiva e costuma resolver os problemas de quem recorre ao site.
Depois de conhecer detalhes sobre a plataforma Hotmart, resta saber como trabalhar com ela.
Se você tem essa intenção, saiba que conta com duas possibilidades.
Já falamos rapidamente sobre elas, mas é importante que tenha em mente que são dois caminhos distintos, mas ambos rentáveis.
A primeira opção é produzir conteúdo, como vídeos, cursos, ebooks e podcasts, e utilizar a plataforma para vender esses infoprodutos.
Seu trabalho será muito maior, mas as chances de lucrar alto também.
A segunda alternativa é virar um afiliado de outros produtores, quando você assume a responsabilidade de divulgar os infoprodutos e ganha, em troca, um percentual sobre a venda.
Nos próximos tópicos, vamos trazer as principais informações para você que quer usar a plataforma para gerar renda.
O Hotmart Club foi desenvolvido pela Hotmart para facilitar a criação de cursos online, com foco naqueles que não possuem grande intimidade com a tecnologia.
Ao democratizar o acesso a esses cursos, a plataforma permite que tanto um professor de música como um mestre de xadrez possam disponibilizar os conteúdos de forma bastante organizada na plataforma.
Além disso, há espaço para relacionamento entre alunos e professores, o que é essencial ao e-learning, ou seja, à aprendizagem online.
Hotpay é um sistema de pagamento desenvolvido pela Hotmart, focado em pagamentos de produtos digitais.
Ao garantir uma conexão direta, sem intermediários, o sistema permite que mais opções de pagamento sejam oferecidas.
Além das operadoras de cartão de crédito que são conhecidas no mercado, como Visa, MasterCard, American Express, Diners Club, Elo, Hipercard e Hiper, o HotPay também permite o pagamento digital por meio do Google Pay e do Samsung Pay.
Outra vantagem é o tempo para aprovação das compras efetuadas com o Hotpay: apenas quatro segundos.
Isso garante acesso praticamente simultâneo aos conteúdos adquiridos na plataforma.
O Hotmart Hub é uma plataforma criada pela Hotmart para otimizar a distribuição de conteúdo por parte dos produtores.
Ele centraliza todos os produtos de um vendedor em um único local, para que o acesso fique facilitado aos compradores.
Quer um exemplo?
Digamos que um comprador tenha adquirido um vídeo de determinado professor e deseje conferir outras produções dele.
Antes, era mais complexo ter acesso a todos os produtos desse vendedor, porque cada um era apresentado de forma separada.
Com o Hotmart Hub, tudo ficou centralizado e concentrado, o que potencializa a distribuição.
Em 2019, as datas do evento ainda não foram confirmadas, mas, nos últimos anos, ele se provou uma excelente alternativa para quem precisa ampliar seus conhecimentos e fazer networking.
Além de empreendedores interessados em possíveis parcerias, você pode encontrar:
É um evento referência em marketing de conteúdo no Brasil, que reúne os maiores especialistas no assunto.
Para quem vive disso, não convém ficar de fora, não é mesmo?
Hotmart Pocket é o aplicativo desenvolvido pela Hotmart, voltada aos produtores e afiliados.
O app reúne todas as funcionalidades necessárias para que o produtor e o afiliado possam administrar suas contas de forma simplificada.
Além de acompanhar as vendas, é possível ter acesso a gráficos de desempenho e analisar dados das negociações, para entender quem são os compradores e como eles se comportam.
O aplicativo também oferece praticidade, porque permite que o afiliado e o produtor tenham sempre em mão os links de venda dos produtos digitais.
Hoje em dia, o smartphone dá acesso a praticamente todos os aspectos da sua vida, e com a Hotmart não é diferente.
A ordem, aqui, é agilidade e praticidade para ficar sempre atualizado e poder vender mais.
Hotmart Academy é um espaço desenvolvido pela Hotmart para ensinar como criar, divulgar e vender cursos online.
De acordo com a própria plataforma, uma hora por dia é suficiente para que você consiga dar os seus primeiros passos como produtor digital ou afiliado da plataforma.
Ainda segundo o Hotmart, os alunos que concluem os cursos oferecidos pela Hotmart Academy têm duas vezes mais chances de fazer uma venda.
Para quem está iniciando no ramo, é uma alternativa interessante para entender melhor como funciona o mercado e como se posicionar para vender os produtos digitais.
Considere, por exemplo, um produtor de orquídeas, uma professora de artes e um instrutor de música.
Eles conhecem tudo sobre os seus ramos, mas não sabem como rentabilizar esse conhecimento em cursos online.
É justamente aí que entra o papel da Hotmart Academy: ensinar esses especialistas a venderem cursos online.
Como já explicamos, o Hotmart Afiliados é uma alternativa oferecida pela plataforma para quem deseja divulgar os produtos digitais de outros vendedores.
A cada venda realizada, o afiliado recebe uma comissão, que, em alguns casos, pode chegar a 80% do valor.
Uma vantagem de trabalhar como afiliado é o baixo investimento inicial e a possibilidade de trabalhar em casa, já que tudo que você vai precisar é acesso à internet.
Para quem trabalha como afiliado, há mais de 108 mil produtos cadastrados.
