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Como vender pela internet: 9 regras de ouro para o sucesso

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Saber como vender pela internet é uma grande oportunidade de negócio que surgiu com o avanço da tecnologia.

Isso atrai os empreendedores, pois a simplicidade e a facilidade abrem possibilidade para que inúmeros itens sejam anunciados a uma infinidade de pessoas.

A internet alcança milhões e, embora isso seja muito atraente e vantajoso, ainda desperta uma série de dúvidas para quem quer vender online.

O leque ampliado acaba trazendo o desafio de identificar um produto potencial que vença a concorrência e atraia clientes.

Nesse momento, é preciso ser estratégico.

Uma escolha de portfólio pouco atraente pode trazer um desempenho frustrante, levando muitos empreendedores a considerarem que o problema é a internet, enquanto canal e não a estratégia.

Essa pode ser a maior pegadinha para quem quer entender como vender mais pela internet.

Para que você possa dominar esse assunto, trago neste artigo algumas dicas essenciais.

Quer trabalhar com vendas pela internet e ganhar dinheiro? Então, siga a leitura.

Como vender pela internet?

Vender pela internet não tem segredos.

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Fique atento as regras e saiba como vender pela internet.

Você conta com diversas plataformas para começar anunciando seus produtos.

O Mercado Livre é uma dessas opções, por exemplo.

Nessa plataforma, você pode até criar a sua própria loja virtual.

A grande questão é que, para ter sucesso na internet, você precisa ser visto.

Por isso, é preciso trabalhar estrategicamente, lembrando que está entrando em um mar de opções e que os clientes, que estão do outro lado da tela, precisa se sentir incentivados para comprar de você.

São eles que decidirão o que comprar é aí que entra a principal estratégia: convencer.

Por onde começar?

Antes de mais nada, você precisa pensar na audiência.

“Não deveria pensar no produto?”.

Se você quer saber como vender na internet, precisa entender que as coisas funcionam um pouco diferente.

Você deve estudar as audiências potenciais e saber exatamente o que as pessoas estão precisando e procurando.

Oferecer uma solução ao problema e anunciar exatamente aquilo que tem demanda pode aumentar potencialmente as suas chances de sucesso.

Encontrar um público é muito fácil.

Você pode procurar grupos no Facebook e em fóruns sobre o segmento que você deseja ingressar.

Tudo isso vai dar um panorama geral sobre a demanda do mercado em questão.

Além disso, é importante ficar atento à jornada de compra do seu potencial consumidor.

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Acompanhar as demandas do seu cliente fará com que o seu potencial de venda seja ainda maior.

Você precisa ser encontrado pelo seu cliente e avaliar se o que você está oferecendo é o que ele quer comprar.

Momento Zero da Verdade

A fase em que o seu cliente “sentir a necessidade” de te encontrar e buscar por aquilo que você pode oferecer é chamada de Momento Zero da Verdade (ZMOT, do inglês, Zero Moment of True).

Imagine, por exemplo, que você vende smartphone.

Nesse caso, você pode ter alguns ZMOTs possíveis:

  • Alguém que quebrou ou precisa de um outro aparelho imediatamente.

Para esse cliente, o diferencial é uma entrega rápida e talvez até o frete grátis, pois a rapidez é o fator decisivo e você pode fazer a troca em uma loja física.

  • Alguém que está buscando comparativos entre smartphones e encontra o seu site.

Nesse caso, é importante escrever um post sincero em um comparativo, para que você se torne uma opção confiável.

Assim, seu cliente pode ver você como autoridade no assunto e alguém que ele pode consultar quando tiver alguma dúvida.

Logo, ainda que não compre naquele momento, ele sabe quem é você e, ao receber campanhas suas, pode se tornar um cliente real.

  • Alguém que não está pensando em comprar um smartphone naquele momento, mas vê uma promoção que chama sua atenção

Aqui, é preciso caprichar na oferta por um período de tempo.

Isso possibilita que o cliente potencial o perceba e acredite que valerá a pena comprar naquele momento.

