Posted in:

7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor

Imagem 6 - 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor

Você sabia que existem cursos online grátis que podem qualificá-lo como empreendedor? E não é por que nada custam que sua qualidade é baixa, muito pelo contrário.

Há opções oferecidas por instituições confiáveis e reconhecidas como verdadeiras parceiras dos pequenos negócios.

Se a ideia de realizar cursos pela internet agrada você, não deixe de fazer esse investimento, até mesmo porque ele só vai lhe custar tempo.

A seguir, vamos conhecer qualificações capazes de atualizar seus conhecimentos para cuidar melhor da empresa.

Siga a leitura, se torne um gestor mais completo e busque a longevidade para o seu negócio.

Confira 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor

Empreendedor inteligente é aquele que está sempre em busca de resultados melhores.

Muitas vezes, isso passa pela própria qualificação profissional.

Quantos erros cometemos no dia a dia por pura ignorância, não é mesmo? E isso não é motivo de vergonha, mas uma deficiência que pode ser corrigida.

Já que o conhecimento não ocupa espaço e ele é a palavra-chave para levá-lo ao sucesso, confira a relação abaixo com sete cursos online grátis direcionados a empreendedores.

1. Gestão financeira

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece uma variedade de cursos gratuitos à distância, realizados pela internet.

Inclusive, vale visitar a sua plataforma Ead para conhecer todas as opções.

Imagem 1 - 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor
Continue a leitura e descubra ainda mais cursos.

Um dos principais deles é o que capacita o empreendedor a cuidar melhor da gestão da finanças.

São 6 horas aula com uma abordagem completa para dar os primeiros passos no mundo do controle financeiro empresarial.

Durante as aulas, o aluno irá se conscientizar quanto à importância de se dedicar à gestão financeira, separar o dinheiro pessoal daquele que pertence à empresa e registrar todas as receitas e despesas, por menores que sejam.

O empresário que se descuida dessa área na maioria das vezes enfrenta grandes dificuldades.

Sem conhecer a própria realidade financeira, pode gastar mais do que ganha, gastar muito e gastar mal. Sua capacidade de tomar decisões de maneira assertiva é prejudicada pela falta de embasamento.

As contas podem se acumular, resultando em juros e multas, e os recebimentos podem não se confirmar, havendo demora para identificar a inadimplência do cliente.

Todos esses são comportamentos muito prejudiciais ao negócio, mas nem por isso raros.

É por essa razão que investir algumas horas em um curso voltado à gestão financeira é mais do que recomendado

Faça isso, inclusive, se você já é um empreendedor experiente. Afinal, não custa nada e sempre temos a aprender.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

2. Fundamentos da administração

Ser um bom administrador depende muito da gestão financeira, como acabei de destacar. Mas vai além dos cuidados com o caixa.

É por isso que essa capacitação oferecida sem custos pela plataforma Veduca também está indicada nesta relação de cursos online.

Um dos aspectos mais interessantes dela é a carga horária. São nada menos do que 60 horas de aula sem nada pagar por isso.

Veja só alguns dos temas abordados no curso e perceba como são importantes para quem tem um negócio a gerenciar:

Como vemos, é uma abordagem completa sobre todos os desafios que um administrador tem de enfrentar para colocar a empresa no caminho certo.

Destaco os aspectos relacionados aos colaboradores, que são peça-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Afinal, se é verdade que o capital humano é o bem de maior valor em uma empresa, não se pode jamais descuidar dele.

Neste curso, esse é um aspecto muito presente, a começar pelo desenvolvimento da liderança, que é uma característica tão importante para quem tem um negócio.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

3. Marketing digital para empreendedores

Em parceria com o Sebrae, o Instituto Endeavor oferece de graça o curso online de marketing digital para empreendedores.

Imagem 4 - 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor
Saber aplicar um bom marketing irá te ajudar a divulgar sua empresa para o mundo.

Como todo mundo está na internet, faz muito sentido que a sua empresa também marque presença, certo? Mas não pode ser de qualquer forma.

É por isso que o empresário precisa saber como elaborar uma estratégia bem-sucedida no meio online, de forma que possa divulgar a empresa e também atrair clientes.

Embora esta seja uma capacitação bastante curta (são apenas duas horas de aulas em vídeo), ela promove uma abordagem completa do assunto.

A proposta é que o empreendedor possa realmente estar apto a implementar uma estratégia de marketing digital, além de mensurar os resultados.

Conforme a grade curricular do curso, além da introdução ao assunto, são trabalhados temas como uso e aplicação em empresas, integração entre marketing e vendas, chegando até à montagem de um setor específico para cuidar do marketing digital no negócio.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

4. Sustentabilidade na empresa

Assim como o Sebrae, a Fundação Getúlio Vargas também oferece uma grade de cursos gratuitos voltados especialmente aos empreendedores.

Um dos mais interessantes é a nova capacitação de sustentabilidade aplicada aos negócios, com um total de 10 horas de aula.

Além de explicar o conceito, ela oferece uma reflexão interessante sobre as atitudes com relação à sustentabilidade e quanto às possibilidades de mudança na gestão empresarial.

É exatamente neste ponto que o curso se torna muito interessante, pois permite promover mudanças práticas que beneficiam não apenas o meio ambiente e a sociedade, como a própria empresa.

Se você já ouviu falar sobre negócios sustentáveis, vai entender, com certeza.

E o melhor é que qualquer empresa pode aderir, não importa o seu tamanho. Com pequenos ajustes em seus processos, por exemplo, é possível economizar no uso de recursos e reduzir o peso dos gastos no orçamento.

Isso é apostar no consumo consciente também na área empresarial.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

5. Como montar um negócio digital

Em tempos de desemprego em alta, com o empreendedorismo crescendo como alternativa de fonte de renda, muitos são aqueles que desejam trabalhar pela internet.

Só que em meio a tanta concorrência, é preciso se especializar.

Imagem 5 - 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor
Já pensou em abrir um e-commerce? Trabalhar pela internet pode ser bastante vantajoso.

Afinal, como montar um negócio digital e ser bem-sucedido? É para encontrar essa resposta que a plataforma Learncafe lançou um curso online gratuito, com um total de cinco horas de aulas.

Um aspecto interessante dessa capacitação é que ela não é voltada apenas para quem deseja empreender na internet, mas também para quem já tem o seu negócio digital.

Se esse é o seu caso, mas não está totalmente satisfeito com os resultados obtidos até o momento, essa pode ser uma boa oportunidade de se aperfeiçoar e adquirir conhecimento.

Entre outros temas, a capacitação aborda:

  • O que é um produto digital (ou infoproduto)?
  • Exemplos de negócios digitais que dão certo
  • Como escolher um nicho lucrativo
  • Como conquistar o seu público-alvo
  • Quais os investimentos necessários em marketing
  • Como trabalhar para aumentar as vendas de um produto digital.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

6. Empreendedorismo no Brasil

Esta é uma capacitação especialmente voltada a quem está iniciando no mundo do empreendedorismo ou planejando abrir uma empresa.

O conhecimento adquirido antes de dar o pontapé inicial no negócio pode fazer toda a diferença depois de abrir as portas.

Não por acaso, mais de 20% das empresas abertas no país não sobrevivem ao primeiro ano de vida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É para mudar essa realidade que cursos como o oferecido pelo Instituto Nacional de Ensino à Distância (Inead) podem ajudar bastante.

Nessa capacitação que tem um total de 25 horas, com aulas 100% online, são abordados todos os pontos de atenção inicial em um negócio.

Veja quais são eles:

  • O plano de negócios
  • A pesquisa de mercado
  • O conceito do negócio
  • O plano de marketing
  • Os fundamentos financeiros
  • Os fundamentos de negócios.

Conheça mais sobre essa capacitação neste link.

7. Legislação trabalhista

Este é o grande assunto de 2017 para empreendedores. Em razão da aprovação de novas regras com a Reforma Trabalhista, muita coisa vai mudar a partir de novembro na relação entre empregados e empregadores.

Esse fato, por si só, já coloca empresários diante de uma atualização obrigatória.

Um curso já tradicional, ofertado gratuitamente e via internet, é disponibilizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Com um total de 14 horas de aulas, a capacitação aborda os dispositivos legais que regulamentam as relações de trabalho.

É uma forma de ficar por dentro de direitos e deveres de quem contrata e de quem é contratado.

Além disso, são alvos do curso outros aspectos da legislação trabalhista, garantindo ao empreendedor os elementos necessários para a gestão correta dos recursos humanos na sua empresa.

Conheça mais sobre essa e outras capacitações gratuitas do Senai neste link.

Conclusão

Você sabia que o número de novas empresas no Brasil continua crescendo?

Imagem 3 - 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor
Então, qual curso irá começar? Não perca tempo!

No primeiro semestre deste ano, conforme o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, houve um aumento de 12,6% no total de negócios criados, totalizando  581.242 novas empresas.

Esse é o maior número desde 2010.

Se você não percebeu, isso significa que só quem estiver preparado para enfrentar esse mercado altamente concorrido vai sobreviver.

Então, se os cursos online estão à sua disposição, com conteúdos interessantes e totalmente de graça, por que deixar essa oportunidade passar?

Lembre que um gestor qualificado também contribui com os resultados da empresa.

Estudo, se especialize e busque ser o melhor no que faz!

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *