Se você já pensou na possibilidade de renda extra, o trabalho em casa com produção de embalagens pode ser uma ótima opção.
Você pode até já ter tido essa ideia algum dia, mas deve ter levantado várias objeções sobre o assunto e acabou parando onde estava.
Assim como você, muitas pessoas se interessam por trabalho em casa com produção de embalagens que possam ser feitos em casa e acabam procurando informações.
O problema é que, nessa busca, nem sempre as informações são claras.
É por isso que este é o guia definitivo do trabalho manual em casa com foco na produção de embalagens.
Ao longo do texto, você vai saber como iniciar o próprio negócio.
Quais os segredos dos serviços manuais em domicílio e tudo o que mais precisar sobre trabalhar em casa por produção.
Afinal, investir em uma nova fonte de renda deve ser uma decisão tomada com total segurança.
E até o final da leitura, você estará pronto para seguir por esse caminho e se tornar um empreendedor de sucesso.
Ao navegar pela internet, fica fácil perceber que é alto o número de pessoas interessadas em trabalhos que possam ser realizados em casa, a exemplo da produção de embalagens.
Esse é um tipo de demanda que cresce também em razão de muitos brasileiros estarem fora do mercado formal de trabalho.
Atualmente, são 13,5 milhões de desempregados no país, conforme o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE).
E entre os diferentes tipos de atividades que se encaixam nesse perfil está a produção de embalagens.
Dá para montar esse negócio em casa e lucrar bastante.
Então, para que você possa refletir melhor sobre essa possibilidade, vou explicar em seguida como o negócio funciona na prática.
Tenha cuidado com falsas promessas que você encontra na internet.
Seria muito bom se existissem empresas que oferecessem a oportunidade de produzir embalagens diretamente da sua casa.
No entanto, pense bem: essa empresa precisaria, no mínimo colocar uma máquina para esse fim na sua casa.
Então, se uma oportunidade tão fácil como essa aparecer para, não digo que recuse, mas alerto para que investigue se toda a proposta realmente procede.
Mas onde está, afinal, o verdadeiro mercado da produção de embalagens?
Embalagens artesanais, totalmente personalizadas, já são uma realidade – e aí sim é uma opção que pode ser real.
Que tal explorar algumas boas ideias?
Se a sua ideia é trabalho em casa com produção de com embalagens plásticas, como sacolinhas de mercado, por exemplo, investir em uma máquina é imprescindível.
Ainda que você trabalhe em sua casa, é imprescindível contar com o equipamento apropriado para a produção.
Então, a possibilidade existe, mas não sem um investimento inicial um pouco maior.
Para investir na produção de sacolas de papel, o raciocínio é o mesmo.
Esse negócio também necessita do investimento em máquinas, tanto para o corte do papel nos tamanhos necessários, quanto para a impressão da arte nas sacolas.
Nos dois casos, os equipamentos de produção podem acompanhar computadores que já desenham as artes e, então, imprimem diretos nas sacolas.
Lidar com esse sistema demanda um treinamento que quase sempre, também é oferecido pelo fornecedor do equipamento.
No entanto, como neste artigo quero falar de algo muito viável, cuja intenção é para começar agora, vou focar na produção de outro tipo de embalagem.
Aqui poderíamos falar de embalagens de presente artesanais, que valorizam o conteúdo, aguçando a curiosidade, surpreendendo e encantando quem recebe uma lembrança.
A embalagem atrai, sem dúvidas e quem não gosta de receber um belo presente?
Pacotes, caixas e até lembranças são parte de um mercado que cresce.
É claro que presentes podem ser dados o ano todo em aniversários que não se pode prever.
Mas a sazonalidade desse produto é indiscutível: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal são exemplos.
E tem ainda eventos especiais, como aniversários, casamentos e formaturas.
O mercado de embalagens artesanais compete diretamente com as embalagens produzidas em escala industrial.
E seu universo é tão amplo que também não se limita apenas às embalagens de presentes.
Hoje, as pessoas valorizam muito as embalagens personalizadas de produtos de varejo.
Então, veja só quantos novos elementos se juntam ao seu possível mercado: lojas de departamentos, boutiques, perfumarias, revendedores, hotéis, confeitarias e cafés.
