Você sabia que existem cursos online grátis que podem qualificá-lo como empreendedor? E não é por que nada custam que sua qualidade é baixa, muito pelo contrário.
Há opções oferecidas por instituições confiáveis e reconhecidas como verdadeiras parceiras dos pequenos negócios.
Se a ideia de realizar cursos pela internet agrada você, não deixe de fazer esse investimento, até mesmo porque ele só vai lhe custar tempo.
A seguir, vamos conhecer qualificações capazes de atualizar seus conhecimentos para cuidar melhor da empresa.
Siga a leitura, se torne um gestor mais completo e busque a longevidade para o seu negócio.
Confira 7 cursos online gratuitos para aprimorar seu lado empreendedor
Empreendedor inteligente é aquele que está sempre em busca de resultados melhores.
Muitas vezes, isso passa pela própria qualificação profissional.
Quantos erros cometemos no dia a dia por pura ignorância, não é mesmo? E isso não é motivo de vergonha, mas uma deficiência que pode ser corrigida.
Já que o conhecimento não ocupa espaço e ele é a palavra-chave para levá-lo ao sucesso, confira a relação abaixo com sete cursos online grátis direcionados a empreendedores.
1. Gestão financeira
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece uma variedade de cursos gratuitos à distância, realizados pela internet.
Inclusive, vale visitar a sua plataforma Ead para conhecer todas as opções.
Um dos principais deles é o que capacita o empreendedor a cuidar melhor da gestão da finanças.
São 6 horas aula com uma abordagem completa para dar os primeiros passos no mundo do controle financeiro empresarial.
Durante as aulas, o aluno irá se conscientizar quanto à importância de se dedicar à gestão financeira, separar o dinheiro pessoal daquele que pertence à empresa e registrar todas as receitas e despesas, por menores que sejam.
O empresário que se descuida dessa área na maioria das vezes enfrenta grandes dificuldades.
Sem conhecer a própria realidade financeira, pode gastar mais do que ganha, gastar muito e gastar mal. Sua capacidade de tomar decisões de maneira assertiva é prejudicada pela falta de embasamento.
As contas podem se acumular, resultando em juros e multas, e os recebimentos podem não se confirmar, havendo demora para identificar a inadimplência do cliente.
Todos esses são comportamentos muito prejudiciais ao negócio, mas nem por isso raros.
É por essa razão que investir algumas horas em um curso voltado à gestão financeira é mais do que recomendado
Faça isso, inclusive, se você já é um empreendedor experiente. Afinal, não custa nada e sempre temos a aprender.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
2. Fundamentos da administração
Ser um bom administrador depende muito da gestão financeira, como acabei de destacar. Mas vai além dos cuidados com o caixa.
É por isso que essa capacitação oferecida sem custos pela plataforma Veduca também está indicada nesta relação de cursos online.
Um dos aspectos mais interessantes dela é a carga horária. São nada menos do que 60 horas de aula sem nada pagar por isso.
Veja só alguns dos temas abordados no curso e perceba como são importantes para quem tem um negócio a gerenciar:
- Ética
- Marketing
- Finanças
- Gestão de pessoas
- Gestão da qualidade
- Planejamento estratégico
- Motivação
- Liderança
- Trabalho em equipe.
Como vemos, é uma abordagem completa sobre todos os desafios que um administrador tem de enfrentar para colocar a empresa no caminho certo.
Destaco os aspectos relacionados aos colaboradores, que são peça-chave para o sucesso de qualquer negócio.
Afinal, se é verdade que o capital humano é o bem de maior valor em uma empresa, não se pode jamais descuidar dele.
Neste curso, esse é um aspecto muito presente, a começar pelo desenvolvimento da liderança, que é uma característica tão importante para quem tem um negócio.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
3. Marketing digital para empreendedores
Em parceria com o Sebrae, o Instituto Endeavor oferece de graça o curso online de marketing digital para empreendedores.
Como todo mundo está na internet, faz muito sentido que a sua empresa também marque presença, certo? Mas não pode ser de qualquer forma.
É por isso que o empresário precisa saber como elaborar uma estratégia bem-sucedida no meio online, de forma que possa divulgar a empresa e também atrair clientes.
Embora esta seja uma capacitação bastante curta (são apenas duas horas de aulas em vídeo), ela promove uma abordagem completa do assunto.
A proposta é que o empreendedor possa realmente estar apto a implementar uma estratégia de marketing digital, além de mensurar os resultados.
