Você já pensou em abrir uma empresa digital?
Hoje em dia, muita gente tem ido por esse caminho.
Afinal, as oportunidades na internet são muito maiores, talvez até ilimitadas para quem tem boas ideias de negócios.
Se você já tem uma empresa ou pretende abrir uma, vale considerar a ideia de se tornar um empreendedor digital.
Há algumas características específicas de atuação nesse meio que exigem a sua atenção.
E é sobre elas que vou falar a partir de agora.
Você vai aprender como abrir uma empresa digital e poderá identificar se essa é a melhor opção para o seu tipo de negócio.
Interessado? Então, siga a leitura!
O que é uma empresa digital?
Uma empresa digital nada mais é do que um novo modelo de negócio.
Ela faz uso da tecnologia digital para atingir objetivos diversos.
Entre eles, o maior alcance e envolvimentos de clientes, melhoria da sua produtividade e aumento da eficiência de suas operações.
Em uma empresa digital, basicamente, todos os processos de negócios e também de relacionamentos com clientes e parceiros são realizados de maneira eletrônica, à distância.
Essa praticidade no processo de comunicação e interação dentro de uma empresa digital é o que tem atraído muitos empreendedores a investir nesse tipo de negócio.
Mas para ter a convicção de que esse modelo de negócio é realmente o mais indicado para você, é importante saber muito mais do que a simples definição de empresa digital.
Então, vamos avançar no assunto.
Quais as principais diferenças entre uma empresa digital e uma física?
Um dos principais pontos de atenção sobre a abertura de uma empresa digital é que esse tipo de negócio apresenta diferenças consistentes em relação a uma estabelecimento físico.
Tudo começa pelas questões burocráticas, que no caso da empresa digital tendem a ser bem menores.
Não significa que não haja a necessidade de registro e de um CNPJ, por exemplo.
Mas como não há sede física, ou ela existe apenas para recebimento de correspondências, muitas licenças acabam sendo dispensadas.
Além disso, uma empresa física costuma funcionar apenas em horário comercial.
É bem diferente de uma empresa digital, que pode funcionar até 24 horas por dia.
Há também a questão da abrangência.
No caso de uma empresa física, há limitações impostas pelo espaço que ela ocupa.
Também seus negócios tendem a estar concentrados em um mercado menor, exceto se ela tiver abrangência nacional.
Já uma empresa digital negocia com clientes em todo o Brasil – e talvez até fora dele.
Outra diferença existente entre elas é que o carro chefe de uma empresa física é o seu próprio espaço físico.
Ele é utilizado pelo empreendedor para atrair e fidelizar seus clientes, além de também atendê-los ali.
Já na empresa digital, é o seu site que cumpre com esse papel.
Com tantos pontos distintos assim, fica fácil entender que empresa física e digital são completamente diferentes.
Não significa que você não possa ter uma empresa física com sua versão digital, é claro.
Mas para ter sucesso nessa jornada, é importante conhecer as necessidades de cada modelo de negócio.
Por que as empresas digitais vêm crescendo entre a opção dos empreendedores?
Diferentes análises de mercado vem identificando que os negócios digitais têm crescido como alternativa de empreendedorismo no Brasil.
O número de registros online e mesmo o avanço na taxa de empreendedorismo são algumas das razões usadas para atestar esse crescimento, conforme esta pesquisa.
Mas por que será que isso vem acontecendo?
Todo esse crescimento se deve às inúmeras facilidades que a empresa digital possibilita para que o empreendedor tenha o seu próprio negócio e faça sucesso com ele.
Desde a abertura da empresa até a manutenção do negócio, todo o processo é facilitado e envolve custos bem menores se comparado à abertura de uma empresa física.
Além disso, a possibilidade de atingir um número maior de clientes em um curto espaço de tempo também é um dos pontos fortes desse modelo de negócio.
É um diferencial interessante que o faz ser visto como uma boa opção de investimento para vários empreendedores.
O que é preciso para abrir uma empresa digital?
Se você está convencido de que abrir uma empresa digital é uma boa opção para você, o que mais falta?
Vou apresentar agora os principais passos que deve seguir para ter seu negócio no meio virtual.
Vamos lá?
-
Defina o foco e o público-alvo do seu negócio
Procure estabelecer o que necessariamente você vai oferecer ao consumidor, e quem será o seu público-alvo.
Além disso, é importante você saber se o que está oferecendo vai realmente suprir a necessidade dele.
Para construir uma empresa digital de sucesso, você não deve começar o seu negócio achando que vai vender para todo mundo, porque isso não vai funcionar.
Tenha foco e defina um nicho de mercado para o seu negócio.
Assim, terá mais chances de sucesso com o seu empreendimento digital.
2. Plano de negócios
Outro ponto que precisa providenciar é o plano de negócios da sua empresa.
Afinal de contas, é preciso planejar primeiro as ideias, para depois colocá-las em prática, certo?
Com um plano de negócios em mãos, você terá um direcionamento melhor de suas ações e também minimizará os riscos do seu negócio na internet.
3. Colocando as ideias em prática
Agora que já tem o seu plano de negócios bem definido, é hora de colocá-lo em prática e abrir a sua empresa digital.
Para isso, você deve avaliar quanto será o seu faturamento anual.
Caso seja igual ou menor a R$ 81 mil por ano, uma boa dica é se registrar como MEI – microempreendedor individual.
Antes, porém, se certifique de que a atividade desenvolvida está entre aquelas permitidas ao MEI.
Essa é a forma mais simples de abrir uma empresa, pois o processo é realizado todo online.
Mas caso queira voos maiores, pode abrir uma microempresa.
Nesse caso, procure um contador de sua confiança para providenciar todos os registros necessários.
Em relação à sua marca, pode ser necessário protegê-la do uso indevido.
Se quiser fazer esse registro, deve procurar o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
4. Crie um site
Toda empresa digital precisa ter um site. Sem ele, o negócio não existe.
E como não dá para criar qualquer site, procure desenvolvedores profissionais e experientes para ajudá-lo.
Providencie um site bacana, de fácil usabilidade e que seja responsivo.
Essa última condição garante que os visitantes o acessem por qualquer dispositivo, sem nenhuma dificuldade de leitura.
5. Forma de pagamento
Outro ponto importante que você deve definir é a forma de pagamento que os seus clientes terão para comprar os produtos ou contratar os serviços da sua empresa digital.
Ao conhecer o perfil do seu público, você identifica como ele gosta de pagar.
Se for por boleto bancário, link de pagamento ou transferência de valores, por exemplo, pode recorrer à conta.MOBI, uma conta digital gratuita que facilita a vida do empreendedor brasileiro.
6. Invista em marketing
Além dos passos descritos acima, você também não pode esquecer de investir no marketing da sua empresa.
Afinal, será através de suas campanhas e estratégias digitais que o seu negócio passará a ser conhecido por seu público-alvo.
E quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?
A empresa digital é uma opção para seu tipo de negócio?
Essa é uma avaliação que só você pode fazer, de forma sincera.
Mas vou dar algumas dicas.
Para saber se contar com uma empresa digital é uma opção viável para o seu tipo de negócio, você deve primeiramente avaliar alguns pontos.
Vamos a eles:
- O seu público se encontra mais presente na internet ou no meio físico?
- O seu negócio está apresentando um bom alcance geográfico?
- O seu capital é suficiente para abrir e manter um negócio nessa modalidade?
- O seu negócio apresenta bastante procura no meio virtual?
- Qual lacuna você deseja preencher com o seu negócio? É algo que cabe aos meios digitais?
Considerando os pontos listados acima, é possível fazer um diagnóstico que forneça a resposta que procura.
A partir daí, pode ter a confirmação de uma empresa digital é o melhor caminho para você.
O que saber antes de abrir uma empresa digital
Para abrir uma empresa digital, é fundamental que você tenha a mesma atenção e preocupação que teria se fosse abrir um negócio físico.
Nesse momento, faça o seguinte questionamento:
“Será que a minha ideia tem o que é preciso para melhorar a vida do público?”
Uma empresa digital de sucesso deve agregar valor.
Ou seja, deve propor soluções que atendam às necessidades do consumidor.
E é exatamente isso que você precisa ter definido antes mesmo de iniciar um negócio digital.
Além disso, você também precisa saber quem são as pessoas que podem ter interesse no que vai oferecer.
Conclusão
Como você acompanhou neste artigo, há uma palavra-chave quando o assunto é abrir empresa, seja ela física ou digital.
E essa palavra é planejamento.
Não há como ter sucesso como empreendedor sem conhecer bem o que oferece e o que o seu público quer.
Então, para que a sua futura empresa digital tenha o êxito de tantas outras, se empenhe bastante antes de abrir as portas dela.
Ou, melhor dizendo, de dar início ao seu site.
Que você possa encontrar na internet a oportunidade da sua vida.