Enfim, você pode fornecer a todos que preferem ter produtos personalizados para oferecer aos seus clientes.
Uma bela embalagem é capaz de elevar o valor agregado de um produto.
Vem daí a importância de oferecer um trabalho bem feito ao seu cliente. Se é bom pra ele, é bom pra você!
Já deu para entender que, mesmo diante de um mercado totalmente digital, globalizado e informatizado, a personalização e a originalidade estão com tudo.
As pessoas querem se sentir únicas e as empresas querem oferecer algo exclusivo a elas.
Você pode ser o elo de ligação entre a proposta do fornecedor e o desejo do consumidor final.
Permita com que os clientes dos seus clientes se sintam valorizados ao receberem um produto cuidadosamente planejado para eles.
Uma embalagem bem feita demonstra exatamente esse zelo na entrega da qualidade.
Faça com que sua embalagem não seja aquela que quando o presenteado recebe, joga em um canto.
Faça algo que a torne original, criativa e diferenciada.
Capriche para que ele possa utilizá-la como objeto de adorno para guardar seus pertences, como joias, relógios, clips, o que seja.
Com toda essa exclusividade, também é importante você desenvolver um bom plano de marketing para seu produto e para sua empresa.
Você mesmo pode fazer um planejamento estratégico e não pense que custa muito.
Afinal, é o seu negócio. Ele é seu e depende de você para crescer.
Divulgue seu trabalho, faça um portfólio e mostre o valor agregado que existe em cada produção, a sua exclusividade, a originalidade, a criatividade e a qualidade.
Mostre todo o diferencial do seu produto para que ele seja valorizado.
Lembre-se de que preço é diferente de valor.
Se o seu público achar que a sua embalagem traz uma experiência marcante e única, com uma sensação de exclusividade absoluta para quem recebe, talvez o preço não seja o mais caro.
Pense nisso como estratégia.
Assim, você leu anteriormente que essa promessa de emprego fácil com salário fixo e pouco trabalho pode ser uma furada.
Se ela aparecer para você, não abrace de primeira, principalmente se te disserem que você só tem uma chance.
Pesquise.
Agora, se você decidiu investir no seu próprio equipamento para produção de embalagens plásticas ou de papel, então, vá em frente.
O mercado é sim um pouco concorrido, mas você pode conseguir o seu lugar ao sol.
Você pode começar utilizando um pequeno espaço em sua residência e ir expandindo conforme a sua necessidade.
Uma máquina de fazer sacolas custa em média R$ 3 mil e, com ela, você já pode iniciar a produção.
Se a sua intenção for investir em outros nichos, como sacos plásticos, embalagens de pizza, forminhas de doces ou embalagens de alumínio, existem muitos equipamentos disponíveis no mercado.
Você pode fazer uma pesquisa de mercado na sua região e se informar sobre a demanda para realizar um investimento com a maior possibilidade de retorno.
Agora, caso você decida que tem dom para a arte e sinta-se confortável para explorar o nicho do artesanato, saiba que o mercado da originalidade também está em alta.
Além disso, é altamente lucrativo.
Cerca de 70% do lucro é referente à mão de obra, ou seja, o custo da matéria-prima é pequeno, se comparado ao lucro.
Você ganha pelo seu trabalho.
Como disse, o mercado de embalagens plásticas teve uma queda nos últimos anos, já que empresas grandes, que vendem grandes quantidades e milheiros, conseguem ganhar aí.
Lucram menos por unidade, mas vendem muito.
Além disso, você precisará investir em maquinário específico, o que não é tão barato.
Por isso, insisto que o setor do artesanato é a melhor opção.
Além disso, você pode fazer sob encomenda.
Ainda assim, se preferir fazer um portfólio, o custo inicial é bem menor.
Pois você precisará investir em artigos de papelaria, talvez ou têxtil – tudo depende do material com o qual irá trabalhar.
O importante é que qualquer que seja o seu negócio tenha os gastos muito bem estimados. Não deixe de colocar nada no papel.
Só assim você poderá, por exemplo, definir um preço de venda que atenda à sua margem de lucro.
