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Ateliê de maquiagem: 11 dicas essenciais para quem deseja entrar no mercado de beleza

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Ganhar dinheiro com o próprio ateliê de maquiagem, o que lhe parece essa ideia?

Se ela agrada você, mas não sabe por onde começar, este artigo pode ajudar bastante.

Até porque esse é um negócio que tem tudo para dar certo.

Sem dúvidas, o mercado de beleza é um dos que mais cresce no Brasil e, nesse cenário, um ateliê de maquiagem é tendência a ser explorada.

Além de muitas mulheres serem apaixonadas por maquiagem, ela se tornou parte de suas vidas, comum à rotina diária.

O que antes era algo com procura esporádica, agora pede profissionais em qualquer evento importante ou mesmo para atos do cotidiano.

Por isso, acho importante destacar que ter um studio de maquiagem pode ser algo muito lucrativo, mas se você for iniciante, pode começar como freelancer.

Ter um espaço de maquiagem em casa é, muitas vezes, a primeira etapa de uma empresa de sucesso.

Depois, a aquisição de móveis para sala de maquiagem, aliada a um curso de maquiagem e penteado, torna tudo mais profissional.

Tenha desde já a consciência de que é muito importante se especializar.

Ao final dessa jornada, linda e deslumbrante, você poderá olhar no espelho e se chamar de empreendedora.

Vamos lá?

Ateliê de maquiagem: uma alternativa para mulheres empreendedoras?

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O mercado de beleza ganha cada vez mais espaço e demanda por empreendedores que possuem talento e vontade de ter o próprio negócio.

Muitas mulheres são despertadas para o empreendedorismo.

A vontade de ter o próprio negócio surge e floresce.

Aliado ao desejo, também existe a vocação e, então, a receita para o sucesso está pronta.

O artigo de hoje pode ajudar essas mulheres a dar o próximo passo.

Está na hora de decidir se a sua vocação pode lhe render um investimento promissor e um futuro melhor, com mais tranquilidade financeira.

Como mulher, você deve saber que a maquiagem se tornou um componente fundamental no visual feminino.

E com a sua mentalidade empreendedora, já deve ter explorado o potencial lucrativo dessa arte, que pode vir a ser também um tratamento estético e emocional em algumas ocasiões e ambientes.

Sim, emocional, pois um trabalho bem feito pode elevar e muito a autoestima de uma mulher.

No entanto, como destaquei, esse trabalho deve ser bem feito, com mão de obra capacitada.

Por isso, a oportunidade de ter um espaço para maquiagem que seja uma empresa é para mulheres visionárias, empreendedoras, que solucionam problemas, fidelizam clientes e entendem que nesse negócio é preciso ter qualidade e trazer ao cliente a sensação de personalização e exclusividade.

Obviamente, uma profissão ligada à estética não poderia ser diferente.

Se você é maquiadora, talvez não seja possível começar com um espaço próprio totalmente destinado a esse fim.

Mas isso não pode te paralisar.

Vamos, então, entender como dar os primeiros passos?

Atender em casa ou ter um espaço próprio de ateliê de maquiagem?

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Avalie: a prestação de serviço à domicilio pode ser muito mais lucrativo do que manter seu próprio espaço.

Embora o sonho de uma empreendedora seja conquistar o próprio espaço e optar por um salão exclusivo, isso também implica em um custo mais elevado.

Talvez isso não seja possível logo de cara, já que você pode ter acabado de finalizar o curso.

Mas não se chateie por isso.

A rentabilidade da prestação de serviços a domicílio está em alta e também é uma forma de personalização.

Muitos edifícios, por exemplo, oferecem espaço para maquiadores e outros profissionais de beleza atenderem clientes em espaços específicos, totalmente equipados.

Além disso, você também poderá atender na própria residência e conquistar clientes fiéis que preferem essa comodidade e conforto.

Claro que você precisará adaptar o transporte dos seus materiais de tal modo que seja viável levá-los de um lugar a outro e que não seja um transtorno na rotina de quem o receba.

Perceba que essa é uma alternativa interessante.

