Posted in:

Comportamento organizacional: 4 bons motivos para você dar atenção às interações da sua equipe

Imagem 10 -Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às interações

Não importa o tamanho do seu negócio, vez ou outra você vai precisar entender um pouquinho sobre comportamento organizacional. Mas por que começo o texto fazendo esse alerta?

Cada empresa possui a própria cultura e os próprios valores definidos e isso influencia a conduta de seus colaboradores. Dessa forma, é de extrema importância que as ações sejam precisas, fundamentadas nos pilares de missão, visão e valores.

É aí que entra o comportamento organizacional.

É através de ação baseadas nesse estudo que se avalia o impacto que determinado colaborador ou equipe provocam sobre o microambiente. O objetivo é melhorar a eficácia, a produtividade e, principalmente, os resultados dentro de uma empresa ou organização.

Se ainda não ficou claro para você, não se preocupe! No artigo de hoje, falo exatamente sobre isso. Sem dúvidas, ao final da leitura, vai ficar bem mais fácil de entender.

Irei abordar a partir de agora o que é comportamento organizacional, qual a importância do comportamento organizacional nas empresas e muito mais.

Vamos juntos descobrir mais sobre o assunto?

Entenda o que é o comportamento organizacional

Como já disse, o comportamento organizacional é sobre o colaborador ou a equipe. Com isso em mente, podemos seguir adiante.

O conceito de comportamento organizacional diz respeito ao estudo sobre o modo como as pessoas ou grupos agem nos respectivos ambientes de trabalho.

Também diz respeito a como as suas ações podem afetar a organização e também os hábitos que nela ocorrem. Já que cada ambiente carrega a cultura da empresa, os colaboradores acabam tendo um padrão para seguir.

Imagem 1 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às interações da sua equipe
Vamos descobrir como manter um ambiente agradável e produtivo para a sua equipe? Siga a leitura!

Ou seja, devem agir de acordo com os pilares, convicções e diretrizes ali existentes. Veja aí que a sua empresa tem diante de si uma grande responsabilidade.

Ainda que indiretamente, muitas vezes, ela influencia no modo como as pessoas agem. E isso, com relativa frequência, até mesmo ultrapassa os muros da empresa e chega à vida pessoal de seus colaboradores.

Assim, existe um micromundo acontecendo ali dentro, que condiz com aquilo que se acredita e que se transmite a todos, até mesmo para o cliente. Deu pra entender um pouco melhor sobre isso?

A questão é que a estrutura organizacional de cada empresa é baseada em alguns princípios, crenças e valores que dão origem a uma filosofia de trabalho específica. Essa filosofia vai reger as atitudes e objetivos ali representados.

No entanto, há uma via de mão dupla. Significa que acontece uma troca entre empresa e colaborador. Na prática uma vez que o colaborador “veste a camisa”, a empresa também deve lhe oferecer condições que afetam positivamente o seu bem-estar e o seu estilo de vida.

O mesmo deve acontecer com os demais envolvidos, incluindo aí os seus clientes. Então, chegamos agora em um ponto chave, sobre o qual falarei em seguida, que é a aplicação do comportamento organizacional no seu negócio.

Por que é importante estudar e aplicar o comportamento organizacional no seu negócio?

É aí que está a grande questão.

O estudo do comportamento organizacional é uma forma de garantir uma sistemática que promove melhorias no relacionamento entre as pessoas.

Imagem 6 Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às intera
Conhecimentos e melhorias nunca são demais, estimule seu time e garanta um bom desempenho de todos!

Entre os objetivos, está o de evitar conflitos pessoais ou coletivos que possam vir a desestabilizar uma equipe inteira e seus resultados. Não dá para ignorar ou menosprezar essa possibilidade.

Em especial em pequenas empresas, esse cenário pode ser simplesmente catastrófico.

Afinal, se você tem só três colaboradores e dois deles se desentendem de forma séria, como isso não vai afetar toda a empresa?

Complicado, não é mesmo? Mas pensemos pelo lado positivo.

Ao cuidar da questão organizacional e oferecer um ambiente sadio e de qualidade de vida aos funcionários, os ganhos são evidentes.

É possível observar uma melhora significativa na produtividade, maior eficácia no processo de tomada de decisão e mesmo na criação de atos gerenciais eficientes.

Novos tempos exigem novas medidas

Você pode até ter aquela pulga atrás da orelha: “Puxa, parece que antigamente as coisas eram bem mais simples”. Pode ser que sim, mas há uma razão para isso.

A dinâmica que move as sociedades e o mercado atual pede ajustes contínuos para aqueles que não querem ficar para trás.

Em uma era de inovação, estabelecer um padrão de comportamento, sem analisar o todos e o contexto onde cada pessoa está inserida, pode fazer com que sua empresa ou seu negócio acabe perdendo competitividade.

O mercado atual é bem mais agressivo e, ainda que cada tarefa seja específica, ninguém quer ser apenas um número. Isso faz com que sua ação traga uma reação diferente em cada situação.

Imagem 2 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às interações da sua equipe
Manter bons profissionais ao seu lado é fundamental, então garanta que eles estejam motivados e sincronizados com os objetivos da empresa.

E como lidar com essa complexidade?

No que tange ao ambiente interno, um bom salário já não é suficiente para segurar um colaborador, mantê-lo motivado ou mesmo conseguir com que ele se engaje nos objetivos da empresa.

O clima dentro de uma organização causa impacto na conduta e no relacionamento entre as pessoas que estão ali dentro. Por isso, para alavancar os resultados, ter um ambiente harmônico, com boa energia, pode atrair e manter bons profissionais na sua equipe.

Consequentemente, os clientes acabam “sentindo” que ali a coisa vai bem.

Vida pessoal x profissional

Hoje, muitos já concordam sobre não haver separação entre a vida pessoal e a vida profissional. E o que isso significa?

Que as pessoas estão cada vez mais empenhadas em estarem em um lugar equilibrado. Não é uma selva!

Um bom lugar de trabalho faz toda a diferença na hora de desenvolver competências, capacitar e impulsionar habilidades. Um bom ambiente organizacional tira de cada um o que há de melhor. Assim, cada um oferece de livre e espontânea vontade o seu melhor.

E isso beneficia o todo.

Pode parecer um pouco poético se você ouvir a primeira vez, mas é exatamente isso.

Esse ambiente harmônico não é cenário de uma empresa que tem menores dificuldades que qualquer outra, no entanto, é perfeito para encarar e superar desafios que vão aparecer sempre.

Imagem 3 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inte
Uma equipe unida e organizada contribuirá para um bom andamento do trabalho.

Por isso, é importante que você esteja preparado para inovar, não apenas no produto ou serviço que oferece.

Você está sendo convocado a promover um clima organizacional melhor se quiser impulsionar os resultados do seu negócio e levar sua equipe junto com você.

Mas como fazer isso? Uma boa dica é realizar pesquisas junto aos seus colaboradores.

Ouvir o que seu funcionário tem a dizer é quase sempre recompensador.

Com os dados em mãos, será possível observar os pontos que necessitam de uma atenção especial. Também identificará as oportunidades de melhoria e, com isso, poderá resolver os problemas sem que eles afetem a qualidade e o bom andamento do trabalho.

Como o comportamento organizacional influencia nas relações profissionais?

Além do relacionamento entre a empresa e o colaborador, o comportamento organizacional também desenvolve um papel fundamental nas relações profissionais.

Imagem 4 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inte
Comece agora mesmo a estimular a motivação e organização da sua equipe!

Isso quer dizer que ele afeta todas as dimensões do profissional. Na esfera individual, o comportamento organizacional está intimamente relacionamento à personalidade e às vivências subjetivas de cada um.

O colaborador já chega com um perfil específico em sua empresa que pode ser maximizado ou minimizado, dependendo do contexto ali desenvolvido.

É possível destacar aqui a motivação, a percepção, o aprendizado e a capacidade de adoração com os pontos que influenciam o comportamento organizacional.

E além da esfera individual, existem os aspectos sociais. É no convívio social que o profissional cria a identidade coletiva, aquela que vai além do individual.

Essa ponto é muito importante, já que o indivíduo fica conhecido por aquilo que ele permite que as pessoas vejam a respeito dele.

Nesse contexto, há pessoas que mudam seu comportamento e até criam códigos de conduta específicos para sua sociedade de convívio.

Muito interessante, não é mesmo? Pense até mesmo em sua postura, seja empreendedor, gestor ou colaborador. Certamente, você tem uma identidade coletiva também. Todos temos!

Como o indivíduo afeta a empresa

Falamos dos aspectos intrínsecos e extrínsecos no que diz respeito ao indivíduo, mas e sobre a instituição ou a empresa em si, o que há a dizer?

Essa é uma ótima pergunta!

Imagem 5 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inte
Ser líder é saber estimular, organizar e coordenar uma equipe para que tragam resultados cada vez mais positivos.

Pois a instituição em si, com os tais objetivos, cultura e valores que tanto falei anteriormente, vai moldando o comportamento organizacional ao mesmo tempo que também vai sendo moldada por ele.

Reside aí a importância de inovar, pois o mercado não para nunca. A própria hierarquia nas empresas. O que se vê hoje é muito diferente do praticado no passado.

E uma boa razão para essa mudança vem das próprias relações entre empresa e colaborador, hoje muito mais evoluídas.

Também são exemplos a influência de liderança, o modelo de gestão e treinamentos. E quais são os benefícios que você terá se incluir o comportamento organizacional na sua empresa?

Vamos ver no próximo tópico.

Benefícios do comportamento organizacional

O estudo do comportamento organizacional promove diversos benefícios a uma empresa, não importa em qual setor ela atue.

Além da ajuda na retenção e captação de talentos, que já mencionei acima, ainda promove o melhor relacionamento com o público externo, que acaba “sentindo” a boa energia envolvida ali.

De forma indireta, então, até mesmo nos negócios e no próprio caixa há vantagens percebidas. Muito bom, não é mesmo?

Veja em detalhes alguns benefícios decorrentes de um comportamento organizacional satisfatório:

Motivação

Esse é um dos pontos chave, essencial para o alcance de grandes metas e resultados.

É através da motivação que os colaboradores vestem a camisa e passam a buscar o mesmo ideal, gerando rentabilidade para as empresas.

Profissionais dedicados se interessam mais e têm prazer em dar o seu melhor, pois sabem que serão reconhecidos e valorizados por isso. Consequentemente, produzem melhores resultados.

É nesse ponto que muitas empresas devem ficar atentas e, por isso, sempre oferecer ferramentas que reforcem essa importante questão diariamente.

A motivação é o gás necessário para levar os colaboradores e sua equipe a buscarem o mesmo objetivo que você.

A propósito, não é à toa que você chama os funcionários de colaboradores. Nunca tinha pensado a respeito.

Liderança

A liderança é uma característica fundamental para qualquer empreendedor e, não por acaso. tem sido muito valorizada ultimamente.

Alguns defendem que devemos ser líderes sobre nossos impulsos e que a liderança está presente diariamente em nossas vidas.

O fato é que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. E o que ninguém discorda é que ela vem sendo muito valorizada em todos os setores do mercado.

Ter a competência para levar as pessoas a batalharem por um resultado é uma tarefa que exige liderança.

Por isso, um empresa que tem um líder de excelência consegue ter ótimos avanços com a gestão de pessoas, que sabem aonde querem chegar.

Saber para onde se está indo também é muito importante para levar os profissionais a darem o seu melhor. O líder mostra e pratica bons comportamentos. Pense nisso.

Desempenho

Um bom desempenho é o reflexo de uma equipe motivada e de uma liderança eficiente. Por isso, é importante avaliar o desempenho do grupo de trabalho.

Imagem 7 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inte
Saiba promover e estimular o potencial de sua equipe!

Também se deve promover estímulos constantes que visam a melhoria do desenvolvimento quanto ao potencial de cada profissional. É evidente que uma coisa leva à outra.

Por isso, o comportamento organizacional tem por objetivo contribuir com um conjunto de ações que impulsionam melhores resultados sempre.

Mas, afinal, por que avaliar o desempenho da sua equipe é tão importante? O maior diferencial que você pode ter dentro da sua empresa é o capital humano.

Exatamente: ter um time de alta performance, com os melhores talentos, é o seu maior recurso na hora de obter resultados extraordinários.

Por isso, gerir um time com assertividade e ferramentas efetivas pode trazer informações relevantes, de modo que você tenha uma visão integral na hora de tomar decisões estratégicas e posicionar seu time no mercado.

Mas que ferramentas são essas? São ferramentas de análise pessoal, que promovem o autoconhecimento e trazem à empresa a possibilidade de despertar o potencial máximo de seus colaboradores. Vamos conhecer dois exemplos: coaching assessment e avaliação 360º.

Coaching Assessment

Essa ferramenta tem se tornado a queridinha e é o que há de mais moderno no momento.

É um sistema de mapeamento de perfil profissional e comportamental baseado na metodologia DISC, muito comum e bastante consolidada.

O objetivo desse mapeamento é promover a gestão dos talentos de cada candidato, de modo a colocá-lo em seu ponto de “genialidade”. Mas o que seria isso?

Certamente, você já ouviu dizer que quem é bom em tudo, na verdade não é bom em nada.

Por isso, com o Coaching Assessment, é possível saber no que aquele profissional tem talento e colocá-lo no melhor local para que ele desenvolva a sua atividade com excelência.

Isso permite a construção de times bem estruturados. profissionais motivados e, mais que isso, satisfeitos com as circunstâncias a que são expostos diariamente.

Percebe como é importante alguém estar em um local onde esteja bem? Não estamos falando de zona de conforto, mas de um comportamento organizacional que permita que cada profissional desenvolva o seu máximo.

Avaliação 360º

Essa ferramenta é muito importante para o processo de evolução profissional.

Isso porque proporciona informações relevantes sobre as habilidades, capacidades e competências não só pelo profissional em questão, mas por aqueles que convivem com ele.

Esse processo é chamado de avaliação 360º, pois a visão sobre si é reflexo do que seus gestores, liderados ou líderes e demais pessoas do seu convívio pensam a seu respeito.

Como assim? As pessoas vão fornecer informações assertivas a seu respeito através de um questionário que será respondido em formato anônimo, com o incentivo de dar liberdade aos questionados.

Assim, você será avaliado quanto à estratégia, comprometimento, coaching e credibilidade. Será possível conhecer seus pontos fortes e fracos e criar um plano de ação para desenvolver as melhorias necessárias.

E elas podem se destinar tanto para reforço de atitudes positivas quanto para minimizar atitudes negativas. Muito interessante, não acha?

4 motivos para você prestar atenção no comportamento organizacional da sua equipe

Vou elencar agora as principais razões para você se dedicar a pensar no comportamento organizacional hoje mesmo.

Para promover a capacidade de inovação e criatividade no ambiente de trabalho

Imagem 8 - Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inte
Inovação e criatividade são essenciais para um ambiente de trabalho.

Embora a inovação seja algo que já nasce com a empresa, isso deve estar claro na cultura e no comportamento organizacional.

No entanto, é algo que depende de ser promovido e fomentado em sua equipe constantemente. Só assim se torna possível que o espírito de inovar e criar não se perca no meio das questões operacionais.

É preciso promover um clima e uma postura positivos entre os funcionários para que eles entendam que têm liberdade para inovar, criar e expor sua opinião a esse respeito, sabendo que serão ouvidos.

Para que seu negócio tenha sucesso nessa parte, é preciso criar um território fértil e produtivo para a criação.

Por isso, o comportamento organizacional é tão importante nessa questão.

Porque você precisa de uma equipe altamente engajada, que traga resultados cada vez melhores

Para que seus resultados sejam os melhores e você tenha destaque competitivo no mercado, seu colaboradores precisam de motivação.

Você está motivado? Sua equipe está motivada? É aí que entra o comportamento organizacional.

Através da estratégia, é possível chegar a um ambiente que favoreça a conexão com a missão, visão e valores do negócio.

Existem empresas que banalizam essa questão da missão e se esquecem que isso está intimamente relacionado às pessoas e que elas são parte importante das estratégias de um negócio.

Manter uma equipe engajada deve ser prioridade no seu ambiente de trabalho, pois gera satisfação entre colaboradores, que transmitem para clientes e isso é consequente lucro na sua atividade.

Seus colaboradores precisam saber onde estão e para onde vão

Não adianta nada ter uma equipe motivada que se movimenta em círculos ou onde cada um vai pelo caminho que quer.

Você precisa deixar claro o que espera de seus colaboradores e qual o caminho que eles devem percorrer para alcançar uma meta que deve ser específica.

Nessa jornada, deve ficar claro que comportamento ele deve ter e por que você acredita que ele é capaz. Isso é um comportamento organizacional que favorece os resultados.

Para seu cliente ser contagiado

Seus clientes devem perceber que os valores da empresa estão alinhados aos dos seus colaboradores. Também devem notar que esse relacionamento não é mero interesse, mas valor.

É importante que todo esse comportamento seja abundante a ponto da sua clientela, que está “do lado de fora”, também sentir que ali existe um ambiente altamente favorável.

Isso significa que seus colaboradores transmitem os valores da empresa.

Deixar isso claro também é muito importante para que o contrário não aconteça: seus colaboradores transmitirem aquilo que não é compatível com o comportamento organizacional.

Fique atento! Isso é difícil de acontecer, mas não é impossível.

Por isso, a influência do comportamento organizacional tem uma papel decisivo nas relações profissionais e que gera consequências diretas nos resultados da empresa.

Vídeo sobre comportamento organizacional

Antes de encerrar, quero deixar um vídeo aqui que fala sobre comportamento organizacional de forma um pouco mais resumida, mas com bastante autoridade.

Faça bom proveito de mais esse conteúdo.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já percebeu que empreender vai muito além de ter uma ideia e colocar para vender, não é mesmo?

Para ter um negócio de sucesso, é preciso se dedicar e estar motivado. É preciso transmitir e fazer o próximo sentir o mesmo.

Imagem 9 -Comportamento organizacional 4 bons motivos para você dar atenção às inter
Agora você esta pronto para aplicar todos esses conhecimentos. Comece já!

Além disso, estar um passo à frente da concorrência também é um fator chave quando falamos em resultados.

E quando sua empresa cresce, você com certeza vai precisar de pessoas trabalhando com você e por você.

Falar em pessoas é falar de diferentes culturas, pensamentos, desejos, histórias, tudo isso em um mesmo ambiente.

Por isso, conquistar esse tão sonhado time de alta performance também vai fazer parte da sua atividade como empreendedor.

Saiba que isso faz parte dos resultados. Um negócio também se destaca quando possui uma maneira própria de se posicionar.

Quando falo de diferencial, também me refiro a um comportamento organizacional que favoreça a inovação.

Por isso, seja flexível e um bom ouvinte para trocar informações constantemente.

Novas ideias fazem muito bem sempre. Desejo ao seu negócio muito sucesso, inovação e grandes ideias em um ambiente que promova desenvolvimento e motivação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *