O encurtador de URL se transformou em uma ferramenta essencial para quem deseja ter bons resultados na internet.
Certamente, você já se deparou com o problema de um link extenso, de difícil compreensão, que torna o compartilhamento um verdadeiro transtorno.
Pois é justamente esse inconveniente que o encurtador de URL busca solucionar.
Ao fornecer uma URL menor para um link, ele permite que produtores de conteúdo, agências e empresas possam compartilhar o endereço de forma simplificada.
Além disso, o encurtador também permite personalizar os links.
O que é especialmente importante para endereços que serão impressos em materiais publicitários.
Se você quer desvendar todos os detalhes que estão por trás do encurtador de URL, veio ao lugar certo.
Neste artigo, você vai aprender como encurtar URLs e descobrir como utilizar esse recurso na sua empresa, com exemplos práticos.
Também irá conhecer os principais encurtadores de URL disponíveis na internet.
Se o assunto interessa, não perca uma só linha.
Boa leitura!
O que é um encurtador de URL?
Antes de falar sobre o encurtador em si, cabe uma breve explicação sobre esta sigla chamada URL. Você conhece a origem?
URL é a sigla utilizada para Uniform Resource Locator, expressão em inglês cuja tradução para o português seria algo como “localizador uniforme de recursos”.
Na prática, o URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede.
No dia a dia, o termo é utilizado para se referir aos endereços de sites na internet, os famosos links.
Ao clicar em um link ou colá-lo na barra de endereços do navegador, o usuário tem acesso ao site, seja a página inicial ou a um conteúdo específico do portal.
Como exemplo, https://moneyradar.com.br/ é a URL que dá acesso ao site do Money Radar, enquanto https://moneyradar.com.br/blog/comunicacao-empresarial é a URL que aponta para o artigo do nosso blog cujo título é “Comunicação Empresarial: O que é, Como Fazer e Objetivos”.
Entendido esse primeiro ponto, passamos para o principal: o que é e como funciona o encurtador de URL?
O encurtador de URL é um serviço disponibilizado por site específico, capaz de gerar um novo endereço para um link.
A grande sacada é que o link gerado pelo encurtador é menor (mais curto) do que o link original.
Isso facilita a compreensão e o compartilhamento do link original, que, em alguns casos, é repleto de algarismo confusos.
Quer um exemplo prático?
Digamos que você precisa divulgar uma página do seu site com inscrições para um sorteio.
O endereço completo é www.seusite.com/sorteios/2019/aacAP9200gadas89
Difícil divulgar este endereço em conteúdos impressos ou mesmo nas suas redes sociais, não é mesmo?
Ao usar o encurtador Bitly, por exemplo, o endereço poderia ser personalizado para que ficasse algo como www.bitly/seusitesorteio.
Simples e prático, não é mesmo?
O que é o Bitly?
Bitly é um dos mais famosos e populares encurtadores de URL, e pode ser acessado no site https://bitly.com/.
Ele permite gerar links encurtados gratuitamente e ainda oferece outras funcionalidades gratuitas, como a personalização do link.
Nós trataremos das especificidades do site e suas ferramentas na sequência do texto, quando serão comparados três sites encurtadores de URL.
Por ora, no entanto, você precisa saber que o Bitly é um dos mais populares sites do mundo para encurtar URLs.
Tanto é assim que ele tem como clientes empresas do porte de Nike, The New York Times e Disney.
Qual a origem do encurtador de URL?
Embora essa ferramenta seja muito popular entre criadores de conteúdo, os encurtadores ganharam fama ainda maior com o surgimento do Twitter.
Rede social que limitava a 140 caracteres cada publicação, chamada de tweet.
Agora, vale lembrar, são 280.
O encurtador do Twitter, uma ferramenta original da plataforma, gerava links mais curtos e economizava espaço para o tweet.
Essa dinâmica ajudou a popularizar os links encurtados, que logo caíram no gosto de diversos usuários de todos os tipos.
Tanto é assim que os números atestam a imensa popularidade do recurso.
De acordo com Derric Haynie, diretor da empresa Rebrandly.com, são encurtadas, por dia, mais de cem milhões de URLs. Impactante, não é mesmo?
Quanto tempo dura um link encurtado?
Não há uma resposta precisa para essa pergunta.
A maioria dos encurtadores de URL garantem que os links encurtados têm duração indeterminada.
Ou seja: eles vão durar pela eternidade ou até o serviço oferecido por eles ser descontinuado.
Como as empresas geralmente oferecem este serviço gratuitamente, não há como ter uma garantia de que o serviço durará para sempre.
Aliás, nem mesmo pagando por ele há como assegurar isso, pois as empresas não são eternas.
Recentemente, o Google encerrou as atividades do seu encurtador de URL, o Google URL Shortener.
Esse é um exemplo de que ainda há incerteza na prestação desse serviço.
Agora, se você quer limitar o número de acessos a uma URL encurtada, por motivos de sigilo ou segurança, há provedores que geram links com duração de um dia.