Não ter um estabelecimento próprio não limita a começar o seu próprio negócio e a empreender em sua carreira de maquiadora.

Você também pode conquistar seus clientes mais rápido do que imagina ainda que não tenha um espaço próprio.

Ofereça algo que te diferencie e que caia no gosto das suas clientes. É a melhor forma de conquistar uma divulgação positiva no famoso boca a boca.

Depois, conforme o faturamento crescer, aí sim pode ser o momento de dar o pulo do gato, ou da gata.

Caso pondere e veja que a possibilidade é atraente, será preciso replanejar o seu modelo de negócio e estabelecer uma estratégia para que as coisas continuem funcionando.

O fato de montar um ateliê de maquiagem não impede que você continue a atender algumas clientes em casa.

Inclusive, pode funcionar bem como uma transição.

Se tiver uma agenda bem organizada, pode ter liberdade para escolher como e onde quer trabalhar, de forma a obter os melhores resultados possíveis.

O que é preciso para montar um ateliê de maquiagem?

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O espaço dos seus sonhos precisa ser muito bem planejado, por isso pegue o papel e a caneca e liste tudo o que você vai precisar.

Quero apresentar a você um passo a passo para montar um ateliê de maquiagem.

Antes, no entanto, é preciso estar ciente de estabelecer um planejamento e segui-lo de acordo com as prioridades do negócio e de si própria.

Veja bem, você é a maquiadora.

Logo, se capacitar é uma prioridade sua como profissional, que se reflete diretamente no seu negócio.

Mas ter um bom equipamento, por exemplo, é uma prioridade do seu negócio, que se reflete na qualidade da prestação do seu serviço.

Deu pra entender?

Então, vamos ao que interessa!

1. Escolha um local e estude a vizinhança

Como já disse, você pode iniciar o seu negócio sem ter um estabelecimento.

No entanto, se quiser investir em uma estrutura maior e alcançar visibilidade, a melhor opção acaba sendo fixar seu negócio em um ponto comercial.

Ele pode ser próprio e, dessa, forma você economiza com aluguel.

Mas é muito difícil adquirir um imóvel próprio com boa localização, ainda mais enquanto seu ateliê de maquiagem não está estabelecido no mercado.

Só que o aluguel não é um obstáculo, pois você acaba tendo uma flexibilidade maior para escolher a localização desse espaço, optando por bairros centralizados ou próximos.

Dependendo de quantas pessoas irão trabalhar com você, não existe a necessidade de um local muito grande.

Cerca de 25m² suprem bem a demanda para realização dos seus serviços como maquiadora.

Aqui, o mais importante é dar esse primeiro passo.

Sem ele, você não alcança as etapas seguintes.

2. Defina a estrutura necessária

Escolhido o local, é hora de definir a estrutura.

Primeiro, decida se no seu estabelecimento serão ofertados cursos, se precisa de um lugar específico para fazer a maquiagem de noivas ou outras especialidades, coisas desse tipo.

Além disso, seja qual for o prédio escolhido, é possível que ele precise de uma pequena reforma ou mesmo de mobília nova.

Essa escolha deve ser detalhada.

Seu ateliê de maquiagem deve ser funcional, aconchegante e deve ter estilo.

Lembre-se de que a maior parte do seu dia você vai passar ali e, portanto, deve ser um lugar que te dê prazer.

3. Faça o orçamento dos móveis e equipamento

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Quanto vai pesar no seu bolso o ateliê de maquiagem? Faça orçamentos, compare preços e peça descontos. Toda a economia é válida!

Ainda que você decida montar o ateliê de maquiagem em um cômodo na sua casa, terá que investir em alguns móveis personalizados e equipamentos.

Isso demandará alguns custos inevitáveis.

Esses custos incluem balcão, camarim, espelhos, cadeira giratória e reclinável, iluminação, tapetes, banquetas e até um sofá para recepcionar as clientes.

Pensando em um estabelecimento completo, será preciso um frigobar, um ar condicionado e artigos de decoração.

Ufa!

Mas não pare por aí.

Alguns detalhes são imprescindíveis para fazer a diferença.

Não mencionei ainda o seu material de trabalho.

Maquiadores precisam de maquiagens, claro! Pincéis, pó, corretivos, lápis e muitos outros produtos que primem pela qualidade.

Afinal, você não quer se apenas mais uma no mercado, certo?

4. Capacitação profissional

Capacitação vale para qualquer área.

Para maquiadores, estamos falando de técnicas que mudam com a moda, de produtos que evoluem com a tecnologia, de texturas que variam de acordo com cada pele e de tons de cores infinitos.

Capacitação é essencial para se especializar e se tornar melhor naquilo que faz.

E se escolha for pela segmentação, isso se torna ainda mais necessário.

A propósito, você já ouviu dizer que quem tenta ser bom em tudo pode não ser bom em nada?

O que isso quer dizer?

Que você deve estudar e se aperfeiçoar para ser referência e autoridade na sua especialidade.

Isso eleva o valor agregado da sua hora de trabalho, o que é fundamental para aumentar a lucratividade do negócio.

Quando os clientes passarem a procurar você e não o contrário, temos um sinal claro de maior valor do seu negócio.

O que faz o seu trabalho ter valor para quem recebe? Faça valer a pena.

5. Alinhe o valor total do investimento e prepare-se financeiramente

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Você está financeiramente preparada para o investimento que abrir o seu ateliê requer? Se ainda não tiver a quantia suficiente, prepare-se antes.

É importante você ter consciência de qual valor será necessário investir no negócio.

Ser pego de surpresa nunca é uma boa saída quando o assunto são as finanças da empresa.

Muitas maquiadoras na internet contam que investiram cerca de R$ 15 a R$ 20 mil para montar seu próprio ateliê de maquiagem, muito bem estruturado por sinal.

O próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas) considera esse valor como base para um salão de beleza de pequeno porte, embora não se aplique integralmente à ideia de um espaço de maquiagem.

Mas será possível iniciar com uma investimento menor?

Claro que sim!

Você pode eliminar uma poltrona aqui, uma decoração ali, um quadro, um tapete… É claro que o investimento também é dependente da decoração, já que esse um fator bem importante nesse negócio.

Que mulher não gostaria de fugir de uma rotina agitada e passar algumas horas se arrumando em um espaço super aconchegante e arrumado?

É questão de valor, não necessariamente de preço, lembra?

6. Profissionalização do ateliê de maquiagem

A conta.MOBI apoia a formalização de empreendedores no Brasil.

Além da segurança ao negócio, isso representa uma chance única de crescimento.

Talvez você não saiba, mas a informalidade traz uma série de prejuízos.

Não dá para permanecer como autônomo por muito tempo.

Como maquiadora e empreendedora, você só tem a ganhar com a profissionalização do seu ateliê de maquiagem.

Uma ideia é buscar o registro como microempreendedor individual (MEI).

Entre os requisitos, é preciso faturar no máximo R$ 60 mil/ano, limite que subirá para R$ 81 mil em 2018.

E quais são os benefícios? Veja só:

Todos esses benefícios estão incluídos no pagamento mensal do DAS MEI, a Guia de Arrecadação do Simples Nacional.

E qual o valor?

No caso de um estabelecimento prestador de serviços, o custo por mês é de R$ 51,85.

E maquiador pode ser MEI?

Pode, sim!

A formalização é realizada de forma online, a partir do preenchimento de um breve cadastro no Portal do Empreendedor.

Além de dados pessoais, você precisa informar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Para a atividade de maquiador, o CNAE é o 9602-5/02, mesmo código utilizado para o registro como esteticista, caso queira ampliar os serviços oferecidos.

7. Divulgação

A divulgação também pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Nesse sentido, a internet tem sido um canal amplamente utilizado pelos maquiadores, principalmente por ser uma mídia muito visual.

Destaque seu perfil, poste fotos, ofereça seus trabalhos em grupos de vendas, lance promoções, faça parcerias com sites de compras coletivas e esteja aonde seus clientes estão.

Eles estão na internet? Esteja lá.

Saiba o que interessa a eles.

No entanto, não esqueça de oferecer e entregar um serviço de excelência.

