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Link de pagamento: entenda o que é essa nova forma de recebimento

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Você já ouviu falar em link de pagamento?

Sabia que ele pode funcionar muito bem como solução de pagamento para a sua empresa?

Se o assunto ainda é desconhecido para você, é neste artigo que vai saber tudo o que precisa para oferecer ao cliente uma nova forma de pagar pelo que adquire.

A conta.MOBI está lançando mais uma novidade para ajudar o empreendedor brasileiro a alavancar os seus negócios.

É o link de pagamento, um sistema prático e rápido que dá ao cliente a possibilidade de escolha quanto à ferramenta utilizada para concluir a transação.

Se ele quiser pagar no boleto bancário, o link de pagamento permite.

Caso prefira usar o cartão de crédito, também tem essa opção.

Ao ampliar as possibilidades do cliente, gerar link de pagamento contribui para um atendimento mais personalizado, focado nas necessidades dele.

É justamente essa uma das principais vantagens da tecnologia, que funciona de maneira totalmente online e muito segura.

Quer saber mais sobre ela?

Então, siga a leitura e veja como o seu negócio tem a ganhar ao apostar também no link de pagamento.

O que é um link de pagamento?

Um link de pagamento é uma solução de recebimento online.

Como o nome indica, por meio de um link individual e exclusivo, o cliente é direcionado a uma área segura na qual conclui uma operação de pagamento com o método de sua preferência.

Para quem tem uma empresa, essa é uma forma de ampliar seus meios de recebimento, o que é sempre importante na relação com o cliente.

O processo de cobrança, aliás, pode representar uma dor de cabeça para o gestor quando não há clareza quanto ao modo que seu público prefere pagar.

Estamos crescendo e vamos facilitar ainda mais os recebimentos na sua conta.MOBI!

Isso ocorre principalmente em negócios cujo perfil de clientes tem características heterogêneas.

Nesses casos, sempre haverá quem goste de pagar em dinheiro, assim como aquele que prefere o boleto e outros que não abrem mão do cartão.

O problema para o dono do negócio é que oferecer todas essas possibilidades pode sair caro e exigir um investimento desproporcional ao tamanho da própria empresa.

É exatamente nesse ponto que o link de pagamento cresce como alternativa.

Como o processo de finalização da compra ocorre por via online, a solução sai muito mais em conta do que disponibilizar individualmente cada uma dos meios de pagamento existentes.

Se desejar, inclusive, é possível concentrar todos os recebimentos na ferramenta.

Assim, quem quiser pagar no boleto, pode gerar o documento após acessar o link e pagar por via eletrônica ou imprimir e quitar em dinheiro.

E aquele que preferir o cartão, pode encaminhar a transação como qualquer compra online, inclusive optando pelo parcelamento.

Na hora, o cliente fica sabendo o valor das parcelas e o custo final da operação, sem surpresas.

Como funciona o link de pagamento?

Acabei de comentar de forma superficial como funciona um link de pagamento.

Mas agora quero detalhar um pouco mais o processo para que não restem dúvidas.

E para isso, nada melhor do que um exemplo, não é mesmo?

Vamos supor que você tenha uma pequena loja online, na qual vende roupas e outros artigos de vestuário.

Esse tipo de negócio sempre o agradou, em especial pelos menores custos na comparação com uma loja física.

Porém, na hora de cobrar o cliente, a burocracia e o custo para oferecer pagamentos no boleto e no cartão assustaram.

Antes de pensar em interromper seu sonho empreendedor, se permita experimentar uma solução como o link de pagamento.

Então, vamos imaginar que uma cliente chamada Vera escolheu três produtos na sua loja e está pronta para finalizar a compra.

Ela colocou os itens no carrinho e fechou o pedido.

O próximo passo consiste em gerar um link de pagamento único para essa operação.

Ele pode ser enviado para a cliente por e-mail, redes sociais e até via aplicativos de troca de mensagens instantâneas.

O processo é seguro porque o pagamento só pode ser realizado uma única vez.

Ao clicar nele, Vera ingressa em uma área especial, que não fica hospedada na sua loja, mas na plataforma de pagamento utilizada.

Mais simples que boleto, mais rápido que cartão, mais seguro que dinheiro.

Ali, ela encontra as opções à sua escolha e pode se decidir por aquela que parece a melhor para fechar a compra.

Se escolher pagar no cartão, como toda compra online, o processo de aprovação é mais rápido e o pagamento pode ser concluído na hora.

Se preferir o boleto, a cliente terá que aguardar a compensação do pagamento, que ela pode fazer tanto eletronicamente quanto em uma agência bancária após imprimir o documento.

