Como a sua empresa vem cuidando da logística?
Dependendo do seu ramo de atuação, essa é uma área extremamente sensível.
Pode, inclusive, ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Um processo logístico bem conduzido é um dos principais diferenciais competitivos em relação aos concorrentes.
No entanto, isso também depende de planejamento, que é um dos pilares do mercado corporativo.
Um bom planejamento logístico é crucial para colocar qualquer empreendimento à frente dos demais.
E isso acontece principalmente pela garantia de entrega ao cliente daquilo que ele deseja, da maneira como ele gostaria de receber.
Por outro lado, um mau planejamento pode fazer a empresa perder pontos.
Logística é, em termos simples, um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a facilitar o fluxo de ações de uma empresa.
É uma estratégia que passa por todos os seus setores, visando agilizar processos, reduzir custos e atingir metas previamente estipuladas.
Em tese, o conceito de logística funciona assim.
Mas e na prática?
Você sabe a importância da logística empresarial e como implementá-la no seu negócio?
O artigo de hoje foi construído para esclarecer tudo sobre logística, trazendo dicas para usá-la a favor do seu negócio.
Vamos lá?
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a logística não está limitada apenas aos setores de transporte, distribuição e estoque.
Há muito mais envolvido nesse processo dentro de uma empresa, principalmente no que diz respeito às atividades de gestão e administração.
Nesse sentido, podemos incluir planejamento, definição de estratégias, melhorias de processos.
Entre outras questões de extrema importância para alcançar objetivos e metas.
A logística pode ser um fator fundamental para melhorar a produtividade e os resultados do seu negócio.
Por esse motivo, é muito importante entender o seu papel na empresa e incorporá-la ao dia a dia.
De fato, a logística pode ser definida como o processo de gestão da aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de itens.
Mas também se relaciona com os fluxos de atividades e informações.
Tem por objetivo reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes, obter agilidade nas soluções e aumentar a lucratividade.
Por tudo isso, ela é um processo fundamental.
Além de tratar das atividades operacionais que envolvem a área, a logística também é a responsável por gerir a comunicação, de forma que os resultados sejam aprimorados, em vários aspectos.
Conforme já mencionei, a logística influencia na produtividade de um negócio por tratar, também, da gestão dos processos.
Ela busca meios para tornar as atividades mais ágeis, menos onerosas para a empresa e com menor risco de falhas.
A logística não é limitada e não é limitante.
Cumpre papel importante na hora de buscar pelos resultados esperados.
Possibilita identificar gargalos que vêm atrapalhando a concretização dos objetivos.
Cria ações que garantem a eliminação ou pelo menos a minimização das falhas.
Esse processo tem por característica a busca pela excelência e a melhora de resultados.
Isso sem esquecer, é claro, do foco em produtividade, de fazer mais com menos.
A produtividade é melhorada a partir da logística e as atividades são realizadas com diminuição dos desperdícios, seja de tempo, recurso ou mão de obra.
Além disso, a busca pela agilidade, também é um ponto que contribui para a produtividade.
Dessa forma, ter bons índices de produtividade no seu negócio depende de uma boa logística.
É preciso demonstrar capacidade para otimizar o trabalho dos seus colaboradores, fazendo com que melhores resultados sejam alcançados, mas com menos recursos.
Você já deve ter uma boa ideia sobre os benefícios da logística empresarial, agora que compreende melhor o processo.
Mas para não restar dúvidas, confira só vantagens contra as quais não há argumento.
Através de um planejamento logístico eficiente nos processos de uma empresa, os insumos são assegurados, chegam até as fábricas, são bem acomodados e utilizados, diminuindo ao máximo o desperdício.
Após isso, tudo o que foi produzido deve ser direcionado aos consumidores por meio de estratégias eficientes e precisas de distribuição.
É um esforço cíclico, sendo que a próxima etapa sempre depende da anterior.
A logística é que coloca ordem na casa, organizando as ações.
Por isso, é tão importante.
O processo logístico envolve uma cadeia de eventos que, juntos, impactam positivamente e geram economia para a empresa.
É por isso que um bom planejamento logístico deve se fazer presente em cada setor.
Os resultados obtidos são qualificados ao promover a avaliação da infraestrutura de transporte, da estocagem de insumos e dos produtos acabados.
Isso sem deixar de reavaliar estratégias de distribuição, sanando qualquer problema ou custo elevado identificado na rotina do negócio.
