O medo de empreender limita a criação de negócios de sucesso.
O Brasil é imenso e as oportunidades estão acenando por aí, para você que quer ser empreendedor ou que já está inserido no mercado.
Quer abrir uma empresa? Expandir?
Se o medo pega, você perde chances.
Mas por que as pessoas tem medo de empreender?
Muitas vezes, o medo acontece por vergonha. E vem com desculpas.
Você acha que não está preparado, que não tem a determinação para empreender necessária, que vai ser um fracasso e tal e coisa.
Existe um momento perfeito para abrir um negócio?
Não. Não existe esse momento mágico. E nem condições perfeitas para empreender.
É claro que não é para se atirar às cegas no mundo do empreendedorismo.
Arriscar nos negócios vale até certo ponto.
Para você que quer descobrir como superar o medo de empreender, este artigo traz boas dicas.
Para começar, há vários institutos de aconselhamento.
Eu posso indicar o Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
E são muitos os cursos de formação e atualização para empreendedores. Presenciais ou mesmo online.
São ideais para quem não tem tempo a perder. É só querer e escolher.
Com as estratégias para empreender que você vai conferir a partir de agora, tudo tende a ficar mais fácil.
Aos poucos, você vai vencendo o medo de empreender e conquistando a autoconfiança necessária para o sucesso.
Afinal, essa é uma das características esperadas de um bom empreendedor.
Vamos juntos encarar o desafio? Siga a leitura!
Você certamente já ouviu que o Brasil é um país empreendedor, que o brasileiro tem tino para os negócios e por aí vai.
Até onde isso é realmente verdade, fica difícil afirmar com certeza.
Mas não há dúvidas de que o assunto empreendedorismo está em alta por aqui. Ou melhor, continua em alta.
O relatório de 2016 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicado pelo Sebrae em agosto de 2017, aponta que o número de empreendedores no país vem subindo.
Mesmo com a crise? Sim. E até por causa dela.
Esse relatório diz que 36% da nossa população adulta está realizando alguma atividade empreendedora.
No entanto, abrir uma empresa aqui é uma maratona.
Requer paciência para lidar com a burocracia, tempo para resolver todos os detalhes exigidos por lei, custos com os quais você precisa arcar.
Isso varia de estado para estado, é claro.
Mas não há dúvidas de que a burocracia desafia.
E o curioso é que pode ser mais fácil abrir uma empresa em Minas Gerais e Rio Grande do Sul do que em São Paulo, por exemplo.
Somos um só país, mas com diferentes realidades e exigências diversas.
Uma mesma empresa pode ser aberta na metade ou no dobro do tempo, dependendo exclusivamente da sua localização.
E haja tempo e paciência para peregrinar em vários locais diferentes.
Nenhum deles resolve tudo de uma vez. Nem a Internet.
Tem que correr atrás das licenças na prefeitura, na Junta Comercial, no Corpo de Bombeiros, na Secretaria da Fazenda, talvez junto ao Departamento de Meio Ambiente e assim vai.
Os custos com taxas de alvará pesam no bolso.
E o pior: eles variam também nos estados e municípios.
De acordo com a Firjan, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o valor médio de abertura de uma empresa no Brasil, considerando etapas, taxas, portes e setores é R$ 2.038,00.
Sergipe é o estado que cobra mais caro. E a Paraíba o que cobra menos.
Obviamente, essa é uma média geral.
Para abrir uma empresa MEI, por exemplo, é fácil e rápido. E sem custos.
Isso em falar na Redesim, que ainda engatinha no país, mas promete dar início a um negócio em apenas dois dias.
Já contei uma verdade sobre o empreendedorismo no Brasil: muita burocracia, tempo e custos.
Mas há outras para você conhecer. E também mitos.
Vamos lá?
Sim, isso é verdade.
Mas se isso está buzinando na sua cabeça, lembre-se de que empregos também correm.
Uma boa estratégia e um bom planejamento minimizam os riscos.
Também é verdade.
Mas precisa muito? Bem, não tem que ser especialista.
Mas é fundamental saber controlar o fluxo de caixa, prever gastos e ganhos.
E não colocar o dinheiro no que é desnecessário, é claro.
A originalidade ajuda, mas não é condição obrigatória.
Se for isso que está paralisando você, anote: ideias originais são boas.
Mas aperfeiçoar o que já está no mercado com mais qualidade e eficiência é maravilhoso.
Ajuda bastante.
Não precisa nascer sabendo.
Mas você pode se tornar um excelente vendedor.
É uma questão de estudo e treino, de aprender a correr atrás de bons clientes.
Ter argumentos e boa comunicação.
Quem se comporta como um empreendedor de sucesso acrescenta firmeza nas ações.
Não necessariamente. Pode até ser pior.
Para dar certo, um negócio exige muito trabalho e dedicação.
Sua agenda tem que estar sempre organizada.
Saber dividir o tempo entre o trabalho e a vida pessoal é importante.
Esse é um mito muito comum.
Mas não precisa ser assim, pois existem negócios com investimentos pequenos.
Pesquise o seu mercado.
Entenda as necessidades do público-alvo.
É possível produzir rápido e com baixo custo.
Sim, é verdade.
É errando que se aprende.
Estude cada um deles para que não aconteça de novo.
Encare isso com naturalidade.
Não deixe que o medo de errar impeça você de seguir os planos.
Não é só $$$.
Ter capital é importante. Mas você tem que estar motivado e estimular sua equipe.
Comprometimento é mais do que só dinheiro.
Divulgação e marketing inteligentes também ajudam – e muito.
Ter medo de empreender acontece. Muita gente tem.
É partir para um território novo. Receio de fracassar.
Mas quantas pessoas querem deixar de bater ponto para ser patrão?
E esse medo é até saudável para conhecer os riscos e limites.
O medo só não pode deixar você imobilizado, sem ação, estagnado e preso à zona de conforto.
Vamos a algumas dicas que ajudam você a vencer esse medo.
Para abrir uma empresa, ame o que vai fazer.
Você tem que estar motivado para se entregar ao trabalho.
Não adianta ser apenas um capricho.
Você precisa saber o que quer e qual satisfação essa nova etapa vai trazer.
É só o dinheiro? É só o prazer?
Com certeza, é ter os dois juntos para tudo dar certo.
Analise as suas limitações, as suas qualidades e habilidades.
E também se o seu empreendimento tem a ver com seus valores.
Faça uma autoanálise bem honesta.
É medo do risco do mercado ou você se acha incapaz de gerir um empreendimento?
Quais são os seus limites para correr riscos?
Autoconhecimento nunca é demais.
Desenvolva sua ideias de produtos ou serviços.
Mostre para sua família e aos amigos de confiança.
Valide a ideia.
Pense friamente.
Se puder, dê uma sondada com desconhecidos para contar com uma opinião imparcial.
As aceitações trazem mais segurança para combater o medo.
Faça um plano de negócios bem detalhado.
Uma ideia no papel vale mais do que apenas na cabeça.
Um documento já é um passo para a concretização do sonho empreendedor.
Acrescenta apoio e firmeza em sua iniciativa.
Planeje a médio e longo prazo.
Vença aquele papo de que o retorno acontece como um clique.
Ficar rico rapidamente é fantasia.
Dedique-se ao que é mais importante, como definir etapas e pesquisar o mercado.
Com o foco ajustado, o medo e os riscos diminuem.
Acrescente um mentor à sua ideia.
Pode ser o professor de um curso, uma consultoria, um empresário experiente que conhece bem o que faz.
Vergonha não dá em nada.
Ter sucesso é saber chegar às pessoas. Perguntar. Ouvir e aproveitar os conselhos.
A internet está repleta de informações. Use e abuse.
Pesquise e estude bastante. Sobre gestão, marketing e custos.
Acrescente cada vez mais informação em sua vida.
O conhecimento é uma ótima ferramenta para criar um negócio de sucesso, sem medo de realizar um sonho.
Vá em frente!
Este artigo abordou o medo de empreender. Um medo comum, mas desnecessário.
Espero que o que você leu o inspire a tirar a sua ideia do papel – ou colocar nele, caso ainda não tenha cumprido essa etapa.
Para tanto, não esqueça de ter todo o apoio possível.
Se você fizer um cadastro como MEI, por exemplo, tem direito ao suporte gratuito de um contador para a formalização.
Use aquilo que está ao seu alcance.
O sucesso mora nos detalhes.
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