Feito isso, o pagamento é identificado e o pedido liberado.

Para Vera, resta só aguardar a entrega.

Para você, inicia o compromisso de providenciar o envio da mercadoria adquirida por ela.

Viu só como é fácil entender como funciona o link de pagamento?

Quando usar um link de pagamento?

O link de pagamento pode ser disponibilizado por sua empresa em praticamente todas as operações.

É claro que, a depender da atividade exercida, é mais prático negociar no próprio balcão, como é próprio do varejo físico.

Nesses casos, ter uma maquininha de cartão é quase uma condição obrigatória para a sobrevivência.

Mas em muitas outras situações, o link de pagamento é de grande utilidade.

Pense em como utilizar essa solução no seu dia a dia. Visualize as vantagens que ela agrega, tanto em custos, quanto em segurança e praticidade.

Será que não é uma boa trabalhar com o envio do link para fechar um pedido?

Enquanto você pensa a respeito, vou falar mais sobre isso e trazer exemplos no próximo tópico.

A quem é indicado o uso do link de pagamento?

Como acabei de comentar, eu só não indicaria o link de pagamento para quem atua no varejo físico.

Afinal, você precisa da compra aprovada na hora para liberar o pedido do cliente.

Não seria nada prático para ele ter que voltar à loja depois de realizar o pagamento, ainda que fizesse isso pelo celular, para retirada do pedido.

Você concorda?

Avalie e descubra que adotar o link de pagamento é útil para a sua empresa.

Mas vamos pensar em todos os demais cenários.

Em uma empresa prestadora de serviços, por exemplo, será útil adotar o link de pagamento?

A resposta é: com certeza, sim!

Esse tipo de atividade trabalha geralmente com pedidos de orçamento.

Ao aprovar o serviço com o cliente, vamos supor que tenha combinado o pagamento do valor final em três partes. Uma em 10 dias, outra em 20 e a última em 30.

Como vai fazer a cobrança?

Com dinheiro vivo? Parece meio arriscado, não?

No cartão? E se você não tem uma maquininha?

No boleto? E se o cliente não for organizado para pagar dessa forma?

E no link de pagamento, permitindo ao cliente pagar por via online cada uma das parcelas, no seu meio preferido, com total segurança para ambas as partes?

Parece que temos uma solução vencedora, não é mesmo?

Esse exemplo é útil para entendermos que não procede a ideia de que o link de pagamento só funciona em empresas virtuais.

É claro que estamos falando de uma ótima ferramenta para quem atua no comércio eletrônico, por exemplo.

Ela é perfeita, é fantástica!

Mas para todas as atividades físicas que não dependem do pagamento imediato, vale muito a pena adotar o link de pagamento.

Pode ser em uma pequena indústria, que também produz sob demanda do mercado.

Nesse caso, dá para prever uma data para pagamento com tranquilidade, sem envolver soluções físicas de recebimento.

Pode também ser em um estabelecimento comercial que venda sob encomenda, por exemplo.

Enfim, fica claro que o link de pagamento é indicado para vários perfis de negócios.

Será que sua empresa também não se beneficia dele?

Principais serviços de link de pagamento oferecidos no mercado

O serviço de link de pagamento é ótimo, mas ainda engatinha no mercado brasileiro.

Por causa disso, ele é pouco divulgado e, de forma geral, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre ele.

Isso envolve tanto o seu funcionamento quanto a própria segurança do processo de pagamento.

Por que oferecer apenas uma forma de pagamento se você pode ter todas elas?

Afinal, nunca é demais lembrar que parte da população ainda tem restrições quanto a soluções financeiras online, justamente por desconhecimento.

Um estudo divulgado em junho pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que só 20% dos brasileiros se sentem totalmente seguros ao fazer compras na internet.

Cabe a você, empreendedor, eliminar esse tipo de mito.

Mas para isso, é muito importante conhecer o que o mercado oferece para a sua empresa.

Um dos mais tradicionais serviços de link de pagamento é o da plataforma PagSeguro.

Ele não é o carro-chefe da empresa e, talvez por isso, ainda seja desconhecido de muitos de seus usuários.

O link de pagamento do PagSeguro é ofertado com o nome de Pag.ae, cuja proposta é fomentar a venda pelas redes sociais e por WhatsApp.

Sua utilização compreende basicamente três passos:

  1. Criar um link com a descrição e valor do objeto de venda.
  2. Compartilhar o link em redes sociais ou enviar diretamente ao WhatsApp do cliente.
  3. Aguardar o cliente efetuar o pagamento ao ser direcionado à página do PagSeguro.

Quanto a custos para a empresa, funciona como um boleto tradicional, só gerando a cobrança em caso de concretização da transação.

