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Meios de pagamento eletrônico: 11 motivos para você usar essa ferramenta em seu negócio

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Você ainda não usa meios de pagamento eletrônico no seu negócio?

Arrisco a dizer que está não apenas deixando uma excelente oportunidade escapar.

Está perdendo dinheiro.

Sim, é isso mesmo!

Seu cliente hoje não é o mesmo de anos atrás, quando pagava no dinheiro vivo e até cheque usava.

Hoje, ele recorre a meios eletrônicos de pagamento.

Afinal, é muito mais seguro, prático e cômodo.

Nada de sair de casa com cédulas no bolso ou sem saber ao certo quanto dinheiro levar.

Tudo atualmente pode ser resolvido por soluções de pagamento.

E a tecnologia não para de inovar.

Neste artigo, vou explicar o que são meios eletrônicos de pagamento e apresentar razões para você aderir hoje mesmo.

Vamos descobrir ainda o que esperar do mercado de meios de pagamento no Brasil para os próximos anos.

O que será que as empresas de meio de pagamento vêm preparando?

Será que teremos em breve novos tipos de pagamentos eletrônicos?

A partir de agora, você terá todas as respostas que procura.

E a mais importante: entenderá por que deve oferecer meios de pagamento eletrônico aos clientes.

Boa leitura!

O que são meios de pagamento eletrônico

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Em poucos cliques, os meios de pagamento eletrônico permite a você fazer transações financeiras em tempo real.

Os meios de pagamento eletrônico permitem que as transações financeiras sejam realizadas de maneira remota e em tempo real.

A compra através da internet, por exemplo, só é possível graças a essas evoluções tecnológicas.

Elas permitem que os dados das transações sejam capturados e processados a fim de realizar a transferência de valores.

O mais conhecido deles é o cartão de crédito, também chamado de dinheiro de plástico.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o cartão já existe há décadas.

Em 1950, nos Estados Unidos, foi quando surgiu a emissão do primeiro cartão que possuía essa finalidade.

A empresa responsável foi a Diners Club International, que existe até os dias de hoje.

Além dele, você certamente já usou alguma vez o cartão de débito.

Tem também o cartão pré-pago, que tem seu saldo recarregado antes de ser usado.

Mas os meios de pagamento eletrônico não se restringem ao cartão.

O boleto bancário não deixa de ser mais um exemplo.

E ele existe desde o início da década de 90, sendo muito utilizado em transações comerciais entre empresas.

Prestadores de serviços, por exemplo, se valem muito desse meio para receber de seus clientes.

Mais recentemente, as plataformas digitais chegaram com tudo.

Desde então, soluções inovadoras e eficientes têm ajudado empreendedores de todos os portes.

Com ferramentas como o link de pagamento, eles conseguem oferecer ao cliente o seu meio preferido.

E ao agradar a todos os perfis, uma consequência lógica é o aumento no faturamento.

Mas fique ligado, pois a revolução está apenas começando.

Principais números relacionados aos meios de pagamento eletrônico no Brasil

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Sabia que 80% das transações feitas pela internet, no Brasil, é por meio de cartão de crédito?

Os números comprovam que o momento é especial.

O mercado de meios de pagamento eletrônico no Brasil cresce ano após ano.

E esse avanço encontra justificativa nas preferências da população.

Com tantas facilidades na palma da mão, as pessoas veem cada vez menos razões para insistir em meios de pagamento físicos.

Para você ter uma ideia melhor sobre o que estou falando, separei algumas informações relevantes.

Confira!

  • Em 2013, 80% dos brasileiros já usavam meios de pagamento eletrônico – veja aqui
  • Na internet, o cartão de crédito responde por mais de 80% das transações – veja aqui
  • 73% dos brasileiros aguardam a possibilidade de fazer compras por realidade virtual – veja aqui
  • 91% das empresas tem na aceitação do cartão de débito um fator para alavancar as vendas e aumentar o ticket médio – veja aqui
  • No comércio varejista, quase 40% do faturamento se dá por meio dos cartões – veja aqui
  • 39% das micro e pequenas empresas brasileiras aceitam cartão de crédito e débito – veja aqui
  • Por dia, são pagos no Brasil quase 11 milhões de boletos de cobrança – veja aqui
  • Em todo o mundo, 26% das transações online são realizadas por dispositivos móveis – veja aqui
  • O mobile banking responde por 34% do total de transações bancária no Brasil – veja aqui.