É claro que você não vai trabalhar com todos eles, porque o seu público-alvo é mais restrito, certo?
Para ajudá-lo na escolha dos produtos, a Hotmart oferece uma série de ferramentas que demonstram o potencial de venda de cada um.
Além disso, as ferramentas ajudam os afiliados a encontrar a oferta perfeita, aquela que mais combina com seus interesses e necessidades..
Talvez você tenha um público interessado em marketing digital, ou, quem sabe, o seu nicho de mercado esteja no mundo da música. Não importa.
Como afiliado, não faltam opções de conteúdos para se afiliar e ajudar na divulgação.
As campanhas segmentadas são uma excelente opção aos afiliados, porque permitem integrar a conta na plataforma Hotmart ao provedor de e-mail marketing.
Dessa maneira, é possível criar campanhas segmentadas de acordo com as vendas na plataforma, atingindo o seu público com muito mais assertividade.
Outra funcionalidade das campanhas segmentadas é utilizar o recurso de páginas alternativas, a partir do qual o afiliado escolhe quais conteúdos disponibilizados pelo produtor serão utilizados.
Essa é outra maneira de personalizar as campanhas em busca de maiores taxas de conversão.
Como já explicado, a comissão é o valor percentual que o afiliado recebe sobre a venda de um infoproduto, quando ele é o responsável por ela.
O cálculo da comissão é realizado pela própria Hotmart, após descontar as taxas respectivas ao funcionamento da plataforma.
Para vendas realizadas no Brasil, a Hotmart cobra 9,9% + R$ 1,00 para produtos com preço superior à R$ 10,00.
Para produtos com preço inferior ou igual a R$ 10,00, o montante cobrado pela Hotmart é de 20%.
A partir daí, é calculada a comissão sobre a venda, que vai depender de cada produto e de cada produtor digital.
Entre a imensa variedade de produtos disponíveis na plataforma Hotmart, muitos deles possuem materiais prontos para vender.
Isso significa que você não precisa elaborar uma estratégia de vendas personalizada.
Ou seja, o conteúdo já está pronto e pode ser replicado para o seu público-alvo.
Os materiais se resumem a dados sobre o produto, suas vantagens e benefícios para quem consome.
São as informações essenciais para quem deseja convencer um consumidor a adquirir o infoproduto.
A Hotmart também oferece estratégias de vendas otimizadas para os afiliados, o que permite alcançar muito mais clientes, de forma mais assertiva.
Uma boa estratégia está relacionada a páginas de venda com grande conversão, nas quais o consumidor tem acesso simplificado ao que de melhor cada conteúdo pode oferecer.
Sem uma boa estratégia de vendas, o afiliado não vai conseguir capturar a atenção dos consumidores.
E por melhor que seja o produto, os resultados não serão os ideais.
Para montar boas estratégias, a Hotmart oferece cursos na Hotmart Academy, uma plataforma que ensina os afiliados a venderem mais e melhor.
Para fazer a sua primeira venda como afiliado da Hotmart, basta realizar o cadastro na plataforma.
Depois disso, você precisa conhecer os produtos oferecidos pelos produtores e escolher aqueles que, na sua opinião, possuem maior potencial de venda.
Não se preocupe, porque há uma infinidade de produtos e de ferramentas que permitem selecionar aquele que considera ideal.
Depois de escolhido o produto, você precisa começar a divulgá-lo, em busca dos consumidores interessados em produtos do segmento que você escolheu.
Pode fazer isso a partir de um blog próprio, via redes sociais e até por WhatsApp.
Mas atenção: é a sua estratégia e a sua capacidade de divulgação e convencimento que vão garantir as vendas.
Neste artigo, falamos sobre a plataforma Hotmart e tudo que ela oferece.
Não é por acaso que a empresa fundada em 2011 caiu no gosto dos produtores de conteúdo brasileiros.
Afinal, há muitas funcionalidades para quem deseja vender infoprodutos na internet.
Com a Hotmart, muitos produtores que não sabiam como rentabilizar seu conhecimento encontraram uma alternativa de renda.
Ao mesmo tempo, ótimos propagadores de conteúdos, com boas redes de relacionamento, encontraram na Hotmart uma alternativa para se afiliar a produtos de grande potencial, em uma parceria que traz ganhos para todos os envolvidos.
Agora, você só precisa decidir se deseja ser um produtor ou um afiliado, e seguir em frente rumo às melhores vendas.
Se o artigo foi útil, compartilhe.
Comprar pela internet já faz parte do nosso cotidiano, especialmente pelos benefícios que essa modalidade de compras oferece como receber…
Para quem espera muitas promoções para poder comparar preços e comprar, o dia do consumidor é uma ótima oportunidade. Confira…
Entender o que é Bitcoin pode parecer complicado. A tecnologia é inovadora a ponto de contar com conceitos diferentes. Em…
Se hoje você trabalha no conforto do seu lar munido apenas com o seu notebook e armazenando todos os arquivos…
Esqueça os planos de negócios com diversas páginas e uma porção de números: com o Business Model Canvas, fica muito…
O nome não deixa dúvidas: o banco de investimentos é especializado nas modalidades de investimento, seja para pessoas físicas ou…