Obviamente, cada setor de uma empresa possui uma função específica que faz com que todo o sistema funcione como uma engrenagem composta por várias peças.
Isoladamente, há uma rotina e metas a cumprir.
No entanto, a partir do momento em que os setores são integrados por uma logística bem planejada, devem trabalhar juntos para garantir os resultados.
Com o foco na eficiência, prazos e objetivos são cumpridos à risca.
Quando aplicada à integração entre os setores de uma empresa, a logística favorece o trabalho em equipe, incentivando realizações positivas e proativas.
Esse ponto também merece destaque, principalmente diante do mercado atual, em que práticas sustentáveis favorecem o sucesso.
Pense nisso quando propor a implementação de um processo logístico na sua empresa.
Descarte de materiais e resíduos diversos favorecem o desenvolvimento de uma consciência ambiental no ambiente corporativo.
Os benefícios disso?
Assegurar o cumprimento das leis e garantir um fator de destaque para a marca.
Ser ambientalmente correto não é apenas bom para a natureza, mas também favorece o posicionamento do seu negócio perante a sociedade.
Ainda assim, que essa seja uma atitude verdadeira e transparente, pois sua empresa tende a ter longevidade mostrando sinceridade ao demonstrar essa posição.
Como você já percebeu até aqui, uma empresa que decide implementar processos logísticos de maneira eficiente consegue reduzir seus custos a elevar a sua produtividade.
Portanto, é possível concluir que essa é uma estratégia eficiente para o seu negócio e merece um lugar nele.
Mas, afinal, como implementar um planejamento estratégico eficiente para o seu negócio ter na logística os resultados que você tanto espera?
Veja algumas dicas:
Você que acompanha o blog sabe o valor que o planejamento ocupa no dia a dia de um negócio.
E se você está na área de logística, já deve saber o quanto essa condição é crucial para o sucesso do seu setor.
Sem metas e estratégias definidas, o trabalho se torna muito mais complexo e isso tende a afetar a produtividade e os resultados.
Por isso, o planejamento é tão importante.
Nessa hora muitas ferramentas são válidas, como uma agenda semanal com todos os objetivos e metas a serem cumpridos no período.
Focando nisso, você pode planejar os seus dias elencando as prioridades e dividindo as tarefas entre você e a sua equipe.
Quem não sabe aonde quer chegar, acaba não chegando a lugar nenhum.
Os resultados que não são mensurados e acompanhados dificilmente passarão por um processo de melhoria.
Afinal, como saber que algum processo pode e deve ser melhorado sem um monitoramento eficiente?
Dessa maneira, a dica é estabelecer bons indicadores de desempenho e conhecer as ferramentas que são úteis nesse processo.
Foque nos chamados KPIs, que podem te ajudar a manter o setor sempre produtivo e econômico.
Alcançar um negócio de sucesso é um sonho de todo empreendedor que decide abrir uma empresa.
No entanto, isso envolve empenho, persistência e muito trabalho.
Não depende apenas de você, mas também do quanto seus colaboradores se empenham para isso.
Portanto, eles precisam ser aliados e estar ao seu lado.
Busque estratégias para que você possa conquistar a confiança deles.
Acima de tudo, acredite no potencial e na qualidade de cada um e valorize o melhor de cada pessoa.
Deixe claro como todos podem se beneficiar dos avanços da empresa e recompense-os quando os bons resultados vierem.
Um processo de logística, para ser implementado, precisa ter investimento.
Antes de mais nada, é preciso que sua empresa rentabilize, sem exceder os gastos.
Algumas empresas muito lucrativas acabam não tendo grande sucesso porque gastam demais.
Ou seja, de nada adianta aumentar o faturamento em 20% se os gastos acabaram elevados em 25%.
A conta não fecha, certo?
Há uma relação entre receitas e despesas que todo empreendedor precisa compreender.
Assim, o primeiro passo é estar atento ao comportamento do seu fluxo de caixa.
Fale com um contador para ter o seu suporte e estancar a sangria.
Busque reduzir custos sem que isso afete a qualidade do serviço ou do produto que você entrega.
Definitivamente, para que você possa implementar a logística no seu negócio, é preciso ser estratégico, tomar decisões inteligentes e priorizar o que realmente importa e dê resultados.
Dentre várias alternativas que levam a isso, pense em contratar um empresa de transporte de cargas.
Esta acaba sendo uma alternativa eficiente para negócios que dependem de entrega de mercadorias.
É uma opção que pode reduzir gastos com frota e mão de obra, assim como custos de frete.
Também pode profissionalizar o processo de entrega, aumentar a satisfação do cliente, ganhar tempo e qualidade.
Um boa estratégia logística ajuda as empresas a melhorar os custos, fidelizar clientes e até criar novas oportunidade de negócios.
Pensando nisso, fica claro que planejar e implementar com excelência o processo de armazenamento e transporte é um importante vantagem competitiva.
Mas como evitar aqueles problemas que a certa altura comprometem a confiança de seus clientes?
Conheça quais são os erros mais comuns relacionados à logística e saiba como driblá-los.
Alcançar um alinhamento entre todos os envolvidos na cadeia logística costuma ser um desafio para as empresas.
A falta de comunicação entre os diferentes setores e até entre os membros do mesmo setor pode ser um dos maiores empecilhos.
Subestimar a necessidade de colaboração e comunicação entre áreas internas, embarcadores, transportadores e clientes são erros que muitas vezes se agravam por promessas impossíveis de serem cumpridas na prática.
Todos os envolvidos em um processo precisam se sentir parte da missão, da visão e do valor de uma empresa para conhecer a real importância da sua atividade.
Quando o acesso à informação e a transparência são limitados ou inexistentes, os colaboradores acabam se tornando executores passivos de qualquer atividade.
Resumindo, não há motivação ou envolvimento intelectual.
Também defina e comunique previamente todas as áreas internas sobre quais níveis de qualidade de serviço ou produto serão ofertados aos clientes.
Garanta com que todos falem uma mesma língua.
A troca de informações entre os membros de uma empresa, independente do seu cargo, é fundamental para deixar claro quais são as dificuldades presentes em cada nível.
Obviamente, a base de tudo é o respeito, mas todos devem ter direito a voz e se sentirem à vontade para falar.
Então, invista em ferramentas de comunicação interna.
Assim, fica muito mais fácil gerenciar as tarefas de cada colaborador e tornar o trabalho cada vez mais produtivo e rentável.
Também atue de forma próxima para evitar problemas de estoque, armazenamento, atrasos e devoluções.
Comunique destinatários e demais interessados sobre qualquer mudança no decorrer de uma entrega.
A boa comunicação é essencial para garantir o foco e é também a chave para promover a participação e colaboração entre funcionários e terceiros para alcançar os objetivos do negócio.
Confiar em processos manuais e descentralizados para gerenciar a cadeia logística de uma empresa é algo capaz de trazer muitas dores de cabeça.
Gastar tempo demais procurando papéis, buscando e-mails, gerenciando arquivos perdidos, por exemplo, ocupa o tempo da sua equipe de forma demorada.
E se isso acontece, é porque algo foi feito previamente de maneira ineficiente.
Para reduzir processos manuais, utilize soluções tecnológicas capazes de automatizar as tarefas, como monitoramento de entregas e coletas.
Soluções deste tipo permitem acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos.
Também liberam o tempo da sua equipe para focar na gestão propriamente dita, antecipando e corrigindo problemas de atraso, por exemplo.
Algumas tarefas operacionais e rotineiras muitas vezes consomem tempo demais.
A programação de entregas e o agendamento de recebimento são algumas das atividades que, quando não estão bem definidas quanto a cada setor, podem acabar causando transtornos administrativos.
Por isso, pode ser importante terceirizar parte da gestão da operação logística.
Não hesite em contratar parceiros especializados em atividades que não fazem parte do core business da sua empresa.
Em transições desse tipo, o ideal é que alguns processos sejam criados e que tudo que for feito seja transparente, padronizado e auditável.
Com uma gestão especializada e dedicada, a sua empresa ganha não apenas com economia de custos, como também com uma grande vantagem estratégica.
Muitas empresas falham no momento em que os gargalos precisam ser enfrentados.
Problemas operacionais simplesmente podem passar despercebidos.
Além disso, a falta de visibilidade, causada pela limitação decorrente até mesmo do dia a dia, pode ter consequência direta na eficiência operacional.
Gestores que não conseguem enxergar claramente a operação logística têm grandes dificuldades em gerenciar riscos ou tomar decisões rápidas e embasadas.
Os dados podem até passar por diferentes colaboradores ao longo de todo o trajeto na cadeia de suprimentos.