Como fica claro, o mercado de meios de pagamento eletrônico cresce a todo vapor no Brasil.

Mas esse é um movimento que parece estar só no começo.

Em contrapartida, o uso do dinheiro vivo cai – e cai de forma considerável.

Como os meios eletrônicos substituem o dinheiro vivo

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Com os meios de pagamento eletrônico, você tem a segurança e facilidade de não precisar lidar com dinheiro vivo para fazer as transações.

Com o passar dos anos, fica cada vez mais evidente que o número de pessoas que usam o dinheiro vivo para pagar suas compras ou suas contas vem reduzindo consideravelmente.

Afinal, qual foi a última vez que você saiu com dinheiro na carteira?

Fora pequenas quantias, é muito raro encontrar alguém carregando altos valores no bolso.

No Brasil, uma das principais causas para esse “fenômeno” é a falta de segurança.

Por isso, os cartões de débito e de crédito são reconhecidos por suas “funcionalidades antirroubo”.

Sem a sua senha (que pode ou não ser biométrica – o que aumenta ainda mais as chances de você ter a sua conta intacta), existe pouca coisa que um criminoso pode fazer com o seu cartão de crédito.

Fora essa questão, há também a praticidade.

Você não carrega troco, não precisa ficar contando dinheiro e as transações tendem a ser mais rápidas e menos complicadas com a utilização dos cartões de débito ou crédito.

Tudo o que você precisa fazer é controlar o seu saldo.

E isso elimina as chances que você tem de perder dinheiro com qualquer outra eventualidade.

Aliás, quem nunca passou pela horrível experiência de perder a carteira?

Ou até mesmo de danificar algumas notas de alto valor?

No fim das contas, os cartões são mais práticos, seguros e funcionais.

Ocupam menos espaço e são “amigáveis” em suas utilizações.

O que dizem as estatísticas

As últimas estatísticas por aqui indicam que apenas 39% de todas as transações financeiras utilizaram dinheiro vivo.

Nos Estados Unidos, esse percentual já é bem menor e chega a somente 12%.

Em países europeus, como a Suécia, a utilização do dinheiro nas transações diárias é ainda menor.

Estima-se que pelo menos 36% dos suecos raramente utilizam o dinheiro vivo para realizar qualquer tipo de compra ou pagamento.

Por lá, já é possível encontrar cartazes de estabelecimentos informando que o papel moeda não é aceito.

Outras estatísticas apontam que somente 2% da economia desse país utiliza cédulas e moedas.

Voltando para as terras tupiniquins, órgãos públicos informam que o dinheiro deixará de ser o principal método de pagamento em 2020.

E, em 2015, já se iniciaram as primeiras iniciativas na Câmara dos Deputados para que o papel moeda seja erradicado da nossa economia.

No entanto, até mesmo para países como a Suécia, essa é considerada como uma medida extrema e exagerada, pelo menos por enquanto.

Exemplos de meios de pagamentos eletrônicos mais usados

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Sem dúvidas, o cartão de crédito é o meio de pagamento eletrônico mais tradicional, no entanto outros meios têm ganhado espaço.

Atualmente, existem meios de pagamento eletrônico variados.

Todos eles se baseiam na mesma premissa: capturar e processar as informações financeiras para realizar a transferência de valores, conforme mencionei no início deste artigo.

Alguns desses meios de pagamento eletrônico servem apenas para questões bancárias.

Você pode ver o seu saldo, extrato, efetuar transferências, comprar serviços que o seu banco oferece.

Também pode acompanhar os rendimentos dos seus investimentos com a instituição bancária do seu interesse.

Essa parte das transações são conhecidas como internet banking.