Não há divulgação melhor e mais espontânea do que essa.

Também pode ser uma boa promover cursos e workshops em seu espaço e divulgar esses eventos.

Além disso, não esqueça que um o segredo de um ateliê de sucesso e a essência de um negócio como esse é um bom atendimento.

Esse é o caminho que resultará em clientes satisfeitos que vão voltar e que provavelmente serão fiéis a você.

8. Atendimento ao cliente

Você já percebeu que profissionais da área de estética são amigos dos clientes e que o perfil é de um público fiel?

A que você atribui isso?

Parabéns se respondeu “confiança”.

Você está disposta a estabelecer uma relação de confiança com seu cliente?

Em primeiro lugar, seja ética.

Em segundo, ofereça um trabalho de qualidade, com preços justos e persiga a excelência no atendimento.

Aqui vão algumas dicas para você colocar em prática a melhor estratégia:

Conquiste com um sorriso, antes de dizer qualquer palavra

Talvez você ainda não tenha se dado conta do poder de um sorriso.

Então, eu recomendo: passe a sorrir mais, e passe a fazê-lo genuinamente.

Atender e receber seus clientes assim é uma forma de dizer bem-vindo, mostrar que você está feliz por eles estarem ali e que serão bem tratados enquanto permanecerem no seu estabelecimento.

Mantenha um sorriso natural e transmita uma boa energia.

Não reclame se a sua agenda está cheia.

Entenda as razões do seu cliente

Não se iluda em pensar que você só vai atender clientes bonzinhos, que serão agradáveis e gratos pelo seu trabalho.

Esteja pronto para lidar com as adversidades.

Procure colocar-se no lugar do seu cliente. O que será que ele passou naquele dia? O que será que aconteceu em sua vida?

Todos tem uma razão para ser como são. Às vezes, damos azar de ser a pessoa em quem o indivíduo desconta toda a sua insatisfação com a vida.

Agora, se é um problema com o seu serviço, tente contornar a situação e resolver o mais rápido possível.

A agenda deve ser organizada e atualizada

Parece meio óbvio, mas uma agenda serve para a sua organização.

Ao chegar ao seu ateliê de maquiagem, é muito interessante que comece o dia olhando a agenda, ligando a confirmando se os seus clientes poderão vir, se você pode realocar alguns, otimizando seus horários.

Isso organizará melhor o seu dia, evitando que um cliente “atropele” o outro, o que poderia causar uma impressão de desorganização no local.

Não custa nada ser atencioso

Veja como todas as dicas desse tópico não custam valor algum.

Qual o preço da atenção que você dá ao seu cliente? Zero.

Qual o valor? Não tem dinheiro que pague.

Seja atencioso quando alguém chegar ao seu ateliê de maquiagem.

Se você não puder atender imediatamente, não ignore, como se ninguém estivesse ali.

Tenha um atitude positiva

Pessoas positivas evitam falar coisas como “não dá” ou “não sei”.

Afinal, clientes querem soluções e, ao abrir uma empresa, você se propôs a ser o provedor delas.

Essas são algumas dicas importantes sobre atendimento e vale a pena você levá-las por toda a vida, não importa qual seja o tamanho do seu negócio.

Todas as pessoas gostam de ser bem atendidas.

Faça a sua parte.

9. Controle da agenda e dos recebimentos

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Controle é a alma de todo negócio e o segredo para conduzi-lo a um caminho de sucesso.

Já falei um pouco sobre controle de agenda com relação ao atendimento a clientes.

Contudo, existe um outro lado da agenda que é a parte de gestão do negócio.

É importante ter um planejamento sobre as receitas e despesas.

O segredo passa por se dedicar ao fluxo de caixa, anotando tudo, por menor que seja o valor.

Mantenha uma planilha atualizada com todas as informações.

Isso é controle financeiro, o que é fundamental para a saúde do seu negócio.

Outra tarefa que você precisa conhecer se chama conciliação bancária.

Seu objetivo é não deixar nenhuma conta sem pagar e nenhuma conta sem receber.