Perceba que todos esses clientes estão em busca do mesmo produto, mas para atingir a cada um, é preciso adotar uma estratégia diferente.

Por isso é importante que você utilize canais diferentes.

Eles devem permitir que você seja encontrado por canais de busca ou redes sociais, além do seu próprio blog.

Além disso, faz parte do desafio conduzir o visitante a ver aquilo que você está vendendo.

Campanhas de marketing não são tão baratas e, por isso, é importante você estar nos canais certos para aumentar suas chances de venda.

A verdade é que a internet se tornou um ambiente muito grande e quem vende por esse meio tem muitos benefícios, mas também enfrenta uma batalha para conseguir vender cada vez mais.

Aquisição, Conversão e Ticket Médio

Dentre tantos desafios, esses três são a chave para o sucesso.

É preciso manter um tráfego alto (aquisição), que de fato compre de você (conversão) e compre um pouco mais por cada pedido (ticket médio).

Esses três indicadores servem como uma bússola que vai orientar seus esforços no dia a dia.

Também vai impactar inclusive na definição do seu orçamento de marketing e dos demais serviços que você irá contratar.

Quais cuidados devo tomar para vender mais?

Além de estar por dentro de alguns conceitos, é importante ficar atento a algumas estratégias na hora de vender pela internet.

Me acompanhe para saber um pouco mais.

Defina sua meta

Definir metas é um elemento crítico do plano de vendas.

São elas que definem o ritmo do seu crescimento e a sua cadência de acompanhamento periódica de novas vendas.

É importante definir um plano estratégico e as oportunidades de negócio que fazem sentido para o crescimento da empresa.

Além disso, também é preciso avaliar quais as restrições do seu negócio e se isso acompanha a sua meta.

Todos os seus objetivos devem estar alinhados ao que a sua empresa pode suportar.

Caso contrário, também será preciso incluir a expansão em sua meta.

Ajuste um funil

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Entenda o quão importante é um funil de vendas e faça um bom planejamento.

O funil de vendas é um dos recursos mais importante quanto à gestão e planejamento de vendas e marketing.

O funil informa qual a capacidade da sua empresa converter leads em clientes potenciais e então, em clientes reais.

Ter um plano de automação do funil também é importante para gerir o volume sem perder o relacionamento personalizado com cada cliente.

Além disso, é fundamental que você possa gerenciar as taxas de conversão entre os diferentes estágios do seu ciclo de vendas.

Nessa fase, o mais importante é dimensionar o funil para adequá-lo à sua meta de crescimento estipulada.

Então, identificar potenciais gargalos de vendas e marketing.

Planeje o crescimento com novos clientes

Existem dois motores de crescimento que incluem manter os clientes atuais e conquistar novos clientes.

Na definição das suas metas, você estima a taxa de novas vendas que devem vir de futuros clientes.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é importante que tenha um mercado alvo bem definido e mapeie os canais de marketing apropriados para se conectar à audiência do seu interesse.

Além disso, o funil de vendas precisa determinar quais os melhores leads e concentrar seus esforços neles.

Para aumentar sua autoridade, utilize as indicações dos clientes já existentes e incentive a força de vendas.

Outro ponto importante é avaliar se o seu número de clientes novos é proporcional ao número de clientes já existentes.

Mantenha o crescimento com clientes existentes

É claro que conquistar novos clientes é essencial e dá aquele gás necessário para sua empresa crescer.

No entanto, essa também é a forma mais cara de crescer.

Contudo, em tempos de crise, é fundamental que você tenha uma boa estratégia de fidelização de clientes e um crescimento baseado em clientes existentes.

Por isso, invista na satisfação de quem negocia com você.

Ouça atentamente o feedback deles sobre seus produtos e serviços.

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A fidelização é fundamental, assim como a aplicação de uma pesquisa de satisfação para conhecer o seu cliente.

Ter uma pesquisa de satisfação estruturada sobre a percepção dos seus clientes é fundamental.

Para manter seus clientes também é importante conhecê-los, fazer um mapeamento e identificar quais produtos podem ser a solução para cada um deles.

Personalize a venda.

Esse relacionamento aprofunda o seu conhecimento e você pode monitorar a quantidade de visitas de recompra, do nível de satisfação, etc..

Nada melhor do que conhecer o seu cliente para agradá-lo.

Atualmente, muito se fala em produtividade e ela é de fato essencial.

Por isso, também considere investir na automatização de processos que podem favorecer o alcance das suas metas de crescimento.

Quais os melhores segmentos e ferramentas para vender pela internet

Ter o produto certo também é fundamental.

Não adianta investir em marketing, automação e tudo mais, se ao final você não tem um produto com demanda.

Por isso, fique atento aos melhores segmentos para investir.

Smartphones

Essa é uma das categorias mais significativas do e-commerce brasileiro.

Compradores de smartphones são extremamente sensíveis ao preço e aos lançamentos.

Assim, a internet acaba se tornando o canal ideal para compra desse tipo de produto.

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Utensílios eletrônicos estão em alta nas vendas pela internet.

Eletrônicos

Seguindo a mesma linha, o mercado de eletrônico vem logo em seguida e um dos critérios para a compra de produtos dessa categoria é o preço.

Outro ponto que favorece o mercado virtual é a questão da garantia estendida, que algumas lojas oferecem.

Por serem itens de pequeno porte, a logística de entrega pode ser feita pelos Correios.

Isso permite ampliar a abrangência geográfica de vendas, já que a entrega se torna possível.

Informática

Itens de informática também possuem excelente resultados em vendas online.

O sucesso da venda desses produtos está fortemente vinculado à credibilidade conquistada pelas grandes redes do varejo.

Produtos de informática são falsificados em larga escala e comprar em um lugar confiável, que fornece nota fiscal, se torna um ponto de desempate.

Além disso, o parcelamento pesa positivamente, já que falamos de produtos de valor médio a alto.

Saúde e Beleza

O segmento de cosméticos e perfumaria também tem o seu destaque.

Dentro dessa categoria, aqueles direcionados ao público feminino ainda são o carro chefe.

Além de serem de fácil entrega, ainda é possível criar kits (aumentando o ticket médio).

E as constantes promoções das redes varejistas impulsionam ainda mais esse mercado.

Casa e Decoração

Outra excelente opção para ampliar as vendas online são os produtos para casa.

Quando o preço se torna um fator de desempate, a internet sempre sai na frente e, aqui, não é diferente.

Por isso, essa categoria vem ganhando destaque não apenas em pequenos itens, como também em móveis.

Brinquedos

Cada vez mais clientes de artigos infantis e principalmente brinquedos buscam na web por melhores ofertas, novidades e opções.

A sazonalidade favorece esse setor, como é o caso de aniversários, Dia das Crianças e Natal.

A comodidade aliada ao preço competitivo e à facilidade de comparar as diversas opções disponíveis, colocam a internet como uma excelente opção de escolha no momento da compra.

É claro que aqui eu me referi aos mercados de maior destaque, mas existem inúmeros nichos que você pode investir.

Qualquer tipo de produto é recomendado para venda online?

Muitos negócios podem ser alavancados pela internet.

Tudo vai depender da estratégia e da logística de entrega.

É claro que funciona para vender tapetes, cursos, desenhos…

Enfim, há público para todos os gostos e você pode identificar se existe mercado procurando grandes players.

A mecânica de um negócio offline tende a ser muito diferente de um negócio online, mas os fundamentos são praticamente os mesmos.

Geralmente, o mesmo produto ou serviço que você já vende no offline também pode ser adaptado para o online.

Também é possível criar um negócio do absoluto zero totalmente digital.

Tudo é uma questão de estudo de mercado e potenciais consumidores.

Pergunte-se e pesquise: Existe demanda? Existe mercado? Existe concorrência?

Por que ninguém fez isso ainda?

Se todo mundo está fazendo, como posso me destacar?

Vender pela internet: vantagens e desvantagens

É claro que existem pontos positivos e negativos para toda boa proposta.

Para o mercado digital, acaba não sendo muito diferente.

