Olá! Aqui nós vamos te apresentar dicas de como organizar as suas vendas e como isso pode impactar diretamente no seu lucro. Neste material discutiremos a importância de analisar os custos do seu produto e/ou serviço, além de identificar e controlar os CUSTOS do seu negócio.
Lembre-se de que o conhecimento de todas as despesas e de sua relação com cada processo e projeto pode ajuda-lo a identificar oportunidades de economia de recursos e, consequentemente, a promover o aumento da rentabilidade do seu negócio.
Aproveite o material e aplique as dicas no dia a dia.
Desejamos muitas realizações e sucesso!
Equipe conta.MOBI
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS CUSTOS
O seu negócio pode ser uma grande ideia, mas assim como as outras questões que o envolve, saber calcular e controlar os custos dos produtos/serviços oferecidos é essencial para que alcance o sucesso.
É muito importante que você, empreendedor, conheça o próprio negócio para não deixar, nas mãos de terceiros, cuidados essenciais como uma boa gestão de custos. O conhecimento do assunto auxilia-o a ter uma boa gestão financeira, administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos.
Quando realiza suas operações e atividades, gasta determinados recursos, seja matéria-prima, mercadorias, dinheiro ou pessoas, por exemplo. Quando conhece e identifica todos os gastos desses recursos, então poderá controlar os seus custos e definir quanto cobrar pelo seu serviço/produto.
O preço final de um serviço prestado ou produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista. Quando não tem uma gestão de custos eficaz, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar margens de lucro, volume de vendas ou o andamento geral do negócio.
A definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, você deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).
Aspecto mercadológico
Pelo aspecto mercadológico, o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Fatores como conhecimento da marca, 3tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do produto.
Aspecto financeiro
No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto do produto/serviço, as despesas variáveis (por exemplo, comissões de vendedores), as despesas fixas (como aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido.
Se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, refaça os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da sua prática. Em outras palavras, para equilibrar o preço de venda, você deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.
5 DICAS DE COMO DEFINIR O PREÇO COBRADO PELO SEU SERVIÇO/PRODUTO
Analise seus concorrentes
É imprescindível que você conheça seus concorrentes. Além de compreender o quanto eles estão cobrando, você também fará uma pesquisa profunda sobre o que exatamente eles estão fornecendo. Depois de examinar o que os outros estão cobrando, você deve ter uma faixa de preço para trabalhar. Para decidir aonde você quer chegar ao longo do tempo, considere seu nível de habilidade, sua experiência e sua reputação. Se você for para um preço mais elevado, lembre-se que você terá de explicar aos potenciais clientes o valor agregado que você (e só você!) tem para fornecer.
Defina como cobrar
Em muitos trabalhos de prestação de serviço, você também precisará decidir se quer tarifar por hora ou utilizando uma tarifa fixa por projeto. Isso pode não se aplicar para você, mas para muitos profissionais, esta é uma questão importante a considerar. Em geral, os clientes tendem a gostar de taxas fixas para que eles não tenham surpresas quando chegar a fatura final, enquanto os prestadores de serviços tendem a preferir os preços por hora para que eles não percam dinheiro quando um projeto requer mais trabalho do que o previsto.
Estude sua pretensão salarial e o custo por hora
Como um provedor de serviços é importante que você consiga responder a pergunta: “Quanto vale uma hora do meu tempo?” Para determinar isso, comece por perguntar a si mesmo o quanto você deseja alcançar a cada ano. Assim, poderá facilmente estipular o seu valor por hora.
Para isso, faça o seguinte cálculo: existem cerca de 2000 horas em um ano de trabalho, então, para determinar a sua taxa por hora, tome o seu alvo de salário anual e divida por 2000.
Identifique seus custos
Após definir o quanto deseja conquistar por ano, é hora de calcular seus custos. Pense sobre todos os custos que você terá de cobrir, de custos indiretos, como sua Internet, eletricidade e telefone, até custos diretos como materiais para o serviço/produto e também os cursos de Marketing para divulgação da sua empresa. Depois de ter listado todos seus custos, lembre-se de acrescentá-los em suas tarifas finais.
Apresente seu produto/serviço de forma atrativa
Pense sobre como apresentar o produto/serviço para o seu cliente. Recomendamos oferecer várias opções para que assim ele sinta que está no comando e possibilitará que você venda mais. Outra boa opção é criar um pacote de preço que agrupe vários serviços/produtos juntos e, então, oferecer um desconto de 5 ou 10% se o cliente quiser o pacote completo. Isso também irá ajudá-los a sentir que estão fazendo um bom negócio – e todo mundo adora um bom negócio!
Saiba escutar e dizer NÃO
Para que seu negócio seja bem sucedido e rentável, você terá que estar disposto a aceitar não como resposta de vez em quando ou de recusar alguns clientes que vão querer pagar um valor muito baixo pelo seu serviço/produto. Você irá sempre se deparar com clientes que ou o considerarão caro, ou simplesmente querem pagar pouco.
Ao longo prazo, você preferirá perder esses clientes a começar uma tendência de oferecer seus serviços por menos do que realmente valem. Se você dá um grande desconto para um cliente, será muito mais difícil de subir o preço para o valor original em projetos futuros.
A CONTA.MOBI AJUDA-O NO CONTROLE DOS SEUS GASTOS
Com a conta digital da conta.MOBI você tem acesso ao seu extrato detalhado, ferramenta em que acompanhará todas as movimentações financeiras e identificará os seus gastos. A partir das informações contidas nele, é possível que você defina estratégias para a redução das despesas, com a intenção de aumentar seus lucros. Além disso, você tem acesso a muitas outras vantagens oferecidas pelas outras ferramentas de gestão e organização financeira do seu negócio. Assim, fica fácil crescer e aumentar os resultados!
Após ler este material, sugerimos que amplie seu conhecimento com leituras complementares. Indicamos a você dois excelentes livros relacionados ao tema abordado:
Custos – Análise e Gestão
Autor: Evandir Megliorini
Editora: Prentice Hall
Este livro explica de forma objetiva a apuração de custos, tanto para o atendimento as exigências legais quanto para apuração de resultados das empresas e a avaliação de estoques.
Formação de preços de serviços e produtos
Autor: Nildo Silva Leão
Editora: Nobel
Neste livro, o autor lembra que uma empresa é criada para gerar lucro e empregos. E chama a atenção para este fato que, apesar de não ser desconhecido, não é colocado em evidência do modo correto: o preço ofertado deve ser sempre justo para o comprador e adequado para a sobrevivência da empresa. Não se deve vender um serviço ou produto se o preço não puder cobrir os custos. Preço justo é aquele que cobre os custos do serviço ou produto, proporciona lucro e paga os impostos.
Esperamos ter te ajudado!
Conte com a conta.mobi para dar aquele empurrão nos seus negócios!