Uma boa política de cobrança evita inadimplência, enquanto a organização nos pagamentos evita ter de arcar com juros e multas.

10. Gestão do negócio

Dinheiro que entra não necessariamente significa lucro.

Antes de isso acontecer, você tem despesas a honrar.

E tem ainda o tal capital de giro, que no caso do seu negócio garante a compra de novos produtos enquanto os clientes não pagarem integralmente pelos serviços prestados.

Não podemos esquecer também do pró-labore, que é a sua remuneração, de retirada mensal e planejada.

A propósito, um planejamento financeiro é fundamental.

Estabelecer metas e objetivos também trarão a sensação de que o esforço não está sendo em vão.

E para isso, você tem dois grandes parceiros que podem ajudar bastante.

O primeiro é o contador, que é quem mais entende de gestão financeira, fiscal e tributária.

Já com a conta digital conta.MOBI, além de ter soluções para receber dos seus clientes, como boleto e máquina de cartão, você tem uma ferramenta completa para gerenciar seu dinheiro.

11. Esteja sempre atualizado às tendências do mercado

Como maquiadora, você precisa estar antenada às tendências.

Afinal, a moda está em constante movimentação e você não pode perder as oportunidades.

Por isso analise, pesquise, crie novas idéias, inspire-se.

Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar é essencial para se sobressair e garantir visibilidade.

Veja o que está acontecendo lá fora e não perca tempo.

Outra dica muito importante é ouvir seus clientes.

Eles são um excelente termômetro sobre tendências.

Bônus: cuide da sua imagem

Um maquiador trabalha com a imagem e isso se reflete na autoconfiança das pessoas.

Nunca parou para pensar que a vitrine do seu ateliê de maquiagem é você mesma?

É por isso que, quem decide ser maquiador, deve ter cuidados redobrados com a própria aparência.

Você deve ter coerência entre o que você é e o serviço que presta.

As pessoas entenderão que sua atividade faz sentido, pois verão que você acredita nela. Faz sentido?

Além da pele, tenha cuidado com os cabelos.

Se eles forem longos, mantenha-os de uma forma que não incomode seu cliente.

Lembre sempre que você terá um contato muito próximo das pessoas.

Pense: como eu gostaria de ser tratado se eu estivesse no lugar do meu cliente?

Afinal, ateliê de maquiagem dá dinheiro?

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Todo serviço bem feito pode dar dinheiro. Cabe a você trabalhar com dedicação e dar o seu melhor para que seu ateliê cresça! 

Essa é a pergunta que nunca cala.

Claro que todo serviço bem feito dá dinheiro.

No entanto, como já disse em outros artigos, é fundamental trabalhar bastante e oferecer um serviço de excelência.

Nada vem de graça ou sem esforço.

O início pode ser um pouco mais difícil, mas o segredo é ser consistente e persistente.

Assim, você conquistará seu espaço e deixará sua marca no mercado.

Maquiagem de noivas tendem a ser mais lucrativas, pois tudo que é relacionado a esse evento tem alto valor agregado.

No entanto, o dinheiro também será resultado de outros serviços recorrentes, como maquiagens de finais de semana para festas, formaturas, ensaios fotográficos e muito mais.

Tente fazer parcerias e invista nesse mercado se é algo que você gosta de fazer.

Conclusão

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Se você tem o sonho de profissionalizar seu serviço de maquiadora e ter o seu próprio ateliê, já sabe o que fazer! Boa sorta na sua jornada empreendedora…

Diante de tudo que falei neste artigo, o importante é entender que montar um ateliê de maquiagem pode ser a oportunidade da sua vida, mas só depende de você.

O mercado da beleza está em alta e as mulheres querem ficar e se sentir bonitas.

Então, acredite.

Você pode encontrar seu espaço se fizer seu trabalho com qualidade e diferenciação – não apenas mais do mesmo.

E nunca esqueça que o motor dessa jornada empreendedora será a sua motivação.

A atividade faz sentido para você? É o que você gosta de fazer e deseja para o seu futuro?

Se você aliar a paixão pela sua profissão com tudo o que aprendeu hoje, pode se permitir sonhar mais alto.

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