Ainda não sabe o que é MMN?
Talvez esteja perdendo a grande oportunidade da sua vida.
Vou contar neste artigo tudo sobre o marketing multinível, esclarecer a sua relação com pirâmides e permitir que decida se é ou não uma boa investir nessa ideia.
Se você chegou até este artigo, é provável que tenha algum interesse, mas muitas dúvidas sobre o que é MMN no Brasil.
Acredito que tenha ouvido promessas de enriquecimento com o marketing de rede, mas desconfia até da sombra.
Afinal, tem como ganhar dinheiro fácil?
Ou esse tal de network marketing, como os gringos chamam o marketing multinível nos Estados Unidos é uma grande cilada?
Para todas as suas dúvidas, eu prometo uma resposta.
Até o fim da leitura, você vai entender a diferença entre pirâmide e marketing multinível.
Vai saber se há empresas de MMN confiáveis no Brasil, quais as perspectivas do MMN 2017 e, principalmente, terá clareza para definir se essa é uma oportunidade que combina com o seu perfil.
É exatamente isso que você procura? Então, vamos em frente.
MMN é a sigla utilizada para marketing multinível, também conhecido como marketing de rede.
A expressão, de origem norte-americana, se refere a um sistema de vendas diretas.
As marcas contratam distribuidores de seus produtos e serviços e os remunera tanto pelas vendas quanto pelo recrutamento de novos participantes.
O sistema multinível se diferencia de todos os demais modelos comerciais por uma série de razões.
A primeira delas está relacionada às próprias empresas.
Quem o adota atua no varejo, mas com características do atacado.
Explicando melhor: o consumidor compra direto da empresa, a partir de seus representantes, distribuidores ou revendedores.
Não há uma loja ou outro tipo de intermediação.
Ele compra da marca e paga para ela.
É por isso que esse é um sistema de vendas diretas.
Mas a mais marcante das características está mesmo relacionadas aos seus “funcionários”.
Na verdade, quem se junta a uma empresa de marketing multinível é também um empreendedor, pois trabalha por conta própria e tem três formas de obter rendimentos:
Então, isso significa que quanto mais gente eu recrutar, mais eu vou ganhar?
De certo modo sim, mas a formação de uma rede, sozinha, não gera ganhos significativos para ninguém.
Afinal, que vantagem teria uma empresa ao reunir 100 milhões de revendedores que não vendem?
É por essa razão que o “grosso” da remuneração vem mesmo das vendas.
Quem quer crescer no MMN precisa vender, vender, vender e também recrutar e incentivar sua rede a vender, vender e vender.
Aí sim, quanto maior for a rede e, principalmente, as vendas realizadas por ela, mais você se aproxima da independência financeira que tanto almeja.
Daí para a fortuna e riqueza é só um passo.
Dá trabalho, é claro, mas no marketing multinível é possível chegar lá.
O “cara” do MMN no mundo é o americano Carl Rehnborg.
No início da década de 40, há quase 80 anos, portanto, as vendas diretas já eram uma realidade nos Estados Unidos, mas Carl encontrou a cereja do bolo.
Ele ousou mexer em um sistema que funcionava bem, propondo uma diferente forma de remuneração das pessoas que trabalhavam nele.
Surgia, então, o pagamento por níveis e o chamado network marketing, que em português significa marketing de rede.
Em um primeiro momento, a sua ideia foi colocada em prática na empresa Nutrilite, que atuava na área de suplementos.
A ideia era motivar os atuais vendedores a vender mais e a atrair novos vendedores também motivados pelos bônus gerados pelo sistema multinível.
Apesar da arriscada ousadia, Carl teve sucesso e acabou agradando consumidores (que viram aumentar o acesso a produtos de qualidade e em condições especiais) e revendedores (que ampliaram seus ganhos no novo formato de remuneração).
Não demorou para outras empresas comprarem a ideia, tendo no MMN uma oportunidade única de elevar as vendas e a participação no mercado.
Foi assim, no final dos anos 50, que dois ex-representantes da Nutrilite fundaram a Amway.
Jay Van Andel e Rich DeVos replicaram o modelo e, embora não soubessem, estavam criando a maior empresa de marketing de rede multinível do mundo, cujo faturamento gira em torno dos 10 bilhões de dólares por ano.
Foi um caminho fácil?
Certamente, não.
Por volta de 1975, o modelo foi colocado em dúvida por sua alegada proximidade com as práticas piramidais.
Afinal, era marketing multinível ou um disfarce para um esquema criminoso?
A polêmica foi fundamental e serviu como um divisor de águas.
O MMN saiu vencedor, adquiriu legitimidade, ganhou em visibilidade e, desde então, bate recordes atrás de recordes, respondendo hoje por 97% de todas as vendas diretas nos Estados Unidos.
