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Marketing Digital: Conheça estratégias para sua empresa vender mais

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Com o Marketing digital é possível ter um grande alcance nas campanhas ao investir um valor muito mais acessível do que o necessário em mídias tradicionais.

As oportunidades que essa nova realidade apresenta exigem mais “cérebro” e menos “dinheiro” do que o marketing tradicional.

Tal realidade certamente dá mais condições para que os empreendedores construam empresas de alto impacto.

Além disso, as estratégias de Marketing Digital são mais certeiras, ou seja, atingem diretamente as pessoas que são interessadas em adquirir um determinado produto ou serviço.

Mas, para aproveitar as oportunidades que surgiram com a internet, é preciso que os empreendedores utilizem o Marketing Digital de forma estratégica.

Ou seja, com o objetivo de atrair e selecionar uma audiência e conduzi-la até o momento de compra.

Para isso, é necessário desenvolver 5 funções básicas, as quais serão descritas detalhadamente a seguir,

Marketing digital: Como fazer? Conheça as etapas.

Já ouviu falar do funil de vendas do marketing digital? Ele representa todo o caminho que o consumidor percorre até efetivar a compra.

Atrair

A primeira e talvez a principal função do Marketing Digital é atrair pessoas até o site da empresa.

Afinal, sem ter esse primeiro contato com a marca, será impossível que alguém passe pelas demais etapas do processo e consiga finalizar uma venda por meio da internet.

E gerar tráfego de qualidade no site é um dos principais desafios para quem está iniciando no Marketing Digital, podendo ser a primeira barreira ou dificuldade para os empreendedores.

Porém, após essa conquista, todas as demais etapas fluirão mais facilmente, trazendo resultados positivos para a marca.

É preciso que seja feito um investimento em estratégias para que as pessoas encontrem a sua marca na internet. Assim, a primeira ação que deve ser feita é a produção de conteúdo para a web.

É recomendado que a sua empresa invista em Marketing de Conteúdo para gerar valor para seus clientes. Uma maneira de começar é com um blog.

Assim, se você tem uma loja de roupas femininas, por exemplo, poderá desenvolver conteúdos como “dicas de moda para o verão”, “como combinar peças de roupa com maquiagem’.

Entre tantos outros, que sejam de interesse do público que você atingir.

Desse modo, utilizando as palavras-chave corretas, as pessoas poderão encontrar o seu blog em buscas no Google e outros sites de pesquisa, tendo o conhecimento e primeiro contato com a sua marca.

Além de contar com a audiência do Google, publicar o seu conteúdo em redes sociais como o Facebook e o Instagram e distribuí-lo em forma de anúncios também pode ser uma boa ideia para encontrar público para o seu blog.

Converter

No meio do funil, parte de conversão, o ideal é que você ofereça materiais ricos ao visitante em troca, por exemplo, de dados valiosos que vão ser úteis na sua estratégia.

Depois de que a sua marca já foi encontrada na internet, o próximo passo é fazer com que o visitante do blog seja convertido em lead, que nada mais é do que um consumidor em potencial para a sua empresa.

Isso é importante porque dificilmente alguém fecha uma compra logo no primeiro contato que tem com uma marca na internet, sendo necessário fazer com que a pessoa que acessou um artigo em seu blog siga recebendo seu conteúdo.

Para conseguir converter os visitantes do seu blog em leads, é preciso investir em estratégias que sirvam como uma isca para que essa pessoa deixe um meio de contato, como o email, para que você possa manter um relacionamento com ela.

Uma das estratégias mais utilizadas para a conversão são as landing pages, uma página em que você pode oferecer algo para o usuário, como um “guia completo de moda para se destacar no trabalho”, se ainda utilizarmos o exemplo da loja de roupas femininas.

Para receber esse eBook, as pessoas interessadas deverão preencher um formulário, deixando o seu nome, email, telefone, entre outros dados que sejam de seu interesse.

Relacionamento

Use e abuse das redes sociais para interagir com seus leads e gerar engajamento.

Após você ter gerado leads para o seu negócio, é chegado o momento de estabelecer um relacionamento com essas pessoas. Para isso, é importante que você faça ações de email marketing e mídias sociais.

Por meio de campanhas de email marketing você pode distribuir os artigos que produz em seu blog e outras informações e dicas que sejam interessantes para o público que você conquistou.

Essa técnica, chamada de nutrição de leads, pode também ser automatizada, com os conteúdos sendo disparados em um ciclo com intervalos determinados.

Já nas redes sociais, é possível que sejam compartilhados os artigos do blog e feitas publicações que gerem engajamento e faça com que os seguidores interajam com a sua marca.

Como o estímulo a debates, brincadeiras, dicas rápidas etc.

Vender

A etapa de venda deve ter esforço não só da equipe de marketing como também da equipe de vendas.

A penúltima etapa do processo de Marketing Digital é a venda.

Esse trabalho deve ser realizado em parceria entre as equipes de marketing e vendas da empresa, sendo que o profissional de marketing deve desenvolver ações para preparar os leads e qualificá-los para as ações do vendedor.

Quando um lead procura a empresa para talvez fechar uma compra, talvez ele ainda não esteja convencido de que ele realmente precisa daquela solução e precise mais informações acerca do assunto.

Isso faz com que o vendedor tenha um papel mais focada na consultoria do que na venda em si.

É preciso que os vendedores saibam manter um diálogo com as pessoas, tirar dúvidas e ajudá-las a entenderem se elas precisam mesmo daquilo que a empresa está oferecendo.

Aquela velha ideia de persuadir o cliente e vender a qualquer custo deve ser esquecida, pois o objetivo das empresas é fidelizar a clientela, de modo que essa pessoa possa voltar a comprar em outras oportunidades.

Analisar

Marketing de digital sem análise de resultados é uma estratégia perdida. Por isso, não desconsidere esta etapa.

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de analisar métricas e saber o que está dando certo e o que está dando errado na estratégia desenvolvida.

A quantidade de acessos ao seu blog, o número de pessoas que abriram sua campanha de email, quantos leads se tornaram compradores, todos esses são exemplos de dados que você pode analisar em suas ações de Marketing Digital.

Assim, se você descobrir que um determinado tipo de conteúdo gera mais leads do que outro ou que um determinado horário de envio de email traz mais resultados, pode replicar essas ações.

Conclusão

Agora que você já sabe que o marketing digital pode ser um grande aliado para o crescimento do seu negócio, que tal começar a aplicar na empresa?!

Gostou de saber mais sobre o Marketing Digital? Então agora é chegado o momento de colocar todo esse aprendizado em prática na sua empresa.

E, se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos leia o eBook gratuito da Resultados Digitais: Marketing Digital para Empreendedores.

Lá você encontrará muitas informações interessantes para a sua empresa!

Equipe Money Radar

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