Por estar trabalhando no conforto da sua casa, perto de muitas distrações, é muito comum que algumas regras fiquem meio confusas.
Cuidado, descomplique!
Veja só algumas dicas práticas que podem ajudar:
Não é por que você está na sua casa que pode assistir à televisão e parar para assaltar a geladeira na hora que você quiser.
Ainda que seu trabalho seja extremamente prazeroso, não é lazer. Você precisa ser produtivo.
Não é por que você trabalha em casa que pode parar no meio do dia para fazer compras, ir no cinema, no cabeleireiro, etc.
Qualquer saída da rotina precisa ser planejada.
Acorde, tome seu café, tire o pijama e vá trabalhar.
Pode ser sua casa, mas é sua empresa.
A palavra da vez aqui é: prioridade!
Para o trabalho render, é preciso organização e planejamento.
Não enrole. Defina as atividades, as prioridades e os horários.
Quer encontrar o cônjuge para o café? Acorde mais cedo.
Quer estar com a louça limpa antes de começar a trabalhar? Acorde mais cedo.
Quer fazer o exercício no meio do dia? Planeje-se.
Quer cochilar com seu filho 30 minutinhos depois do almoço? Planeje-se.
É importante que sua família saiba que você não está em casa sem fazer nada.
O mais importante é que você esteja alinhado aos seus objetivos.
Por você estar em casa, muitas pessoas, principalmente da família, podem aparecer e pedir favores no meio do dia por acharem que você “não faz nada relevante”.
Seja educado ao dizer não. Mas não esqueça de ser fiel aos seus objetivos.
Isso é fundamental para o seu sucesso.
Principalmente para quem adquirir uma máquina para produzir embalagens ou ainda quem precisa fazê-lo artesanalmente, esse ponto é muito importante.
Você precisa de um cantinho na sua casa.
São dois motivos.
O primeiro deles é porque você precisa trabalhar em um lugar que não atrapalhe a rotina da sua família toda.
Não dá para prejudicar o horário das refeições se todo seu material de produção está jogado lá não é mesmo?
Há muitas idéias simples e econômicas para construir um espaço para trabalhar em paz.
Informe-se sobre gestão e controle de estoque.
O segundo ponto, muito importante também, é porque você precisa se desligar.
Se o seu trabalho está lá, no meio da casa, você nunca se desliga dele.
E você já ouviu falar de ócio criativo?
Então, ele é fundamental para obter novas ideias.
Se você optou por ter o próprio negócio, é primordial que esteja disposto a lapidar todas as suas habilidades.
Antes de ter um negócio com capacidade para contratar um profissional para cada área, você será um faz tudo.
É claro que nem tudo é o seu campo de genialidade, mas é bom que você procure se desenvolver nas habilidades inerentes a uma microempresa:
Acredite, lidar com essas nuances será uma experiência e tanto para você. Esteja aberto para aprender muito e seja resiliente.
Se você me acompanhou até aqui, então, você quer continuar em frente. Agora, é hora de agir e começar.
Para o trabalho em casa com produção de embalagens, o primeiro passo é adequar um espaço.
Estamos falando da compra de um equipamento que não é pequeno ou de um espaço onde você irá criar e desenvolver seus produtos.
Essa é uma etapa fundamental para conciliar o seu negócio com a rotina da sua casa.
Então, reserve uma área específica, por menor que ela seja.
Outro ponto importante é assegurar independência ao seu negócio, dando a ele um aspecto profissional.
Adquira uma linha telefônica exclusiva, que só você, responsável pelo negócio, atenda – e apenas em horários específico.
Se você precisar atender seus clientes no local, não se descuide da organização.
Por mais que seja a sua casa, seu ambiente precisa ter a cara de uma empresa.
Depois disso, é preciso ir atrás da matéria prima e dos seus clientes. Mãos à obra!
Uma vez que você atingir os clientes certos, o negócio que começa pequeno tende a se tornar cada vez maior.
Vender mais que o esperado é um ótimo indicador de que talvez seja a hora de deixar a atividade que era apenas renda extra, para se tornar o seu plano A.
No entanto, para dar um novo passo, é imprescindível estar preparado, planejar-se, estudar o mercado e manter-se atento para onde ele caminha.
Tudo o que você já souber sobre o mercado de embalagens será um ótimo caminho, mas não pense que pode parar por aí.
Para manter o negócio em constante evolução, continue se especializando e entendendo cada vez mais sobre aquilo que o seu público quer.
Afinal, quanto maior o negócio, maiores serão os desafios.
Mas com espírito empreendedor, estratégia, diferencial e muita inovação, o crescimento tende a ser contínuo.
Em qualquer setor, os empreendedores precisam buscar incessantemente pela inovação.
O mercado muda o tempo todo. Nós mudamos o tempo todo.
O que fomos há dez minutos já não somos mais.
E no meio dessa velocidade toda, como se comportar para ter diferencial competitivo?
Estamos em um momento em que as pessoas não estão tão preocupadas com o preço e sim com o valor.
Hoje, há interesse na qualidade de um produto, na sua exclusividade, na sua originalidade e personalização.
Há 20 anos, quem imaginaria toda essa revolução?
As pessoas queriam o que era barato e ponto final.
Mas o mercado precisou mudar e se adaptar.
Ninguém mais quer um produto só porque é barato se amanhã não vai funcionar mais.
Com as embalagens, isso significa buscar a exclusividade que é capaz de fazer um cliente se sentir especial.
O que é uma embalagem de presente, por exemplo?
A princípio, algo que apenas esconde o que tem dentro para ser uma surpresa para quem recebe.
Certo, até que é um conceito legal.
Mas como deveria ser o conceito de uma embalagem de presente?
Quando eu compro algo, eu já não deveria pensar na embalagem?
Algo que lembra quem deu ou quem ofereceu o presente?
Algo que demonstre a exclusividade da pessoa que recebe desde a embalagem?
Um presente que foi pensado em cada detalhe para ser especial e único?
Veja bem como a história muda.
E para o seu negócio, isso se chama oportunidade.
Você precisa conhecer muito bem o ser público e ir a fundo nas suas necessidades.
Ver o que os clientes estão precisando e produzir algo que será útil a eles.
Lembra que falei das embalagens que vão para o lixo logo após serem abertas?
Que tal produzir algo que seja tão interessante que dê dó de ser descartado após ser recebido?
Isso sim é algo de valor.
Se algumas empresas preferem embalagens mais simples, mas que ainda se enquadrem na sua proposta, com preço mais viável, não deixe de oferecer porque está fora do seu portfólio.
Tenha coragem para assumir novos desafios.
Mas não perca a identidade do seu negócio.
Aqui, estamos falando de se manter antenado com o seu público.
Qual a classe social?
A região que vivem?
Que cores gostam?
Se interessam pelas tendências internacionais?
Você precisa saber o que está rolando no mundo.
Existem várias técnicas que se renovam constantemente. Porque não inovar?
Não perca as oportunidades de atender ao vasto mercado de debutantes, de festas infantis e de casamentos.
Tudo que é relacionado a casamento é praticamente o dobro do preço por ser uma data de muito valor agregado.
Em cada segmento do mercado você pode encontrar novas oportunidades.
Invista!
Fique por dentro do que acontece: novas tecnologias, novos papéis, cores, texturas, enfim, tudo que seja do seu mercado.
Os requisitos fundamentais para um inovador são o conhecimento claro das condições de implementar a inovação como algo que possa ser vendido e negociado.
Algo que traga valor aos seus clientes.
Encontre a sua oportunidade.
Nesse artigo, você percebeu que a venda das embalagens vai muito além do Natal.
E que a temporada de lucros se entende pelo ano todo, principalmente se você investir em outras frentes de mercado.
Assim, apostar na produção em casa é quase certeza de sucesso.
Aos poucos, como empreendedor, você vai encontrando novas soluções e possibilidades para o seu negócio e as oportunidades vão trazendo maior lucratividade.
Ao explorar as tendências do mercado, trabalhar a imagem e a visibilidade do seu negócio, você também ganha destaque.
O fato é que você tem agora todos os elementos para começar, registrar a empresa e faturar bem.
Mas se esse será o resultado alcançado só depende de você.
O importante é que está na hora de iniciar seu plano de negócios.
Vai deixar essa oportunidade passar?
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