A mesma estratégia é oferecida pelo PayU, que também permite o envio do link de pagamento ao cliente por e-mail, chat ou redes sociais.

Outro aspecto interessante é que o vendedor é comunicado sobre o status da operação e pode planejar melhor as suas ações.

Já no PayPal, o link de pagamento depende de uma solicitação individual, mas o funcionamento é basicamente o mesmo.

É preciso criar uma conta, clicar em Solicitar pagamentos, informar os dados do produto e o endereço de e-mail do cliente.

Como você pode ver, a diferença básica é que o cliente recebe o link no e-mail, sendo essa opção obrigatória já no cadastramento da transação.

O funcionamento do link de pagamento no PayPal é muito parecido com o existente no MercadoPago.

Nessa plataforma, é preciso digitar o endereço de e-mail dos clientes e o link será enviado por mensagem eletrônica a eles.

Assim que receberem, podem acessar a área especial e escolher o meio de pagamento preferido.

Pontos de atenção sobre o link de pagamento

Como toda a transação online, a preocupação com a segurança costuma predominar entre os empreendedores.

No caso do link de pagamento, o processo é bastante seguro, mas ainda assim você pode aumentar a margem de proteção.

O ideal é ter controle total sobre o link

Isso significa que você deve decidir por qual plataforma ele será enviado ao cliente.

Se ela limitar o envio ao e-mail, há sempre o receio de uso de links maliciosos por cibercriminosos para induzir as pessoas ao erro.

Então, não esqueça de esclarecer bem a quem negocia com você como o link deve chegar através da mensagem, quais as suas características e também como funciona a área segura da plataforma.

Fique atento!

É importante que você o ajude a se habituar com a ferramenta.

Atente-se as regras de uso.

Apesar de ela ser extremamente fácil e intuitiva, talvez ele nunca a tenha utilizado antes.

Certifique-se também que o link gerado é único e não esqueça de direcioná-lo ao cliente certo.

Uma troca de links pode gerar problemas para todos os envolvidos e ainda pegaria mal para você, que passaria uma imagem de desorganização.

Outro ponto a avaliar é se há prazo para o link expirar.

Embora você deseje que o cliente conclua o pagamento para finalizar a venda e contabilizar a receita, não dá para limitar o prazo para ele fazer isso.

Esse tipo de regra tende mais a atrapalhar do que ajudar.

Se o cliente desejar pagar daqui a sete ou 15 dias e o link já tiver expirado, ele pode ficar aborrecido e desistir da compra.

E o pior: talvez construa uma imagem negativa a seu respeito e visite o concorrente, mesmo não sendo sua culpa, mas uma condição da própria plataforma.

Também não custa lembrar que você precisa acompanhar a transação.

Não basta gerar o link e dar a venda como concluída e seu compromisso encerrado.

Em primeiro lugar, sua atenção à operação garante que uma possível dúvida ou dificuldade do cliente seja prontamente atendida.

Em segundo, a finalização da compra joga a responsabilidade para você.

E como o cliente já pagou, ele aguarda pelo recebimento do que comprou.

Por fim, lembre sempre de inserir no seu controle financeiro o monitoramento e registro das operações realizadas através do link de pagamento.

Um gestor organizado não se descuida do fluxo de caixa e registra neles todas as despesas e receitas.

Se a ferramenta for bem utilizada, não será surpresa se acabar se tornando o seu principal meio de recebimento.

Então, fique de olho nele!

Novidade conta.MOBI

A conta.MOBI não se cansa de inovar para oferecer aos pequenos empreendedores do país as melhores soluções, o que inclui a cobrança dos clientes.

Depois do boleto e da máquina de cartão de crédito e débito com as melhores taxas do Brasil, a conta digital lança agora o link de pagamento.

É mais uma facilidade para quem quer opções para receber pelos serviços prestados e produtos vendidos.

E como não poderia deixar de ser, essa novidade tem a marca da conta.MOBI, com diferenciais fundamentais para quem tem uma empresa a gerenciar.

O principal deles é a integração total com a sua conta digital.

Assim, além de já cuidar da gestão financeira a partir do site ou aplicativo, você administra facilmente os recebimentos através dos links gerados.

Pode, por exemplo, conferir os dados da operação e do pagador, o status do recebimento e filtrar por data, origem, descrição, CPF, tipo e estado atual.

É ou não é muito mais facilidade para receber fácil de seus clientes?

Como gerar um link de pagamento pela sua conta.MOBI

  1. Para gerar um link de pagamento, é preciso estar logado na conta.M
    Receber pelas suas vendas pode ser fácil:basta enviar o link de pagamento conta.MOBI por SMS ou compartilhar nas redes sociais.