Seu uso pode ser feito através de aparelhos móveis (como smartphones, tablets e notebooks) ou podem ser remotos, com o uso de computadores “tradicionais” – essencialmente, sua funcionalidade é a mesma.

Por outro lado, existe um mercado de pagamentos eletrônicos.

São inúmeras ferramentas para pessoas físicas (e jurídicas, dependendo do caso) utilizarem como meio de transferência de valores ao redor do mundo.

O PayPal é uma das principais referências dessas ferramentas.

Entretanto, existem muitas outras, como PagSeguro, MercadoPago e BCash.

Todas esses sistemas funcionam como uma espécie de “operadora” de cartões de crédito,.

Fazem com que as compras sejam concretizadas através da utilização desse (ou de outros) métodos de pagamentos que não envolvam bancos para sua realização direta.

E as plataformas estão cada vez mais evoluídas.

Hoje, o mercado de meios de pagamento no Brasil normalmente faz uso como possibilidade de pagamento do cartão de crédito e do boleto.

Em alguns casos, é utilizada a transferência bancária em tempo real.

Todavia, o cartão de crédito é cada vez mais comum e frequente nas transações realizadas.

Mas uma solução completa para o cliente não pode ficar nisso.

Boleto, cartão de débito, débito em conta e transferência bancária são outras opções.

Se a sua empresa usar todos esses meios de pagamentos, tem boas chances de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas não apenas sobreviver, como crescer e se aventurar a voos maiores.

Afinal, cada vez mais, as pessoas buscam pela comodidade na hora das suas compras.

Dar as costas para essa realidade cobra seu preço.

É algo que até pode tardar, mas não falha.

Por que arriscar?

Seja eletrônico hoje mesmo e transforme o futuro do seu negócio.

A seguir, vou destacar os principais motivos para você implementar a utilização dos meios de pagamento eletrônico.

Fique ligado!

11 motivos para você implementar essas ferramentas na sua empresa agora mesmo

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Diferentes opções de pagamento é uma oportunidade de aumentar a sua clientela que encontrará no seu negócio a opção que mais lhe atenda.

Você pode trabalhar apenas aceitando dinheiro como meio de pagamento.

A decisão sobre a condução do seu negócio é exclusivamente sua.

Mas como seus clientes reagem diante disso?

Aliás, você sabe de que forma eles preferem pagar pelo que compram ou contratam?

Perceba, então, que a preferência do cliente precisa vir em primeiro lugar.

Não se trata de abolir os recebimentos em dinheiro de uma hora para a outra.

Afinal, sempre haverá aquele que gosta de pagar dessa forma, puxando algumas cédulas da carteira.

Mas por que ignorar que os tempos são outros?

Que cada vez mais pessoas preferem as vantagens dos meios de pagamento eletrônico?

A hora da mudança é agora.

E vou apresentar 11 motivos para você também acreditar nisso.

1. Você pode ganhar mais clientes

As estatísticas que já mencionei são mais do que suficientes para entender este primeiro ponto.

Ter uma maquininha de cartão na loja física ou aceitar pagamentos por ele no e-commerce não são mais um luxo, tampouco um diferencial.

É questão obrigatória.

Do contrário, resta aguardar ser engolido pela concorrência.

Mas veja pelo outro lado: ao oferecer mais meios de pagamento eletrônico, o cliente pode preferir a sua empresa.

Afinal, se você alia produtos e serviços de qualidade a essa oferta, quem vai lhe segurar?

2. Ter menos trabalho para proteger os seus rendimentos

Imagine que você venda somente pelo dinheiro.

No fim do dia, você deve realizar o fechamento do caixa (ou da tesouraria, seja lá como for que você lida com o dinheiro em espécie) para fazer toda a transferência.

Você perde tempo, aumenta os riscos de ser roubado e se dedica para realizar toda a contabilidade.

Como estatística extra, saiba que cerca de 41% dos estabelecimentos em todo Brasil já foram vítimas de assalto nos últimos três anos.

Evite todo esse transtorno e diminua os seus riscos aceitando os meios de pagamento eletrônico.