A história do MNN no Brasil é parecida com a dos Estados Unidos, embora muito, muito mais atrasada.
Para se ter ideia, o país vive agora um momento parecido ao que os americanos vivenciaram na década de 70, de questionamento e regulamentação do marketing de rede.
Atualmente, quem pratica a atividade (e são muitas e gigantescas empresas) não está fazendo nada ilegal.
Afinal, não há proibição expressa ao sistema multinível, ao contrário do que ocorre com as pirâmides.
Por outro lado, o MMN não possui regulamentação, ou seja, não há regras a criar um padrão de atuação para empresas e seus representantes no país.
É em função disso que surge todo o tipo de negócio escuso tentando tirar a sua casquinha do modelo vencedor, tentando se passar por ele para mascarar práticas criminosas.
A mais antiga empresa do segmento é a Natura, que iniciou seu sistema de vendas diretas em 1974.
Então, quer dizer que o MMN no Brasil já tem mais de 40 anos?
Não, não.
A atividade é muito mais recente e remete à década de 90.
Foi nessa época que chegaram ao país as marcas gigantes, que já dominavam e seguem dominando o mercado mundial do marketing multinível.
Entre elas, Amway, Herbalife e Mary Kay.
Mas e a Natura?
Bem, a empresa genuinamente brasileira só mais recentemente demonstrou interesse pelo setor.
Espera-se, inclusive, que logo esse seja o carro-chefe da marca.
Mas por enquanto, sem a regulamentação da atividade no país, dificilmente ela ingressaria com tudo no mercado.
E vale lembrar que, há quatro anos, o MMN passou pelo maior obstáculo em sua história no Brasil.
Foi quando houve um verdadeiro boom de estelionatários se “apoderando” da ideia do marketing de rede para espalhar pirâmides pelo país.
No próximo tópico, vou falar mais desse movimento e explicar o que é pirâmide e o que é sistema multinível.
É muito provável que você conheça alguém que foi vítima de um desses golpes.
Isso de certa forma manchou a imagem do MMN no Brasil e contribuiu muito para o atraso que estamos vendo na adoção desse modelo comercial.
Mas o que virá no futuro, só o tempo dirá.
Chegou a hora de colocar os pingos nos is.
Como eu havia comentado, em 2013, várias empresas ganharam destaque com a prática do que chamavam de marketing multinível.
Nas redes sociais, surgiram novos milionários, que conquistaram fortunas em poucos meses e, aparentemente, com pouquíssimo esforço.
Foi um show de ostentação, com vídeos nos quais mostravam suas recentes aquisições bancadas pelo sucesso no “MMN”: barcos, lanchas, helicópteros e automóveis de luxo.
Bens que custavam mais de R$ 200 mil, comprados após três, quatro, seis meses de participação no esquema, digo, no “negócio”.
Dava até inveja, confessa!
E deu mesmo. E a isca fisgou muita gente.
E praticamente todo mundo se deu mal.
Quando o Ministério Público e a Polícia Federal descobriram, a casa caiu.
Os “reis das pirâmides” fugiram do país e deixaram milhares (talvez milhões?) de brasileiros no prejuízo.
Muitos fizeram empréstimos para colocar mais dinheiro no que parecia uma boa oportunidade.
E lá se foram amizades, casamentos e sonhos.
Mas que bom seria se a ameaça das pirâmides tivesse acabado ali.
Mas não acabou.
Ainda hoje, quando o nome do verdadeiro marketing multinível tenta se recuperar da lama onde foi injustamente jogado, você pode ser tentado a participar de um esquema fraudulento.
Por sorte, é fácil identificar quando é pirâmide e quando é MMN de verdade.
“Poxa, vendo por esse lado, o MMN é um negócio interessante, pena que seja restrito a grandes empresas.”
Se você está pensando dessa forma, esqueça essa ideia, pois ela está equivocada.
Eu usei como exemplo empresas realmente gigantes, mas o fiz com o objetivo de explicar como o marketing multinível é um negócio de sucesso.
Isso não significa que só bilionários entram no jogo.
Aliás, nenhuma empresa já nasce bilionária, certo?
Então, para que fique claro: se você tem uma pequena empresa, pode adotar o marketing de rede como um modelo de vendas diretas.
Para isso, o passo básico é se diferenciar de uma pirâmide, seguindo as dicas que citei no tópico anterior.
Mais à frente, ainda neste artigo, vou falar sobre como entrar para esse mercado.
Por enquanto, quero que analise quatro vantagens muito interessantes do MMN para as empresas.
O marketing de rede atrai interessados em vender seus produtos por causa das características de remuneração, certo?
Então, há uma questão lógica aqui: quanto mais gente estiver trabalhando para a sua marca, mais ela estará em evidência no mercado.