Isso deixa o processo sujeito a diversas alterações de informações.
As planilhas, por exemplo, podem ser atualizadas várias vezes por dia e isso dá margem para muitos erros.
A solução, nesses casos, é investir em uma tecnologia capaz de fornecer fácil acesso à informação.
Busque simplicidade no uso e no gerenciamento dos dados para que tudo que estiver disponível seja utilizado para otimizar o tempo dos profissionais, eliminar gargalos e evitar custos adicionais.
Os erros cometidos com relação à logística implementada em um negócio podem ser inúmeros.
Por isso, é importante que você seja visionário e esteja atento não somente ao seu negócio, mas ao que está acontecendo em torno dele.
Estar antenado é importante para se antecipar às soluções e às oportunidades, gerando resultados que levam ao sucesso.
Os benefícios de um processo logístico bem feito podem ser inúmeros.
Você já leu neste artigo sobre muitos deles.
Uma das principais vantagens em contratar bons profissionais em logística está no conhecimento sobre as necessidades que a sua empresa pode ter com relação às operações de armazenamento, distribuição e transporte.
Além disso, torna-se possível escolher, entre os parceiros disponíveis no mercado, aqueles que se identificam com o perfil do seu negócio.
Dá para se restringir a quem se mostra capaz de atender a todas as demandas de forma personalizada, demonstrando afinidade com o porte e o segmento da sua empresa.
Contratando um fornecedor que possui essa expertise e afinidade, a matéria-prima fornecida trará menos problemas para os seus colaboradores e os gestores também podem contar com uma equipe que tem maior competência para lidar com a rotina logística da empresa.
No que diz respeito ao transporte de produtos, por exemplo, uma boa dica é dar preferência a quem ofereça diferenciais.
Por exemplo, contar com um sistema tecnológico que permite o rastreamento da carga em tempo real utilizando dispositivos móveis.
Isso pode atrair uma clientela selecionada;
Hoje em dia, pode fazer uma grande diferença e impulsionar o negócio a ter melhores resultados.
Afinal, é um recurso extremamente valioso.
Através do qual é possível manter a empresa contratante e os consumidores sempre bem informados sobre o paradeiro da sua entrega.
Perceba como uma planejamento logístico pode gerar excelentes resultados tanto no processo de entrega, quanto nas questões administrativas.
Cabe ao profissional estabelecer, dentre tantas estratégias, quais são aquelas que asseguram.
Sejam no menor tempo possível, com o mínimo de custo, o bom andamento dos trabalhos, desde a aquisição até a entrega final de um produto ao cliente.
Ter uma logística eficiente é extremamente possível.
Pense que esse é um objetivo que pode ser alcançado por qualquer empresa ou empreendedor.
Basta querer levar vantagem competitiva sobre a concorrência.
Afinal, esse pode ser o seu maior diferencial.
Neste artigo, falei sobre a logística em empresas, suas vantagens e desafios.
Você deve ter percebido que lidar com a logística em um negócio não se restringe a grandes organizações.
Pequenas e médias empresas estão cada vez mais interessadas em trabalhar com processos otimizados.
Elevando a produtividade, visando proporcionar maior satisfação aos seus clientes.
Muitos empreendedores vêm percebendo a importância da logística em um negócio e como ela influencia em diversos pontos da empresa.
Principalmente, observam a visibilidade que isso acarreta perante o mercado e os consumidores.
Para garantir que a logística também funcione no seu negócio, é de extrema importância que você possa identificar quais são as expectativas e as necessidades de seus clientes.
Elenque aspectos como o tamanho do pedido, horário de recebimento, prazo de entrega, forma de recebimento, entre tantos outros detalhes que fazem a diferença.
Assim, quando sua equipe for mobilizada nesse planejamento, será muito mais fácil estabelecer qual o melhor meio de atender os clientes e satisfazer as suas necessidades.
Afinal, eles são a prioridade. Sempre!
Ter clareza e transparência com sua equipe faz com que o processo seja ainda mais eficiente.
E se você acha que implementar a logística é algo caro, não se deixe enganar!
Como os resultados podem ter um impacto relevante, o foco está sempre na redução de custos e não no aumento de investimentos.
Assim, novas formas de negociação com fornecedores e de elevar a sustentabilidade financeira da empresa são assuntos sempre em pauta.
E não esqueça de incluir o seu time nessa jogada.
Eles são peças fundamentais para uma logística de resultados.
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