Existem algumas vantagens e desvantagens que são importantes que você conheça.

Na empolgação, o empreendedor acaba vendo inúmeras vantagens para o seu negócio virtual.

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A segurança é fundamental para um bom site de vendas.

Isso, de fato, é muito verdade.

Empreender online parece ser o negócio do futuro e uma grande oportunidade para o sucesso.

Dentre tantas vantagens, podemos destacar o baixo investimento inicial, a necessidade de ter um estoque pequeno (no caso de produtos físicos) e poder alcançar multidões.

No entanto, poderíamos discorrer longamente sobre as vantagens para você empreender na internet e o foco seria sempre o seu negócio.

Mas quando você decide vender na internet, o foco sai totalmente de você e passa a ser o seu cliente.

Então, nesse momento, ao invés de se perguntar qual a vantagem para você enquanto empreendedor (já sabemos que são muitas), comece a direcionar o seu pensamento para identificar por que é vantajoso para o cliente comprar de você.

Pode parecer um pouco estranho, mas somente o fato de você se posicionar em um comércio virtual, com um produto que tem demanda, não vai fazer o seu cliente comprar de você.

Você está entrando em um mercado de concorrência mundial, não somente entre as lojas da mesma rua ou cidade.

A coisa muda de figura.

Por isso, é importante que você tenha clareza sobre a vantagem que oferece sobre o seu concorrente.

Pontos de atenção

Como nem tudo são flores, você pode acabar esbarrando em algumas entraves, ainda que seu cliente já esteja do seu lado.

Uma delas é o sistema de entrega no Brasil.

Depender dos Correios pode trazer um pouco de lentidão para a sua logística e contratar uma transportadora pode encarecer o processo.

Qualquer imagem negativa, tanto de atraso na entrega ou de frete com valor exorbitante, podem acabar afetando a imagem do sua loja virtual.

Além disso, as tecnologias avançam diariamente e você não pode ficar para trás.

Um site com uma interface pouco amigável, por exemplo, pode fazer perder clientes.

Assim, os investimentos em tecnologia são constantes se você quiser se manter competitivo no mercado.

Por conta da dinâmica do mundo tecnológico, outro fator de instabilidade é a segurança.

Isso acaba gerando um desconforto muito grande.

As pessoas desconfiam de lojas virtuais pouco conhecidas e desistem da compra, principalmente se o site não transmite segurança.

Ocorre o mesmo se não há indícios de que haverá a quem solicitar caso precisem recorrer aos seus direitos.

Outra desvantagem é a facilidade de acesso.

Entrar no mercado virtual é muito mais fácil do que abrir uma loja física.

Se é assim para você, também é assim para os outros.

Tudo acaba atraindo muita gente sem habilidade ou competência para entrar no mercado, mas que infelizmente acaba competindo com você.

No entanto, a facilidade de acesso não está atrelada à facilidade de se obter sucesso.

Sucesso depende de competência, habilidade e muita dedicação.

São características fundamentais a qualquer empreendedor.

Passo a passo: 9 regras de sucesso para vender pela internet

Falando em sucesso, vou deixar alguns passos essenciais para você obter sucesso na suas vendas pela internet.

Confira aí:

1. Capacite-se para entrar no mundo das vendas pela internet

Antes de mais nada, é preciso se preparar para dar o primeiro passo e entender o que está por trás desse universo.

Além disso, descubra quais são os investimentos necessários, quem são os parceiros e fornecedores aos quais você precisa se aliar.

Também identifique quem são seus clientes e concorrentes para elaborar uma estratégia de marketing eficaz.

Entrar no mercado sem ter um plano de negócios aumenta as chances de fracasso.

Seu negócio precisa ser viável.

Muitas vezes, é melhor concorrer em um nicho segmentado do que em um mercado de gigantes, onde a briga por preço será praticamente um leilão.

2. Tenha um site funcional, didático e com interface amigável

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Um bom site, com interfaces descomplicas contribuirá para uma boa experiência do seu cliente.