É matemática pura: se você tiver um distribuidor em cada estado, terá um tipo de exposição do seu trabalho; se tiver 50 deles, terá um ganho de 5.000% em visibilidade.
Agora, vem a questão de um milhão de dólares: como colocar 50 pessoas em cada estado?
Como ter recursos para pagar por todos esses colaboradores, em especial se houver vínculo empregatício com a sua empresa?
Para uma pequena empresa, ficaria inviável, não fosse pelo MMN.
Conforme o tempo, sua empresa tende a adquirir ainda mais visibilidade.
E quanto mais participam dela, mais se fala sobre ela e mais interessados surgem.
De 50, você pode passar a 1.000. De 1.000, a 10.000. O céu é o limite!
Imagine qual seria o gasto de manter uma empresa com 1.000 trabalhadores contratados para fazer as suas vendas e divulgação?
Se cada um lhe custasse 2.000 por mês, teria uma despesa de R$ 2 milhões apenas com a folha de pagamento.
E o que dizer então dos gastos estruturais para acomodar essa gente toda?
É por isso que, se você tem esse tipo de ambição para o seu negócio, o marketing multinível é a solução.
Só mesmo através desse modelo comercial você pode ter tanta gente trabalhando para você, gerando receitas significativas, sem levá-lo à falência no primeiro mês.
Se você já foi um vendedor em algum momento da vida, sabe bem a diferença que faz ser bem remunerado pelo seu trabalho.
Uma das vantagens da carreira de vendedor, em qualquer tipo de empresa, é receber comissões pelas vendas, além do salário.
Só que o MMN vai além: ele oferece a possibilidade de ganhos ilimitados.
Pense como um vendedor agora: o quão motivado você ficaria para vender se soubesse que, quanto mais vender, mais vai receber?
E o quão interessado você ficaria em lapidar diamantes e montar um belo time, motivando todos para venderem mais e mais?
Agora, você entende por que o marketing multinível pode ser tão lucrativo para uma empresa que aposta nessa estratégia.
Você confia no que produz, certo?
Faz tudo para oferecer o mercado o melhor produto possível, concorda?
Mas como as pessoas vão saber disso se não o experimentarem?
Esse é um “detalhe” que faz toda a diferença no MMN.
Assim que ingressam na empresa, os novos representantes adquirem um kit da marca e são os primeiros a testar seus produtos.
Em seguida, é natural que iniciem a divulgação e as vendas com amigos e familiares.
Nesse momento, seu produto começa a ser testado em escala.
E se ele é bom mesmo, como você garante, será esse o tipo de retorno que receberá dos distribuidores.
Resumindo: satisfação do cliente, representantes vendendo e dinheiro no bolso de todos.
Uma excelente forma de aprender mais sobre o MMN antes de entrar com tudo nesse mercado é buscar a inspiração em livros.
Há vários autores de sucesso, tanto no Brasil quanto fora dele, que focam bastante na motivação, um componente imprescindível para uma carreira de sucesso no marketing multinível.
Relaciono em ordem alfabética, pois deixo para você a tarefa de escolher o melhor.
Não é uma lista definitiva, portanto, sinta-se à vontade para sugerir outras nos comentários do artigo.
Autor: Jeffrey Gitomer
Editora: M. Books
Best-seller que já recebeu o título de “melhor livro de vendas já publicado”.
Traz os 10,5 Mandamentos do Sucesso em Vendas de Jeffrey Gitomer.
É um guia para atingir metas e resultados almejados.
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Shinyashiki ensina a desenvolver uma mente campeã.
É uma leitura ideal para quem deseja encontrar o sucesso e o ciclo da riqueza progressiva.
Aprenda a cativar e influenciar uma equipe para gerar resultados extraordinários.
Autor: Dale Carnegie
Editora: Companhia Editora Nacional
Um livro com mais de 50 edições nem precisa de maiores comentários.
São mais de 30 milhões de exemplares vendidos, sendo de grande valia para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e de auxílio mútuo entre as pessoas.
Autores: Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Editora: Alta Books
Muitas gente quer saber por que Kiyosaki recomenda o marketing de rede, mas não participa de nenhuma empresa do setor.
Nessa obra, ele explica e traz dicas valiosas para agarrar essa oportunidade com as duas mãos.
Autor: Eric Worre
Editora: Rumo Ao Topo
Essa é a bíblia do MMN. Pode, tranquilamente, ser usado como manual fácil de aplicar para iniciantes na atividade, já que ensina a prospectar, recrutar e lapidar diamantes no marketing multinível.
Autor: Sergio Buaiz
Editora: Chance Network
Esse é um dos melhores livros para quem deseja montar uma rede de vendas imbatível no MMN.