3. Diminui o tempo e o custo para lidar com dinheiro

Você que é empresário já deve saber que as idas ao banco são frequentes.

Em média, funcionários (ou o próprio dono da empresa) vão ao banco de uma as três vezes por semana para lidar com o dinheiro recebido.

Normalmente, há a contratação de seguro contra furto e roubo.

Isso quando não há a necessidade da contratação de mais pessoal para lidar com todo o volume de vendas e o trabalho de contabilidade dessas questões.

Diminua esses transtornos e inicie urgentemente a aceitação do cartão de crédito e outros meios eletrônicos nas suas transações.

4. Reduz o tempo das filas do caixa

A venda por cartão de crédito ou por cartão de débito diminui consideravelmente o tempo das suas filas no caixa.

Isso significa mais agilidade para realizar transações, o que no fim do dia se traduz para um volume maior de vendas no curto prazo.

E como todo bom empresário, imagino que o seu objetivo sempre seja o aumento do número das suas vendas diariamente.

Não é?

5. Garante mais comodidade e flexibilidade para seus clientes

Seus clientes merecem mais comodidade e flexibilidade para comprar de você.

Quando são bem tratados, saiba que dificilmente eles escolherão outra loja ou outro estabelecimento para resolver as suas necessidades de consumo.

Portanto, adote os meios de pagamento eletrônico para garantir a satisfação dos seus compradores.

Não se esqueça que eles são responsáveis pelo seu sucesso.

6. Agiliza e automatiza boa parte da contabilidade da sua empresa

Com a utilização dos meios de pagamento eletrônico, você automatiza parte da contabilidade da sua empresa.

As notas fiscais e o pagamento dos tributos ficam mais simplificados com a utilização desses sistemas.

Em sua maioria, garantem mais comodidade para o seu pessoal responsável pelos números da sua empresa.

Isso sem mencionar a diminuição da possibilidade de erro humano durante todo esse processo.

7. Você evita problemas com fraude

Hoje em dia é raro, mas todos nós sabemos que o papel moeda pode ser fraudado.

Inclusive, não é à toa que os caixas são treinados para avaliar se as notas são verdadeiras ou não.

Também não precisamos falar sobre o “falecido” cheque, que frequentemente causava transtornos na hora do recebimento dos valores das vendas.

Com a utilização dos meios de pagamento eletrônico, as chances de você não receber o seu dinheiro por conta de alguma fraude diminui significativamente.

Se o seu cliente não tiver saldo ou limite, a transação não será aceita, o que reduz a chance de dor de cabeça para o seu negócio.

8. Ganha facilidade para movimentar todo o dinheiro da sua empresa

Já falei sobre a redução do tempo e do custo das movimentações com o dinheiro vivo, certo?

Agora, chegou a hora de falar sobre a facilidade que você ganha ao lidar com o dinheiro de maneira eletrônica.

Todos os seus rendimentos serão direcionados para um ambiente virtual seguro, dependendo da sua escolha de operadora do cartão ou de ferramenta utilizada.

Você pode, com apenas alguns cliques, movimentar milhares de reais para a conta do seu negócio, com menos riscos, mais facilidade e em menor tempo.

9. Conquista mais tempo para se preocupar com outras questões no seu negócio

Se sinta livre para pensar em questões mais importantes do seu negócio.

Entre elas, a satisfação dos seus clientes, a performance dos vendedores ou o alcance da sua marca.

Com mais tempo e menos preocupações para lidar com o dinheiro ou com questões operacionais com o papel moeda, você fica livre para se dedicar ao que realmente importa para o sucesso da sua empresa.

Esse motivo pode parecer pequeno, mas todo empreendedor sabe que qualquer facilidade pode gerar grandes resultados no longo prazo.

10. Diminui a chance de erro dos seus funcionários

Trabalhar no caixa é estressante.

Oito horas de atendimento pode fazer com que qualquer pessoa cometa algum erro.

Dependendo do movimento do seu estabelecimento, é possível até mesmo que esse único funcionário atenda mais de cem pessoas em um único dia.