Essa alternativa impede que o link dure para sempre e continue sendo compartilhado muito tempo depois de perder sua utilidade.
Perceba que, tanto para quem busca uma solução no curto quanto no longo prazo, é possível recorrer a um encurtador de URL.
E se você precisa de motivos para isso, vamos deixá-los claros no próximo tópico.
Por que é importante para o seu negócio?
Imagine que você está disponibilizando, no site da sua empresa, um link de inscrições para um evento organizado por você.
Se quiser divulgar este link fora da internet e das redes sociais, como em fôlderes e panfletos, a memorização tende a ficar complexa.
Porque, em geral, os links são difíceis de reproduzir manualmente.
Considere o exemplo que demos acima, www.seusite.com/sorteios/2019/aacAP9200gadas89.
Você acha que algum interessado seria capaz de reproduzir o link na barra de endereços sem errar?
No mínimo, seria uma tarefa bem ingrata, mesmo de posse de um flyer trazendo a URL.
E não precisa ser assim.
Ao encurtar o link e gerar uma URL amigável, você facilita e simplifica o acesso, além de deixar o endereço mais bonito para quem lê.
A importância para o seu negócio, portanto, está relacionada à assertividade das suas ações de divulgação na internet.
Qual o objetivo de encurtar a URL?
O principal objetivo de encurtar uma URL longa é torná-la mais curta, mais simples, mais agradável e mais facilmente comunicável.
Como já explicamos, as URLs longas podem dar dor de cabeça aos criadores de conteúdo, porque o seu compartilhamento é complexo, e a memorização praticamente impossível.
A URL encurtada pode conter um texto personalizado, facilitando a compreensão, a memorização e a reprodução do link.
Usar URLs encurtadas ainda transmite a mensagem, para o seu cliente, de que você está atualizado a respeito das tendências das redes sociais.
Ou você acha que quem entende dessas plataformas não fica um pouco constrangido ao ver algum produtor de conteúdo compartilhando um link extenso e ininteligível?
Melhor não correr o risco de passar uma imagem errada.
Mídias sociais: Como o encurtador de URL pode ajudar?
Por falar em mídias sociais, o encurtador de URL é especialmente útil no Twitter, rede social que limita as postagens a 280 caracteres.
Mas não é só nessa plataforma que você pode tirar proveito da solução.
Alguns encurtadores permitem que você personalize e rastreie os links.
Gerar um link personalizado dá maior autoridade para sua empresa, porque ela passa a impressão de que está bastante integrada às redes.
Além disso, rastrear os cliques é de importância vital para monitorar o engajamento dos clientes e medir a assertividade de cada estratégia de marketing.
Você pode ver quantos cliques o link recebeu, de qual rede social partiu e em qual intervalo de tempo.
No Instagram, rede social que não permite compartilhar links em posts e comentários, o link encurtado pode ser uma opção.
Principalmente, para que os seguidores memorizem o endereço, embora existam outras maneiras de inserir links na plataforma.
Como criar um link no Instagram?
Com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, o Instagram é uma das mais populares redes sociais.
Apenas no Brasil, são 50 milhões de usuários ativos por mês.
Só que o Instagram não é lá muito amigável com quem deseja levar os usuários a outros sites.
Uma prova disso é que ele não permite links nos comentários ou nas legendas das fotos.
Mas há duas maneiras principais de criar um link na rede social.
A primeira dela, mais prática, é inserir o link no seu perfil, porque há um campo que disponibiliza essa opção.
Ali, é possível armazenar um único link, que será clicável, e avisar seus seguidores nas fotos de que o link está lá.
É isso que fazem os portais de notícias e produtores de conteúdo, por exemplo, ao dizer “link na bio”.
A outra alternativa é criar links no Instagram Stories.
Mas, para isso, você precisa ter a conta verificada, ou mais de 10.000 seguidores.
O recurso ainda não foi disponibilizado para todos os seguidores.
A terceira opção, ainda no Instagram Stories, é gerar o link por meio de um anúncio pago.
Nesse caso, não há imposição de um número mínimo de seguidores.
O uso de um encurtador de URL cria uma quarta opção de link, embora não clicável.
Mas se você conseguir uma URL de fácil memorização, pode ter sucesso em sua divulgação no Instagram.
Ganhar dinheiro com encurtador de url é possível?
Embora ganhar dinheiro não seja o propósito dos encurtadores de URL, existem sites que oferecem essa opção a partir de serviços de publicidade.
Nesse caso, o encurtador de URL também é um intermediador de URL.
Ou seja: ele exibe uma publicidade antes de redirecionar para o link original.
Só que, nesse caso, você vai ganhar dinheiro quando alguém clicar na publicidade, o que não encaminha para o link original. Deu para entender?
Esse artifício costuma ser utilizado em links muito populares, como downloads.
Mas é preciso ficar atento ao inconveniente de inserir intermediadores de publicidade.
Porque, em geral, o usuário não vai dar atenção à publicidade, e pode se sentir até incomodado com essa interrupção.