Conforme a grade curricular do curso, além da introdução ao assunto, são trabalhados temas como uso e aplicação em empresas, integração entre marketing e vendas, chegando até à montagem de um setor específico para cuidar do marketing digital no negócio.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
4. Sustentabilidade na empresa
Assim como o Sebrae, a Fundação Getúlio Vargas também oferece uma grade de cursos gratuitos voltados especialmente aos empreendedores.
Um dos mais interessantes é a nova capacitação de sustentabilidade aplicada aos negócios, com um total de 10 horas de aula.
Além de explicar o conceito, ela oferece uma reflexão interessante sobre as atitudes com relação à sustentabilidade e quanto às possibilidades de mudança na gestão empresarial.
É exatamente neste ponto que o curso se torna muito interessante, pois permite promover mudanças práticas que beneficiam não apenas o meio ambiente e a sociedade, como a própria empresa.
Se você já ouviu falar sobre negócios sustentáveis, vai entender, com certeza.
E o melhor é que qualquer empresa pode aderir, não importa o seu tamanho. Com pequenos ajustes em seus processos, por exemplo, é possível economizar no uso de recursos e reduzir o peso dos gastos no orçamento.
Isso é apostar no consumo consciente também na área empresarial.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
5. Como montar um negócio digital
Em tempos de desemprego em alta, com o empreendedorismo crescendo como alternativa de fonte de renda, muitos são aqueles que desejam trabalhar pela internet.
Só que em meio a tanta concorrência, é preciso se especializar.
Afinal, como montar um negócio digital e ser bem-sucedido? É para encontrar essa resposta que a plataforma Learncafe lançou um curso online gratuito, com um total de cinco horas de aulas.
Um aspecto interessante dessa capacitação é que ela não é voltada apenas para quem deseja empreender na internet, mas também para quem já tem o seu negócio digital.
Se esse é o seu caso, mas não está totalmente satisfeito com os resultados obtidos até o momento, essa pode ser uma boa oportunidade de se aperfeiçoar e adquirir conhecimento.
Entre outros temas, a capacitação aborda:
- O que é um produto digital (ou infoproduto)?
- Exemplos de negócios digitais que dão certo
- Como escolher um nicho lucrativo
- Como conquistar o seu público-alvo
- Quais os investimentos necessários em marketing
- Como trabalhar para aumentar as vendas de um produto digital.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
6. Empreendedorismo no Brasil
Esta é uma capacitação especialmente voltada a quem está iniciando no mundo do empreendedorismo ou planejando abrir uma empresa.
O conhecimento adquirido antes de dar o pontapé inicial no negócio pode fazer toda a diferença depois de abrir as portas.
Não por acaso, mais de 20% das empresas abertas no país não sobrevivem ao primeiro ano de vida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É para mudar essa realidade que cursos como o oferecido pelo Instituto Nacional de Ensino à Distância (Inead) podem ajudar bastante.
Nessa capacitação que tem um total de 25 horas, com aulas 100% online, são abordados todos os pontos de atenção inicial em um negócio.
Veja quais são eles:
- O plano de negócios
- A pesquisa de mercado
- O conceito do negócio
- O plano de marketing
- Os fundamentos financeiros
- Os fundamentos de negócios.
Conheça mais sobre essa capacitação neste link.
7. Legislação trabalhista
Este é o grande assunto de 2017 para empreendedores. Em razão da aprovação de novas regras com a Reforma Trabalhista, muita coisa vai mudar a partir de novembro na relação entre empregados e empregadores.
Esse fato, por si só, já coloca empresários diante de uma atualização obrigatória.
Um curso já tradicional, ofertado gratuitamente e via internet, é disponibilizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Com um total de 14 horas de aulas, a capacitação aborda os dispositivos legais que regulamentam as relações de trabalho.
É uma forma de ficar por dentro de direitos e deveres de quem contrata e de quem é contratado.
Além disso, são alvos do curso outros aspectos da legislação trabalhista, garantindo ao empreendedor os elementos necessários para a gestão correta dos recursos humanos na sua empresa.
Conheça mais sobre essa e outras capacitações gratuitas do Senai neste link.
Conclusão
Você sabia que o número de novas empresas no Brasil continua crescendo?
No primeiro semestre deste ano, conforme o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, houve um aumento de 12,6% no total de negócios criados, totalizando 581.242 novas empresas.
Esse é o maior número desde 2010.
Se você não percebeu, isso significa que só quem estiver preparado para enfrentar esse mercado altamente concorrido vai sobreviver.
Então, se os cursos online estão à sua disposição, com conteúdos interessantes e totalmente de graça, por que deixar essa oportunidade passar?
Lembre que um gestor qualificado também contribui com os resultados da empresa.
Estudo, se especialize e busque ser o melhor no que faz!
Um comentário
Deixe uma resposta