Errar é humano.

Mesmo que todas as medidas sejam tomadas, existe a possibilidade de equívoco na hora do troco ou até mesmo no momento de guardar o dinheiro no caixa.

Com a aceitação dos meios de pagamento eletrônico, você reduz bastante a chance desses erros.

O sistema é responsável pela transação e, dificilmente, vai ocorrer problemas.

A exceção pode ser a máquina de cartão ou o próprio sinal (ou conexão) com a internet – mas em situações bem mais raras.

Esse é um motivo que faz bastante diferença no longo prazo.

Principalmente para a própria satisfação dos seus funcionários, que terão que se cansar muito menos ao realizar as transações financeiras através de métodos eletrônicos.

11.Você pode evitar que a sua empresa “morra” de forma precoce

O último motivo da lista é duro e simples: ao aceitar os meios de pagamento eletrônico, você pode evitar a morte precoce da sua empresa.

Todos os seus concorrentes já utilizem cartão de crédito.

E você, o que faz?

Em um mercado competitivo como o atual, é praticamente inaceitável não garantir outras formas de negócio para seu cliente.

O mundo se tornou informatizado e cômodo.

Poucas pessoas vão perder tempo para ir até um caixa eletrônico para sacar dinheiro e voltar ao seu estabelecimento.

Portanto, evite cair nesse tipo de erro e ofereça meios de pagamento eletrônico.

Quanto mais rápido você adotar essas ferramentas, melhor serão os seus resultados em vendas e na satisfação dos seus clientes.

O que está esperando?

Principais cuidados que você deve ter em relação aos meios de pagamento eletrônico

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As transações realizadas por meio de meios de pagamento eletrônico são seguras e fáceis, apesar de demandarem alguns cuidados.

Apesar das facilidades e das vantagens, saiba que nem tudo são flores.

Existem sim alguns pontos que você deve se atentar a partir do momento em que passa a aceitar os meios de pagamento eletrônico.

Não chegam a ser desvantagens, mas pontos de atenção.

O primeiro deles é que os pagamentos através do cartão de crédito podem demorar um pouco para cair em sua conta.

Mas se você pesquisar um pouco, verá que empresas modernas trabalham com prazos bem menores do que os 30 dias que outras adotam como padrão.

De qualquer forma, é há uma necessidade de planejamento do fluxo de caixa um pouco maior.

Outro ponto que merece atenção são as máquinas de cartão de crédito que você vai utilizar (ou a ferramenta).

Existem tarifas atribuídas em cada transação.

Fora isso, é fundamental que você tenha um bom equipamento em mãos.

Mas, novamente, vale repetir a dica da pesquisa.

Você pode ter na empresa uma solução que funciona bem e cobra pouco.

Investigue as taxas antes de contratar.

A economia alcançada pode surpreender você.

Por fim, não se esqueça de se certificar que seus funcionários estão aptos a lidar com os novos equipamentos.

Apesar dos erros humanos se tornarem menos frequentes, ainda existem pontos de atenção que devem ser observado.

Veja se o seu colaborador sabe lidar com os possíveis erros da máquina e até mesmo com as funções mais básicas, como a aplicação do preço da transação.

Ficando atento a todos esses pequenos detalhes, não há o que temer.

Essas novas ferramentas serão de grande ajuda para o seu negócio.

Conclusão

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Que tal começar a investir hoje mesmo em meios de pagamento eletrônico e oferecer mais um diferencial aos clientes?!

Ao chegar até aqui, você já está dominando o assunto meios de pagamento eletrônico.

Agora, seu desafio é encontrar a solução perfeita para o seu negócio.

A maquininha é uma das melhores e mais baratas do mercado.

O boleto simples garante que você só pague uma única taxa – apenas na compensação.

E o link de pagamento permite ao seu cliente em vendas online escolher como quer pagar.

Lembre-se sempre: Seja qual for a necessidade do seu negócio, o Money Radar tem a solução. Conte sempre com a gente para atingir o sucesso como empreendedor.

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