    OBI, seja pelo app ou via site

  2. Em seguida, acesse o menu Meus Ganhos e, depois, o submenu Gerar Link de Pagamento
  3. Será aberta uma tela com as seguintes guias: Gerar Link de Pagamento, Ver Recebimentos e Ver Meus Links
  4. Você deve selecionar a guia Gerar Link de Pagamento e completar os campos Descrição da cobrança (até 50 caracteres) e Valor da venda
  5. Depois, é só clicar no botão Gerar link
  6. Essa ação abrirá o modal Registro de link de pagamento emitido
  7. Você pode clicar no botão Copiar link para depois compartilhar por e-mail, SMS ou redes sociais
  8. Se desejar, pode também clicar no botão Prazos e Taxas para definir regras de prazos e taxas do link de pagamento.

Cumpridos esses passos, você gerou o link e o encaminhou ao cliente.

Agora, o processo depende dele para ter continuidade.

Ao receber o link e clicar nele, o usuário será direcionado a uma página com o botão Pagar Agora, trazendo todas as opções para pagamento.

Se ele escolher o pagamento por cartão de crédito, deve informar os dados do cartão, endereço de entrega e endereço de cobrança.

Depois, é só clicar em Confirmar pagamento.

Quando aprovado o pagamento, o cliente recebe um e-mail de aprovação da compra, enquanto o empreendedor é informado sobre a confirmação da venda.

Para o pagamento por boleto, o pagador deve preencher os campos solicitados e clicar no botão Gerar boleto.

É possível copiar o código de barras, enviar o boleto por SMS ou e-mail e também preparar a página para impressão do documento.

A taxa de boleto vem inclusa nele e é de responsabilidade do pagador.

Assim que o sistema identificar a compensação, pagador e recebedor são informados.

Se isso não ocorrer em cinco dias após o vencimento, o pagamento será cancelado.

Vantagens do link de pagamento conta.MOBI

Como já comentei, a conta.MOBI tem no link de pagamento uma solução integrada à sua conta digital.

Descubras todas as vantagens!

É muito mais praticidade para o usuário.

Basta estar conectado à internet para ter acesso a todas as informações relativas a cada link de pagamento enviado.

Inclusive, o empreendedor pode saber de forma fácil a data em que o valor foi creditado na sua conta.MOBI.

É interessante ainda observar que o link gerado pode ser acessado quantas vezes o pagador desejar, mesmo se já tiver escolhido a forma de pagamento.

Isso representa maior autonomia para o cliente, o que costuma agradar em cheio.

Os valores devidos em cada link de pagamento são depositados na conta.MOBI do empreendedor em até 15 dias.

São aplicadas as seguintes taxas:

  • Venda à vista: 5,99%
  • Venda parcelada: 5,99% + 2,49% por parcela
  • Valor fixo de R$ 1,00 por pagamento.

Por que o link de pagamento é uma solução melhor que as outras oferecidas no mercado?

Essa é bastante fácil de responder.

O link de pagamento é simplesmente a solução mais completa que existe no mercado para receber de forma segura de seus clientes.

Essa é uma tecnologia que permite às empresas vender através do meio de pagamento preferido de cada cliente.

É o fim daquela história de perder uma venda por não contar com a forma que seu cliente possui para pagar.

Se ele quer pagar no boleto, no cartão ou mesmo no dinheiro, essa é uma decisão para a qual conta com total autonomia.

Também pode fazer tudo isso eletronicamente ou, no caso de usar de dinheiro vivo, imprimir o boleto e pagar em uma instituição credenciada.

E quando falamos do link de pagamento da conta.MOBI, a solução que já era fantástica fica ainda melhor.

De forma prática, barata e segura, qualquer empreendedor pode ter a sua política de cobrança integrada à gestão das finanças.

É uma opção que dá a ele muito mais capacidade de controlar as vendas e o caixa.

Conclusão

Agora que já sabe tudo sobre nossa nova atualização, dê ao seu cliente o que ele deseja, opção de escolha!

Então, gostou de conhecer o link de pagamento?

Agora, é só ficar ligado na novidade. A conta.MOBI lançou esse novo produto.

Se você se interessou por ele, não perca tempo.

Como vimos neste artigo, as vantagens são várias, tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente.

É ou não é uma receita de sucesso?

Mas não se esqueça de fazer a lição de casa.

Quando falamos de métodos de pagamento, é sempre importante estudar seu público-alvo para disponibilizar as opções que melhor se encaixam nos seus interesses.

Se o link de pagamento está entre elas, é só elaborar a sua estratégia e divulgar a novidade aos clientes.

Equipe Money Radar

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