Por isso, embora sites como o Adf.ly permitam inserir a publicidade nos links encurtados e garantam algum dinheiro a partir dos milhares de cliques, é preciso considerar essa estratégia com cuidado, porque há risco de desagradar o seu cliente.
Encurtador de URL personalizada: O que é e como usar?
O encurtador de URL personalizada permite que você não apenas gere um link encurtado, mas também personalize o endereço.
O Bitly, considerado um dos maiores e melhores encurtadores de URL gratuitos, fornece esse serviço.
Vamos a um exemplo prático?
Digamos que o link que você deseja encurtar é www.seusite.com/conteudos/webdirect/2019/04/melhores-estrategias-para-redes-sociais.
Um link encurtado automaticamente no Bitly vai gerar um resultado parecido com este: https://bit.ly/1hy7tR6.
Ele ficou encurtado em relação ao link original, mas ainda não está fácil de ler, certo?
A partir de um cadastro gratuito na rede social, você consegue personalizar o link encurtado, que poderia ficar assim: https://bit.ly/redessociais2019.
Vamos concordar que está muito melhor agora.
O link personalizado torna mais fácil os seus objetivos de compartilhar, memorizar e reproduzir.
Como monitorar os clicks na url personalizada
Além de personalizar os links, alguns serviços permitem que você monitore os cliques na URL personalizada.
O Bitly, novamente ele, é um deles.
O site oferece mais de 20 opções de monitoramento em tempo real, para que você consiga medir o alcance e a assertividade do seu link.
Digamos que você gerou um link personalizado e o compartilhou no Instagram, no Twitter, no Facebook e ainda enviou por SMS para os seus clientes.
O Bitly vai detalhar o engajamento de cada uma dessas plataformas, mostrando a origem dos cliques no intervalo de tempo que você determinar.
Para isso, basta fazer um login gratuito no sistema (é possível utilizar as suas contas em outras redes sociais) e começar a utilizar o serviço, gratuitamente.
Conheça os 3 melhores encurtadores gratuitos
Agora que você já sabe como funcionam os encurtadores de URL e qual a importância dos links encurtados para o seu negócio, vamos listar os três melhores encurtadores de URL gratuitos.
Acompanhe!
1. Bitly – https://bitly.com/
Já falamos tanto dele ao longo do artigo, mas ainda é possível dar mais detalhes a respeito do queridinho dos encurtadores.
Ele se tornou tão popular porque oferece muitas funcionalidades de forma gratuita.
Sem fazer qualquer tipo de cadastro, você já consegue utilizar a plataforma.
Com um login simples, você também tem acesso à personalização dos links, rastreamento de cliques, revelação dos principais compartilhadores e dados geográficos das pessoas que clicam.
Nada mal para um serviço gratuito, não é mesmo?
2. Is.Gd – https://is.gd/
O Is.Gd é um encurtador de URL que se aproxima bastante do Bitly, e pode ser até melhor em alguns fatores.
Além de permitir que você encurte qualquer URL de maneira simples e ágil, sem exigir cadastro, ele também oferece um serviço de customização e rastreio dos cliques para qualquer usuário.
Isso o diferencia do Bitly, que exige um cadastro para rastrear e customizar os cliques.
Outra funcionalidade bem bacana do Is.Gd é a possibilidade de gerar um QR Code da sua URL.
Essa alternativa é ótima para imprimir o link em banners, flyers e cartões de visita, por exemplo, porque basta apontar o celular para a imagem para ter acesso ao site.
3. Ow.ly – https://hootsuite.com/pages/owly
O Ow.ly é o serviço de encurtador de URLs do Hootsuite, considerada uma das principais ferramentas de social media do mundo.
É necessário se cadastrar no Hootsuite para utilizar os serviços do Ow.ly.
Este encurtador é recomendado para quem utiliza bastante as redes sociais com planejamento de posts, agendamento e monitoramento das plataformas.
Assim, o Ow.ly já fica integrado ao Hootsuite, e fornece diversos relatórios de desempenho para você medir o alcance das suas estratégias.
Agora, se você não tem necessidade de trabalhar com a plataforma do Hootsuite, ideal para quem precisa gerenciar várias redes sociais, talvez seja mais interessante adotar uma das outras duas opções listadas acima, pela praticidade e conveniência.
Conclusão
Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito dos encurtadores de URL e que, agora, consiga tomar as melhores decisões para a sua empresa.
O uso de encurtadores é recomendado porque eles fornecem links mais limpos, agradáveis e fáceis de memorizar, o que é o ideal para grandes ou pequenos negócios.
Ao utilizar esses encurtadores, você não passará mais por problemas de erros de digitação em links longos e complexos.
Se você conseguir evitar um erro e cativar um cliente a mais com essa estratégia, já terá valido a pena.
Então, conte para a gente agora: você já utiliza esse recurso? Está satisfeito com os resultados?
Divida suas experiências, dúvida ou opinião, deixando um comentário abaixo.
E se o artigo ajudou, não esqueça de compartilhar com seus contatos nas redes sociais.
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