Promete ao leitor alcançar um potencial de expansão ilimitado, de distribuidor a qualificador e alçado a top.
Autor: Robert Butwin
Editora: Record
Butwin, um dos editores do Upline – Journal for Network Marketing, uma publicação voltada ao marketing multinível, ensina nessa obra como montar um negócio de MMN próprio e bem-sucedido.
Autor: Don Failla
Editora: Record
Esse é considerado como o livro de bolso do MMN. Mas o seu formato pequeno esconde um grande e precioso conteúdo. Leia e entenda a fórmula de sucesso de Don Failla: a apresentação no guardanapo.
Autor: Og Mandino
Editora: Record
Você quer saber qual o verdadeiro segredo do sucesso nas vendas?
O que cabe a você para alcançar o posto de maior vendedor do mundo? Descubra nessa grande obra de Og Mandino, que vai lhe inspirar e abrir novos horizontes.
Autor: Robert Kiyosaki
Editora: Alta Books
Quer empreender? Kiyosaki ensina como.
Se é em busca de um negócio perfeito que você está, Kiyosaki mostra o caminho. O autor é um dos grandes defensores do MMN e, nessa obra, ensina a construir um projeto de futuro sólido.
Autor: Robert B. Cialdini
Editora: Alta Books
Você pode ser mais influente do que imagina.
Essa é a aposta de Cialdini para apresentar sua magnífica obra, na qual ensina seis segredos psicológicos e como os persuasores habilidosos os utilizam para conquistar vitórias pessoais e profissionais.
Autor: Norman Vincent Peale
Editora: Cultrix
Um dos segredos do sucesso no MMN é ter confiança em si mesmo, aprender a utilizar a energia em seu favor, fazer as pessoas gostarem e acreditarem em você.
O caminho para esses objetivos está na obra de Peale.
Autor: T. Harv Eker
Editora: Sextante
Se você tem problemas com as finanças, saiba que pode ser obra de um modelo destrutivo através do qual você foi moldado.
Mas há outros modos de pensar e agir, os quais distinguem os ricos dos demais.
Se você quer ser um milionário também, Eker ensina.
Os segredos das apresentações poderosas
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
As pessoas de sucesso sabem se comunicar e, principalmente, sabem se vender.
No marketing de rede, essa é uma habilidade indispensável tanto para recrutar, quanto para vender os produtos da marca que representa.
Por tudo isso, o livro de Shinyashiki é maravilhoso.
Autor: Napoleon Hill
Editora: Best Seller
Você sabe o que as vidas de milionários americanos como Thomas Edison, Henry Ford e Theodore Roosevelt têm em comum?
Hill pesquisou, descobriu e conta tudo em seu livro. É um clássico da autoajuda financeira.
Autor: Napoleon Hill
Editora: Fundamento
Nesta obra, Hill se baseia na própria experiência e na carreira de outros profissionais para apresentar uma receita do vendedor de sucesso.
Como prospectar, como abordar e como planejar uma estratégia vencedora são algumas das lições.
Com tanta informação útil, você já deve estar ansioso para entrar no mercado de MMN, não é?
A principal dica que posso dar, tanto se você quer aplicar o modelo de marketing de rede na sua empresa, quanto se pretende ser um representante de outra marca, é buscar quem concede um atestado de confiabilidade ao MMN.
Estou falando da ABEVD, a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas.
Se a empresa que lhe oferece a oportunidade não é uma associada, você não tem garantia da sua idoneidade.
Da mesma forma, se você pensa em investir nesse mercado, é importantíssimo se associar à ABEVD.
Curta só este vídeo que a entidade preparou.
Mas uma empresa que opera algum esquema criminoso contra a economia popular também poderia se filiar à ABEVD e enganar a todos, certo?
Infelizmente, de más intenções a terra está cheia.
Mas eu convido a visitar o site da entidade, ler sobre seus regulamentos e sua forma de atuação.
Eu garanto que, ao se aproximar dela, você automaticamente se afastará das pirâmides.
O marketing multinível é um negócio que faz milionários.
São muitas as possibilidades de ganhar dinheiro, de gerar fortuna, de enriquecer e mudar de vida.
Mas o sucesso não chega para todos, pois como bem ensina Robert Kiyosaki, o MMN não é para qualquer um.
Mais do que habilidade para vender e recrutar, é preciso ter organização, disciplina e controle mental.
As mudanças podem ser rápidas e a revolução em sua vida exige estar preparado.
Só os mais fortes prosperam. Você está preparado?
Espero que a resposta seja positiva.
E se o meu artigo contribuiu de alguma forma para lhe dar mais segurança, o texto cumpriu seu objetivo.
Encontre o sucesso como empreendedor no marketing de rede multinível!
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