Todas as ferramentas disponíveis no seu site devem funcionar da melhor forma possível.

O cliente tem a necessidade de entrar na loja e conseguir usar as ferramentas.

Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente volta.

A experiência do usuário deve ser fácil e agradável.

Evite problemas que deixem seu site lento, contrate a melhor hospedagem de site, além de imagens pequenas ou anúncios que apareçam em excesso.

Pense como usuário e avalie se a sua experiência com o site é boa.

Seja crítico nessa análise e escolha a melhor hospedagem de sites para seu negócio.

3. Seja verdadeiro, leal e legal

Você não pode prometer o que não poderá cumprir.

É bom não deixar o cliente confuso sobre cobrança de frete ou prazo de entrega, por isso, as promessas e ofertas devem ser claras e verdadeiras.

Isso gera confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.

Já em termos legais, o empreendimento deve se alinhar às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

4. Seja obcecado pela logística

Como não existe contato físico entre vendedor e cliente na loja virtual, isso gera expectativa para receber a mercadoria.

Tudo que ele sabe é sobre o que ele leu.

Por isso, o tempo de espera gera uma ansiedade e precisa estar de acordo ao que foi prometido, devendo ser igual ou menor que o prazo acordado no site.

Além disso, a mercadoria deve chegar inteira, intacta e impecável.

5. Ofereça multicanais

Você precisa estar onde o seu cliente está e é bem provável que existam clientes em vários lugares.

Por isso, é necessário estar nas redes sociais, em um e-mail específico, no WhatsApp, no Instagram, no Facebook e em um blog.

É necessário ser visto.

Um blog também é uma excelente forma de reunir todos os interessados em seus produtos em um lugar próprio, que seja do seu controle.

É de extrema importância que você facilite ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

Todos os canais precisam existir e funcionar, de fato.

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Ter uma equipe de confiança e empenhada é necessário para um bom empreendimento.

6. Monte uma equipe que represente o seu propósito

Para cuidar do conteúdo do seu site, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing, você precisa investir em mão de obra especializada.

Você deve delegar, pois ninguém é capaz de fazer tudo sozinho.

Todos os profissionais devem falar uma mesma língua e estar em sintonia para que se alcance a excelência no trabalho em equipe.

7. Anuncie

Uma excelente maneira de começar fazendo testes com pequenos investimento é medindo os resultados.

Você deve verificar quando houve aumento de visitas e vendas.

8. Invista em SEO

Investir em Otimização dos Mecanismos de Buscas ajuda muito a direcionar os usuários do Google para dar destaque ao conteúdo produzido em seu site.

Hoje, os sites de busca são a principal fonte para quem navega pela web.

Aproveite essa oportunidade.

SEO não é um trabalho que você colhe os resultados da noite para o dia, mas vale muito a pena.

Quando bem feito, gera maior visibilidade para o negócio, crescimento de tráfego orgânico e diminui a necessidade de investimento em anúncios.

9. Invista em segurança para seu site

Esse quesito é fundamental.

Existem empresas que oferecem um serviço de proteção ao site e análise de vulnerabilidade.

É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio e não deixar de garantir a segurança necessária ao seu cliente no momento da compra.

O site precisa ser seguro e o cliente precisa dessa certeza.

Conclusão

Vender pela internet vai muito além de contratar serviços e se cadastrar produtos em uma plataforma.

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Quer empreender? O que achou de vender pela internet?

Vender pela internet é empreender e, para isso, é preciso se aprofundar no negócio e entender a dinâmica para ter excelentes resultados.

Compreender o comportamento do consumidor na hora da compra, tirar proveito disso e agir estrategicamente é mais que fundamental para obter sucesso.

Com as dicas que você conferiu neste artigo, você está pronto para dar esse passo.

E para cuidar das finanças, não esqueça que você pode contar com dois grandes parceiros.

O primeiro é o contador, que é quem mais entende de gestão financeira, fiscal e tributária.

E o segundo é a conta.MOBI, a conta digital do empreendedor brasileiro.

Com esse suporte, seu negócio tem tudo para decolar.

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