Posted in:

Empreendedor de primeira viagem? Conheça 6 dicas valiosas para o seu negócio

Imagem - 6 dicas valiosas para o seu negócio

Finalmente você resolveu apostar em sua ideia e abriu o tão sonhado negócio. Mas como empreendedor nenhum vive de ousadia e boas intenções, é preciso se organizar e oferecer um ótimo custo-benefício ao seu cliente, caso contrário a concorrência pode te engolir, não é mesmo? Por isso selecionamentos seis dicas fundamentais para garantir solidez, permanência e sucesso ao seu negócio.

1- Planeje-se

Ter uma boa ideia é muito importante, mas para ser um empreendedor de sucesso é preciso ir além. Planejamento é a palavra de ordem para qualquer área em que você atue. Separe um tempo para se organizar e coloque no papel o que é o seu negócio, o seu público-alvo e os resultados que deseja alcançar. Liste as tarefas e o prazo para executá-las e quais são suas metas. Importante que esse planejamento seja revisto e analisado de tempos em tempos para que possíveis falhas na execução sejam corrigidas.

2 – Cuide do seu dinheiro

Ter as contas em dia e o controle sobre o que entra e o que sai do seu caixa é fundamental para a saúde de qualquer negócio. Invista o dinheiro de forma inteligente, para que ele trabalhe a favor do seu negócio. Organize os pagamentos a serem efetuados, datas de vencimentos e valores totais das prestações de longo prazo. Outra coisa, NUNCA misture suas contas pessoais com a de sua empresa. É importante entender também os custos que o seu negócio gera e para isso liste todas as contas a pagar (impostos, transporte, alimentação, contas de luz, internet etc). Assim você terá uma visão mais detalhada dos seus gastos e ganhos e poderá, inclusive, economizar.

3 – Faça contatos

Como anda sua rede de relacionamentos? Quanto maior for o número de pessoas que você possa conversar, maior suas oportunidades e chances de sucesso. É importante que as pessoas saibam que você presta determinado serviço ou comercializa aquele produto e para isso você deve dizer isso a elas. Caso já tenha conquistado um número considerável de clientes, continue a investir no seu relacionamento e procure saber o que ele gosta e não gosta no seu produto ou serviço. Ser ativo nas redes sociais e participar de debates, palestras e eventos da sua área são ótimas maneiras de estreitar os laços.

4 – Negocie com o seu fornecedor

Pesquise os preços e faça pelo menos três orçamentos antes de realizar qualquer compra. Saber o valor de mercado de serviços e mercadorias é essencial para você fazer uma boa negociação com seu fornecedor e conseguir o melhor custo-benefício, já que a qualidade do produto/serviço deve ter prioridade também. Outro ponto importante é o prazo para pagamento. Fique atento à cobrança de juros e número de parcelas. Esses cuidados podem te ajudar (e muito) a aumentar seu lucro e volume de vendas.

5- Fique ligado às tendências

O que está bombando na sua área? Com o mercado em constante mudança, é importante ficar ligado em todas as novidades e preferências do seu público para não correr o risco de ficar para trás. Se você julgar necessário fazer uma adaptação em seu produto ou serviço, não tenha medo! É importante ser flexível e saber se adaptar às tendências e ao que o consumidor busca. Acompanhe as redes sociais, blogs, programas de TV e participe de bate-papos e eventos que discutam as tendências na sua área.

6 – Seja perseverante

Não é porque uma ideia deu errado, um produto não teve saída ou alguém reclamou do seu serviço que você vai desistir do seu sonho. Entenda onde você errou, corrija as falhas e foque nos pontos positivos do seu produto ou serviço. Ter paciência, energia e persistência vão te levar, sem dúvida, ao acerto. É como dizem os empreendedores de sucesso: “erre rápido e corrija mais rápido ainda”.

Bons negócios pessoal!

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *